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SEO para Youtube, como fazer

Johnny por Johnny
25/01/2023
Tempo de leitura: 12 mins lidos
31 0
SEO para youtube

SEO para youtube

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  • O que é SEO para Youtube?
  • 5 Estratégias de SEO para otimizar seus vídeos no Youtube
  • Vamos às estratégias?
    • 1. Defina uma palavra-chave para o vídeo
    • 2. Crie um bom título
    • 3. Use tags em seu vídeo
    • 4. Escreva descrições interessantes
    • 5. Tente fazer vídeos longos

O que é SEO para Youtube?

Se você não sabe o que é SEO para Youtube, provavelmente nem sabe o que é SEO. Primeiro, vamos explicar esse termo.

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas destinadas a melhorar a posição dos sites nos motores de busca. Normalmente, quando você fala sobre SEO, você fala sobre o Google. Afinal, é o buscador mais famoso e direcionado do mundo.

O SEO abrange uma gama de práticas, desde a produção e design de conteúdo até questões técnicas de programação. Quanto mais otimizada for sua página, mais relevante ela será aos olhos do algoritmo.

No entanto, as técnicas de SEO não são usadas apenas em mecanismos de busca como o Google. Eles também podem e devem ser visualizados em outros buscadores que envolvam vídeos ou imagens, como o YouTube.

O objetivo do YouTube SEO é fornecer uma experiência de usuário ainda melhor para todos. Por isso é importante otimizar seu canal e seus vídeos. Dessa forma, o YouTube entenderá que seu conteúdo é de alta qualidade e que merece destaque.

5 Estratégias de SEO para otimizar seus vídeos no Youtube

É importante saber que o Youtube leva em consideração fatores como a navegação do usuário e o histórico de pesquisa ao personalizar a página de resultados. Você não terá muito controle sobre isso.

No entanto, é possível melhorar suas chances usando técnicas de SEO. Afinal, o algoritmo também adota critérios de qualidade e engajamento do canal para ranquear os resultados. Portanto, não subestime o poder do SEO do Youtube.

dicas para youtube
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Vamos às estratégias?

1. Defina uma palavra-chave para o vídeo

Escolher uma palavra-chave é crucial para que as pessoas encontrem seu conteúdo. Graças a isso, o Youtube identifica o tema do seu vídeo, indexa seu conteúdo e ajuda os usuários a encontrá-lo facilmente. Para que isso aconteça, você precisa utilizá-lo em campos específicos, como título do vídeo, tags e descrição.

Mas primeiro você precisa fazer uma pesquisa de palavras-chave. É importante que esteja relacionado ao seu vídeo ou você obterá resultados ruins que prejudicarão seu canal. Para iniciar sua pesquisa, você pode fazer o seguinte:

  • Use a ferramenta de busca automática do YouTube: por meio dela é possível encontrar os termos mais buscados na plataforma e ter ideias de palavras-chave;
  • Benchmark: analise os vídeos de seus concorrentes de maior sucesso e descubra quais termos eles mais usam;
  • Analise as estatísticas do seu canal: nas informações sobre a origem do tráfego, existem termos que as pessoas que acessaram seus vídeos usaram com mais frequência. Use essas informações para ter ideias e insights;
  • Use palavras-chave em qualquer lugar: esta é uma extensão gratuita do Google Chrome que exibe uma estimativa do volume de pesquisa mensal no Google e no YouTube.

Qualquer uma dessas ferramentas e estratégias pode ajudar você a definir suas palavras-chave. Então vá trabalhar!

2. Crie um bom título

Depois de ter sua palavra-chave em mãos, é hora de criar um bom título para o seu vídeo. Mas como deve ser feito? É importante observar que um título bem otimizado deve conter a palavra-chave. E de acordo com estudos realizados por Briggsby sobre SEO para Youtube, os vídeos mais bem classificados são aqueles que usam uma correspondência exata da palavra-chave no título. Cuidado com isso.

Além disso, evite escrever títulos muito longos. A mesma pesquisa constatou que vídeos com títulos mais objetivos e descritivos tiveram os melhores resultados. Portanto, tente criar um título com uma média de 47 a 48 caracteres.

3. Use tags em seu vídeo

No YouTube, as tags (ou favoritos) são um fator importante para a otimização de SEO. Basicamente, elas são usados ​​para identificar assuntos de vídeo, indexá-los adequadamente e até mesmo sugerir vídeos relacionados. Lembre-se de que as sugestões são uma fonte valiosa de tráfego para seu canal, pois são uma forma de pesquisa muito personalizada.

Recomendamos que você use de 6 a 8 palavras para suas tags. Mais do que isso pode confundir o algoritmo.

4. Escreva descrições interessantes

Ao enviar um vídeo, você notará que existe um campo para preencher uma descrição. Divirtam-se ali sobre o assunto principal do vídeo, o que a pessoa vai encontrar e descobrir ali. Você tem até 5000 caracteres para preencher.

Aqui estão algumas práticas recomendadas para descrever um vídeo do YouTube:

  • Mantenha as principais informações descritivas no início do texto, pois apenas parte delas aparecerá nos resultados da busca;
  • Use redação persuasiva;
  • Inclua palavras-chave relacionadas ao tema do vídeo;
  • Convide uma pessoa para realizar uma ação como comentar, curtir e se inscrever em um canal;
  • Se quiser, adicione links relevantes para o público;
  • Também é possível inserir hashtags, mas não use mais de 15.

5. Tente fazer vídeos longos

O Youtube favorece vídeos mais longos. De acordo com a pesquisa de SEO do YouTube, vídeos com menos de 2 minutos tendem a ter uma classificação ruim. A duração média das primeiras posições é de 10 minutos. Portanto, tente criar um conteúdo mais detalhado.

Não tenha medo de seguir demais essa regra, é importante que seu vídeo tenha qualidade e valor agregado para seu público. Não adianta fazer um vídeo longo quando mais da metade do tempo é só porcaria.

Agora que você entende algumas técnicas básicas de SEO do YouTube, pode começar a otimizar seu canal. E não se esqueça que a plataforma está focada em melhorar a experiência do usuário. Pensando nisso, siga as boas práticas de SEO, mas nunca deixe de priorizar a produção de conteúdo de valor. É o mais importante.

Gostou do conteúdo? Então leia também:

Como ganhar dinheiro no Youtube

 

Tags: seoYoutube
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Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

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