Hoje sabemos que o Google é a maior plataforma de busca do mundo!
Se você quer aparecer bem posicionado no Google precisa entender o básico de search engine optimization, ou SEO.
Dependendo de onde você pesquisa, SEO pode ser descrito como qualquer coisa, desde a mágica de gerar picos de tráfego orgânico até uma simples lista de tarefas antes de publicar conteúdo.
Muitas pessoas ignoram os aspectos fundamentais das publicações de sucesso na web, como a importância da pesquisa de palavras-chave, manchetes, boa divulgação, monitoramento e outros pontos básicos de otimização para aparecer bem posicionado no Google ou em qualquer outro buscador.
Na verdade, é muito simples otimizar um post ou artigo para que ele tenha uma classificação alta no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Este artigo mostrará as melhores práticas e os pontos mais importantes para atingir seus objetivos!
Concentre-se em palavras-chave para aparecer no Google
A pesquisa na web sempre começa com palavras-chave. Porém, mesmo sabendo disso, a tendência é não gastar o tempo necessário avaliando quais palavras-chave devem ser tratadas.
Um bom planejamento de palavras-chave revelará o que seus consumidores estão procurando e terá um enorme impacto na qualidade e na quantidade de leitores de seu conteúdo.
A melhor maneira de começar é com uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como Ahrefs e Google Keyword Planner. Outra ferramenta interessante é o Google Trends, que mostra as tendências de busca ao redor do mundo em tempo real.
Depois de escolher suas palavras-chave, você deve encontrar seu lugar em seu conteúdo. Além do seu conteúdo escrito, você pode incluí-los na URL da página, título, meta descrição e legenda da imagem.
Posts bem escritos classificam melhor
Com todos esses conselhos sobre como otimizar seu texto, é fácil esquecer que pessoas reais estão procurando soluções quando pesquisam no Google. Publicar posts de alta qualidade é a melhor estratégia para aumentar suas chances de classificação.
Como escrever posts de alta qualidade? Explicações detalhadas, fácil leitura, estrutura bem organizada e imagens relevantes. Portanto, certifique-se de que sua escrita esteja no mesmo nível de conteúdo otimizado e de alta qualidade como este:
para concluir
Algumas pessoas começam a ler o post na seção de conclusão para ver se o que lêem atenderá às suas necessidades. Tente escrever uma conclusão que resuma os pontos mais importantes e incentive esses leitores a lerem o artigo inteiro.
Introduzir
Tenha cuidado aqui, pois esta é a primeira coisa que seus leitores verão (a menos que sejam eles que tiram conclusões precipitadas!) A introdução deve ser convincente e autoritária; os leitores devem ver o mais rápido possível se sua página os servirá bem respostas que procuram.
Preste atenção ao tamanho
Postagens mais longas tendem a ter uma classificação melhor na maioria das posições de pesquisa, então tente manter suas postagens com pelo menos 1.000 palavras. A extensão facilita dar aos seus leitores o que eles querem, inserindo conteúdo relevante e palavras-chave bem direcionadas.
linguagem apropriada
Usar palavras complexas e jargão da indústria nem sempre significa texto de alta qualidade. Artigos jurídicos podem ser escritos sem alienar leitores com compreensão limitada do assunto. Escolha uma escrita informal, como se estivesse conversando com o leitor, use parágrafos curtos e respeite a estrutura de fácil leitura.
Estrutura
Muitas pessoas não lêem todas as linhas de um post. Em vez disso, eles apenas olham o título para determinar se vale a pena ler o texto inteiro. As manchetes fornecem estrutura e permitem que alguém como o Google determine rapidamente sobre o que é o seu texto e se ele entrega as informações que promete.
Seleção de título
Um título legal torna seu conteúdo mais relevante para as buscas e é um componente chave da otimização. Além disso, é o título que incentiva os leitores a clicarem no seu artigo quando o encontrarem nos motores de busca.
Não importa qual estilo você escolha, um bom título deve seguir mais ou menos estes passos:
Use de 55 a 60 caracteres para que apareçam sem censura em sites como o Google;
Digite a palavra-chave desejada (mas não exagere);
Inclua uma explicação precisa das informações contidas no artigo.
Imagens
Uma imagem vale mais que mil palavras… Então, coloque pelo menos uma imagem em cada artigo, e não esqueça de otimizar a imagem:
Renomeie corretamente as imagens onde as palavras-chave são colocadas (ex: social-networks-for-small-companies.jpg);
Insira uma tag ALT (texto alternativo no WordPress) e, se sua imagem não estiver aberta, ela será substituída por um texto indicando a que se refere. Além disso, o Imagens do Google pode usar essas informações para indexar imagens;
Link
Ter muitos links é crucial quando se trata de rankings. Afinal, ele está enviando uma mensagem muito clara ao Google de que seu material é tão bom que vale a pena compartilhar.
Quando se trata de links, temos duas situações: links internos conectam uma de suas postagens a outra e backlinks ocorrem quando outras pessoas compartilham um link para seu site. Você deve tentar usar postagens de classificação mais alta para vincular a postagens que você gostaria de ver o crescimento.
URL
A estrutura da URL afeta o SEO. É difícil classificar bem no Google sem uma estrutura de URL válida. Os próprios visitantes terão problemas para navegar em seu site ou até mesmo encontrar seu perfil. A URL é o lugar perfeito para tornar suas palavras-chave também óbvias, sem variáveis.
Plug-in de SEO
Para quem usa o gerenciador de conteúdo do WordPress (se não usa, não sabe o que está perdendo) existem plugins como o Yoast que são de grande ajuda e auxiliam em algumas atividades de SEO como otimização de cabeçalhos, Descrição , análise de palavras-chave e como escrever um artigo de uma forma amigável para os motores de busca.
Divulgue o conteúdo
Agora que o conteúdo está escrito, otimizado e tem um ótimo título, é hora de ser notado e divulgá-lo no Twitter, LinkedIn, Facebook e qualquer outra rede social onde seu público-alvo esteja.
Deve ser postado em todas as redes sociais com uma nota ou texto explicativo para incentivar os leitores a ler e compartilhar. Quanto mais pessoas compartilharem seu conteúdo, maiores serão suas chances de ter uma classificação alta no Google.
Monitor
Acompanhe, monitore e meça resultados e métricas. Acompanhe cada artigo: data, visitantes, comentários e links. De posse dessas informações, você pode fazer análises interessantes, como segmentar posts por sucesso e determinar qual título teve o melhor desempenho ou em qual data o post teve mais repercussão, etc.
Além disso, a análise fornecerá feedback e insights para formular novas ações e avaliar o sucesso de ações anteriores. Use essas informações para melhorar sistematicamente seu trabalho. A ferramenta em questão é, obviamente, o Google Analytics.
Aparecer no Google é um esforço contínuo
Com o conteúdo otimizado, você está dando ao Google o que ele mais gosta: conteúdo novo, relevante, inédito e oportuno. O Google, por sua vez, retribui fazendo com que seu conteúdo apareça no topo do ranking. O trabalho de otimização pode ser resumido como:
- Compromisso de agendar a liberação de conteúdo. Experimente este plugin para agendar um lançamento;
- Criar conteúdo relevante e interessante;
- Otimize cada postagem para suas palavras-chave alvo;
- Compartilhar conteúdo;
- Meça, rastreie e monitore e comece de novo.
Gostou do conteúdo, comenta aqui abaixo!