A transcrição de áudio, o ato de converter um arquivo de áudio em texto, pode dar muito trabalho. Mas é possível descomplicar: existem softwares capazes de capturar o áudio e convertê-lo em arquivo de texto com certa precisão.
Confira cinco aplicativos capazes de transcrever áudio para texto em computadores e celulares.
1. Voice Note
O primeiro aplicativo que vamos te mostrar é o Voice Note. Ele está disponível na web e usa um microfone para captar o que estiver ao seu alcance, seja um ditado ou um arquivo de áudio em execução. Ou seja, a qualidade da transcrição depende do som circundante e o sistema pode reconhecer vários idiomas.
Um arquivo .txt pode ser baixado no final. Para usá-lo, selecione o idioma de entrada, clique no ícone do microfone e comece a falar ou reproduzir um arquivo de áudio.

2. Áudio to Text
O segunda app que vamos falar hoje é o Audio to Text para Android. Ele promete transcrever arquivos de áudio já armazenados no seu celular. Ou seja, requer acesso à internet para funcionar e salva todas as conversões em uma interface simples sem criar arquivos de texto. Ou seja, Basta escolher seu idioma, clicar em Escolher Som e apontar para o arquivo salvo e pronto. No entanto, o aplicativo foi criticado por sua qualidade, instabilidade e excesso de anúncios.

3. Call Recording by NoNotes
Call Recording by NoNotes é um aplicativo de gravação de chamadas disponível exclusivamente para iOS (iPhone), mas possui um recurso de transcrição. É capaz de entender o texto ditado e capturar o áudio de fontes externas. Ou seja, ele permite que você compartilhe textos com seus contatos ou através de redes sociais.
É gratuito e, embora limite a gravação de chamadas a 20 minutos por mês. O recurso de transcrição de áudio é gratuito.

4. Speechnotes
O Speechnotes para Android oferece suporte a acessórios Bluetooth, como microfones, fones de ouvido ou aparelhos de som automotivos. A interface é muito simples e basta clicar no ícone do microfone e começar a ditar textos, ou mandar captar o som de outras fontes. Ou seja, Possui um teclado customizado que permite pontuação manual, mas também entende ponto-e-vírgula nominalmente ditado, o que impede a execução de textos.

5. Evernote
O Evernote (Windows, macOS, iPhone e Android) possui transcrição de áudio, mas usa as configurações nativas de cada sistema em vez de uma solução proprietária. No entanto, o Windows 10 não suporta ditado em português.
iPhone e Android:
crie uma nova nota > posicione o cursor > clique no microfone do teclado > e fale;
Sistema Operacional MAC:
clique em Menu Apple > Preferências do Sistema > Teclado e Ditado;
ative o recurso > abra uma nova nota > clique em Editar > Iniciar ditado e fale.

Todas essas ferramentas são para agilizar e facilitar o seu dia a dia de trabalho. Cada uma tem seus benefícios e compatibilidade com aparelhos e dispositivos. Ou seja, agora basta escolher o que melhor se encaixa em sua necessidade e ficar de olho em todas as tendências do marketing e dicas aqui!