O cenário de publicidade online, anteriormente dominado por Facebook Ads e Google Ads, encontrou um possível rival digno no Tabool. Aliás, motivos não faltam para essa mudança no mercado.
A primeira é que as mídias sociais – e outras mídias em geral – se tornaram um espaço onde as marcas estão constantemente disputando a atenção do público com seus concorrentes. Muitas vezes, o mesmo consumidor potencial é influenciado por três ou mais marcas que vendem produtos semelhantes em um único dia!
Além disso, os usuários consomem uma grande variedade de conteúdos, sejam de outros usuários ou marcas. Isso significa que sua atenção é desafiada por diferentes assuntos e perfis, o que faz com que os anúncios gráficos apareçam na horizontal e dificulte ainda mais a absorção de sua mensagem.
E você também deve levar em consideração os algoritmos em constante mudança. Quando as regras do jogo não são claras, os resultados de seus anúncios online também são menos previsíveis.
Portanto, marcas e empreendedores tiveram que abrir a oferta de apostas de publicidade online em busca de ROI mais satisfatório e diferentes formatos de publicidade como os oferecidos pela Taboola.
Com esse pano de fundo, hoje vamos falar sobre o que é Taboola e como começar a fazer anúncios nessa plataforma hoje mesmo. Acompanhe!
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O que é Taboola?
Antes de aprendermos como começar a divulgar sua marca na Taboola, vamos primeiro entender melhor a plataforma, certo? Basicamente, é uma ferramenta de publicação de anúncios online, baseada na lógica dos anúncios nativos.
Taboola Ads: entenda a lógica por trás dos anúncios nativos
Anúncios nativos significa “anúncios nativos” em português. Eles recebem esse nome porque a ideia é que sejam conteúdos tão naturais que não causem desconforto ou estranheza no público. Isso significa que o leitor consome conteúdo com anúncios embutidos sem nem perceber.
Para esse fim, os anúncios Taboola geralmente aparecem em um formato de postagem de blog como o que você está lendo ou como um vídeo dentro de outro conteúdo avançado. Seu conteúdo abordará os produtos ou serviços que sua marca pretende promover.
Mas aqui está o problema: a linguagem usada não é publicitária. Pelo contrário, na Taboola Ads geramos aprendizado e oferecemos informações sobre o que queremos promover. Portanto, com essa abordagem de conteúdo em vez de anúncios, os leitores são mais bem recebidos.
Você sabe porque? Porque o consumidor realmente escolheu ativamente ler esse conteúdo. Isso significa que ele já demonstrou interesse em saber mais sobre o tema escolhido, o que facilita muito a conversão.
Com a publicidade tradicional, é o contrário: quando “empurramos” conteúdo sobre um produto ou serviço para um público, ele não estava pronto e interessado em ouvi-lo. Podemos oferecer nosso conteúdo quando um consumidor está tentando, por exemplo, ver as histórias de seus amigos ou ler mais sobre suas séries favoritas.
A reação natural do público é se irritar com a interrupção e pular o anúncio quase que automaticamente. Afinal, não é um momento em que ela tenderia a consumir os anúncios oferecidos.
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Vantagens da plataforma
Como todos os anúncios, os anúncios da Taboola são projetados para motivar os consumidores a agir. Pode ser baixar um e-book para gerar leads, se inscrever em uma newsletter, se inscrever para benefícios da empresa ou até mesmo solicitar um orçamento para um serviço.
Portanto, uma das grandes vantagens dos anúncios Tabool, como já vimos, é que ele permite atingir seu público-alvo no formato certo e no momento em que ele está pronto para ouvir o que você tem a dizer.
Mas não só isso. Essa forma de trabalhar significa que você também tem uma influência significativa nas conversões. Afinal, um estudo da Sharethrough com o IPG Media Group mostrou que os consumidores prestam 53% mais atenção em anúncios nativos do que em anúncios tradicionais, e também apresentam 18% a mais de intenção de compra.
Além disso, o conteúdo do anúncio da Taboola será publicado nos principais portais de conteúdo que tenham afinidade com seu produto ou serviço. Além de ajudar a trazer sua marca para o público, também proporciona uma grande divulgação de seus produtos e serviços.
Claro, esse serviço não é gratuito. Outra boa notícia que você deve estar se perguntando como começar a usar o Taboola é o fato de não haver um valor mínimo para começar a investir. Assim, a plataforma é acessível a empresas de diversos segmentos e portes.
Como anunciar na Taboola em 4 passos
Agora que você já sabe o que é e como funciona o Taboola, vamos para a segunda etapa: aprender a usar a plataforma.
1. Crie uma conta
O primeiro passo para começar com o Taboola não pode ser nada além disso. Para isso, você entra na plataforma e insere alguns dados básicos, como seu nome e e-mail. Se quiser, você também pode dizer qual é a sua empresa ou o seu site.
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2. Selecione o conteúdo da campanha
Antes de publicar seus primeiros anúncios Taboola, você precisa criar uma campanha.
Para isso, você precisará adicionar um título e escolher qual conteúdo que você criou deve ser promovido. Por exemplo, pode ser uma postagem de blog, um e-book gratuito para download ou um vídeo do YouTube.
Cada campanha da Taboola pode promover até 10 tipos de conteúdo diferentes.
3. Segmente sua campanha
Agora você diz como deseja que seus anúncios Taboola sejam exibidos e otimizados.
Primeiro, selecione um tipo de campanha que pode variar de geração de leads, compras on-line, reconhecimento da marca, engajamento do site ou instalações de aplicativos.
Então é hora de definir em quais países seu conteúdo deve aparecer, em quais plataformas (tablets, celulares e computadores), o orçamento diário que você está disposto a gastar e quanto quer pagar por clique (é oferecido um valor recomendado).
Neste ponto, a plataforma já exibe a previsão de alcance de público para seus anúncios Taboola.
4. Preencha as informações de pagamento
É tão simples quanto comprar online: você adiciona seus dados de cobrança, dados de contato e dados de cartão de crédito para serem usados em campanhas.

Monitoramento de desempenho: Obtenha melhores resultados com Taboola Ads
Após o básico de como começar a usar o Taboola, é hora de aprender como tirar o máximo proveito da plataforma para obter o melhor resultado possível. Então vamos a algumas dicas.
Rastrear Resultados
A melhor maneira de iniciar uma estratégia para fazer com que seus anúncios Taboola tenham um bom desempenho é acompanhar os resultados.
Para isso, na seção “resumo da campanha” da sua plataforma, você pode verificar o desempenho dos seus investimentos por site, campanha, país, dia da semana, entre outros dados úteis para aprimorar suas estratégias de marketing.
Aposte na veiculação para nichos específicos no Taboola
Um fato é claro: oferecer conteúdo sob medida para o usuário garante mais cliques e maior chance de conversão. Então, precisamos falar sobre gerenciamento de campanha.
Nesse espaço da sua plataforma, você pode fazer algumas alterações básicas na campanha que acabou de criar, como definir a data de início e término ou alterar o gasto máximo.
No entanto, uma dessas mudanças merece atenção especial: a construção de audiência. Nesse recurso, você pode segmentar suas comunicações para que os anúncios da Taboola cheguem apenas a quem interage com seu conteúdo. Para fazer isso, você tem opções detalhadas suficientes para escolher veículos que falam sobre coisas como basquete ou reforma da casa.
Faça testes frequentes
Ao testar novas formas de entregar conteúdo ao seu público, você consegue entender o que funciona melhor para o seu público-alvo.
É por isso que vale a pena experimentar diferentes formatos de conteúdo, diferentes assuntos em seus anúncios Taboola, diferentes formas de criar títulos e também as imagens que aparecem ao anunciar seu conteúdo.
Esse processo deve ser um ciclo: teste, reveja os resultados, absorva o aprendizado e repita o que deu certo e mude o que não deu tão certo.
Tente usar a ferramenta Smart Bid
Os anúncios Taboola consideram dois critérios ao decidir quando mostrar seu conteúdo ao seu público. Ou seja, a primeira é a taxa de cliques (nossa famosa taxa de cliques ou CTR) e a segunda é o custo por clique (nosso CPC).
A CTR mostra o quanto seu conteúdo é atraente para o seu público. Então, se for muito interessante e gerar muitos cliques, a ferramenta vai potencializá-lo mostrando para ainda mais pessoas.
No caso do CPC, o problema é matemático: quanto mais você paga por clique, mais audiência você consegue. Afinal, na lógica de leilão imposta pelas plataformas de publicidade online, quem paga mais se torna mais competitivo e tem que ser empurrado pela concorrência.
A própria plataforma oferece ofertas inteligentes para te ajudar a descobrir valores ideais para atingir mais públicos e gastar o mínimo possível. Essa ferramenta analisa as conversões que ocorrem na plataforma e seu desempenho habitual para indicar o valor certo para investir em seu CPC.
Afinal, se vamos pagar por publicidade, vamos fazê-lo de uma forma que dê um bom retorno sobre o investimento, certo?
Isso é tudo. Agora você sabe tudo o que precisa para começar a usar Taboola e está pronto para criar suas primeiras campanhas. Preste atenção no conteúdo que deseja consumir, crie um título de venda e boas conversões!