Você sabia que o Google Analytics (GA4) fez uma suposição ousada quando foi lançado?
Isso porque foi ele quem ofereceu a primeira solução de analytics do Google que trabalhava com métricas, tanto na web quanto no mobile. No entanto, com a chegada do GA4 como principal ferramenta de análise do Google, o que mudará para os usuários do Firebase?
Afinal, o GA4 pode substituir o Firebase ou eles devem ser usados em paralelo? Firebase e Google Analytics 4 são iguais?
Fique tranquilo e vem comigo que neste artigo vou quebrar o dilema GA4 x Firebase e tirar todas as suas dúvidas.
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O que é o Firebase?
O Firebase é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos que ajuda você a criar, melhorar e estender seu aplicativo.
O Firebase foi fundado em 2011 para ajudar a desenvolver aplicativos funcionais e adaptáveis para aplicativos móveis (Android e iOS) e da Web.
Logo no início, o Google percebeu seu potencial para desenvolvimento de aplicativos e análise de métricas, razão pela qual comprou o Firebase em 2014.
O Firebase se tornou o líder global em MBaaS (backend móvel como serviço) quando introduziu o Firebase Authentication e o Firebase Hosting.
A equipe do Firebase se expandiu no ano seguinte, quando o Google comprou a Divshot, uma plataforma de hospedagem na web focada no desenvolvimento.
Hoje, os desenvolvedores contam com o Firebase para realizar uma grande parte do desenvolvimento de aplicativos e manutenção da experiência do usuário, desde configuração, autenticação, armazenamento de arquivos até conectividade direta, personalização e análise de métricas.
Dos mais de 20 produtos diferentes oferecidos no conjunto de ferramentas Firebase, dois são focados em análise de aplicativos: Firebase Crashlytics e Google Analytics for Firebase (chamado Firebase Analytics).
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Quais são os recursos do Firebase?
O Google Analytics para Firebase gera relatórios sobre as principais métricas de desempenho e experiência do usuário, como:
– Demografia do usuário;
– Engajamento e retenção;
– Crash rate;
– Taxa de conversão;
– Performance de deep link.
Além disso, o Google Analytics para Firebase fornece seus dados de atribuição de usuário, bem como recursos fáceis de segmentação de público.
A chegada do Google Analytics 4
O Google Analytics 4 está em uso com esse nome desde outubro de 2020 – e ficou claro que não era apenas uma nova atualização do Universal Analytics.
As diferenças entre as duas plataformas incluem, mas não estão limitadas a:
– Modelagem de dados;
– Estrutura de dados;
– Relatórios;
– Tracking de usuário;
– Tracking de campanha.
Estou destacando as mudanças mais importantes aqui porque, embora o Universal Analytics funcione apenas com métricas da Web, o Google Analytics 4 oferece métricas da Web e móveis.
Então, como o GA4 se compara ao Firebase Analytics?
Diferenças entre Firebase Analytics e Google Analytics
Embora o Firebase tenha começado como uma plataforma independente, logo foi adquirido e aprimorado pelo Google. É por isso que ele compartilha muitos recursos com o GA4.
Por exemplo, quando comparamos o Google Analytics com o Firebase, podemos ver que ambos possuem o mesmo modelo de dados: exibem as interações do usuário como eventos.
É por isso que ambas as plataformas compartilham o mesmo processo de implementação – a única diferença entre Firebase Analytics e Google Analytics nesse aspecto é onde você configura o fluxo de dados para Android e iOS.
Perceba que a sinergia entre Firebase e Google Analytics é o que permite criar mais de 500 eventos diferentes usando o Firebase SDK (kit de desenvolvimento de software)!
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Por que integrar com o GA4?
A decisão de integrar o Firebase Analytics ao GA4 justamente por causa do fim do Universal Analytics é trivial quando você considera as melhorias que essa integração pode oferecer.
Na verdade, a integração Firebase-GA4 traz tantos benefícios que não é mais uma questão de GA4 versus Firebase, mas uma exploração dos muitos benefícios que o uso dessas plataformas em paralelo pode oferecer.
Veja:
1) Limite de mapeamento aumentado
Se você usar o Firebase apenas para suas métricas móveis, poderá mapear 10 dimensões personalizadas e 40 métricas personalizadas. Esse limite de 10 dimensões pode atrapalhar seus insights. A integração do GA4 aumenta esse limite para 50, dando a você muito mais espaço para mapear seu rastreamento.
2) Acesso a outros relatórios
O GA4 também oferece uma gama mais ampla de relatórios pré-criados em comparação com o Firebase Analytics:
– Exploração da jornada: você pode explorar a jornada usando 3 variáveis (segmentos, dimensões e métricas)
– Exploração de caminhos: é possível descobrir suas telas mais visitadas e saber como os usuários se movimentam pelo seu app.
– Sobreposição de segmentos: você pode identificar links comuns entre segmentos de público
3) Você também pode combinar suas métricas de celular e web no mesmo relatório.
O principal benefício da integração do Firebase Analytics com o Google Analytics é a quantidade de tempo que você economiza. Em vez de ter que trabalhar com várias ferramentas para acessar métricas semelhantes, você pode visualizar facilmente todo o seu desempenho, móvel e web, em um só lugar.
Conclusão
As histórias cruzadas do Firebase e do Google Analytics 4 podem causar confusão entre as duas plataformas e seus recursos.
Embora o GA4 esteja rapidamente se tornando a plataforma analítica padrão e substituindo o Universal Analytics, o Firebase ainda é indispensável quando se trata de desenvolvimento e manutenção de aplicativos.
Assim, a solução ideal para desenvolver, manter e analisar performance e métricas é integrar ambas as plataformas em paralelo – beneficiando das vantagens de cada uma e também das vantagens da sua integração.