O Ubersuggest 2.0, como Neil Patel o batizou após suas mudanças recentes, continua sendo uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave em sua essência.
Mas as diferenças em relação à versão anterior até sugerem que se trata de uma plataforma diferente, a começar pela aparência. A cor laranja predominante não tira a simplicidade do layout e o site vai direto ao ponto.
Você digita e já encontra um campo para inserir a palavra-chave (ou palavra-chave em inglês) que deseja analisar.
Mas a aparência representa a ponta do iceberg. Os avanços mais notáveis no Ubersuggest estão nos resultados que a ferramenta apresenta à sua busca.
A brilhante ideia de Patel foi combinar o melhor do Google Keyword Planner e do Google Suggest, plataformas que funcionam separadamente e de forma independente.
Isso dá ao usuário uma visão expandida da palavra-chave verificada e retorna com as seguintes opções:
- Visão geral da palavra-chave: volume de pesquisa/mês, interesse da palavra-chave ao longo do ano e custo estimado do uso de links patrocinados
- Sugestões de palavras-chave: opções relacionadas ao termo de pesquisa para fins de comparação
- Nível de dificuldade da palavra-chave: classifica a chance de obter resultados orgânicos em SEO (search engine optimization) ou resultados pagos em PPC (pay per click)
- Análise SERP: analisa os esforços e resultados dos concorrentes que aparecem primeiro nas sugestões de pesquisa do Google.
Você pode acessar tudo isso ao entrar no site sem pagar nada, nem mesmo se cadastrar conforme exigido pelas ferramentas do Google.
E é muito fácil de usar. Você quer ver?
Guia passo a passo para usar o Ubersuggest
O passo a passo ainda sugere que a ferramenta depende do manual para ser explorada. Mas não é nada disso.
Para usar o Ubersuggest, você só precisa fazer o seguinte:
Acesso ao site;
Escolha Português/Brasil ou seu idioma preferido;
Digite a palavra-chave que deseja analisar;
Clique em Pesquisar.
Como dissemos, seu funcionamento é extremamente simples e intuitivo. E para mostrar como o Ubersuggest funciona efetivamente, vamos explorar cada um de seus recursos.
Pesquisar uma palavra-chave
Antes de iniciar a análise, recomendamos que você faça uma lista de palavras-chave interessantes para seus alvos. Ou seja, defina termos que tenham relação com o que você oferece, seja um produto ou serviço, ou o público que deseja atingir.
Esta é a tela inicial da ferramenta:
Para demonstrar o uso do Ubersuggest, escolhemos a palavra-chave “freelancer”. Para fins de interesse, seria obrigatório na estratégia se você oferecesse, por exemplo, um curso para esse profissional. Veja o que retorna como resultado de sua pesquisa:
A ferramenta informa imediatamente que a palavra-chave analisada tem uma média de 90.500 buscas por mês, número que se mantém há quatro meses.
Observe que o pior resultado para essa palavra-chave foi em dezembro de 2017, quando obteve uma média de 60.000 pesquisas no Google.
Há algumas outras informações muito interessantes nesta primeira tela.
A ferramenta considera “freelancer” como uma palavra-chave com dificuldade alta para ranquear bem organicamente e dificuldade média para atrair tráfego pago. Ele também informa quanto custaria cada clique no link patrocinado para esse termo, neste caso, US$ 0,57.
Para tornar a análise ainda mais fácil, o Ubersuggest usa um esquema de cores muito básico: verde é bom, amarelo é justo e vermelho é ruim.
Não significa que você deve sair quando o vermelho aparecer, mas você já está ciente de que seus esforços serão maiores para atingir os objetivos da estratégia.
Encontre palavras-chave relacionadas
Agora vamos rolar para ver o que mais a ferramenta nos mostra:
Se você já ficou satisfeito com o primeiro diagnóstico, vai gostar ainda mais deste.
Aqui, o Ubersuggest apresenta as primeiras sugestões de palavras-chave com seis novas opções para comparar todos os parâmetros um a um.
Você já pode ver que sua palavra-chave original é a que mais interessa ao público, mas é a que mais faz SEO intensivo e tem o custo por clique mais alto em relação às outras apresentadas.
Não pare por aí e clique em “Ver todas as sugestões de palavras-chave” para chegar a esta tela:
Olha que interessante: há um total de 129 sugestões de palavras-chave, todas relacionadas a “freelancer”.
A dica é passar o mouse sobre eles e rolar (botão) para conferir os demais. Se desejar, você pode ajustar a ordem em que os desenhos são apresentados.
Basta clicar nas pequenas setas ao lado de cada pasta analisada. Inicialmente, os resultados são classificados por volume de pesquisa.
A partir daí, você pode clicar na caixa ao lado de cada um para selecionar as datas mais adequadas para você. Você também pode copiar ou exportar os dados para uma planilha.
Mas por que parar por aí? Vamos aproveitar para refinar ainda mais a análise clicando em “Filtros”.
Observe o que você ganha:
Nesta área, você pode definir os seguintes parâmetros de acordo com suas preferências:
- Exibir sugestões do Google Ads, Google Suggest, ambos ou nenhum;
- Defina o volume mínimo ou máximo de pesquisa;
- Defina a dificuldade mínima ou máxima do PPC;
- Defina um preço mínimo ou máximo por clique;
- Defina a dificuldade mínima ou máxima de SEO;
- Inclua palavras-chave para aparecer;
- Exclua palavras-chave que não podem ser exibidas.
Para um exercício rápido, vamos definir o volume mínimo para 1000 e a dificuldade máxima de SEO para 20.
São parâmetros muito exigentes que retornam apenas duas opções para você trabalhar. Confira:
Digamos que você gostou da sugestão “freelance o que é isso”. É uma opção interessante porque também classifica apenas nas buscas por “freelancer”.
Então, você está pronto para colocar sua estratégia em ação? Espere mais um pouco!
Você não vai se arrepender de olhar para a página de resultados que o Google apresenta, conhecida pela sigla SERP, da página de resultados do buscador em inglês.
Analise a página de resultados
Com sua nova palavra-chave selecionada, ao clicar em SERP Analysis, observe as seguintes informações:
A ferramenta apresenta os parâmetros relacionados aos primeiros 99 resultados que o Google retornou para a busca “freelancer o que é”. Apenas os seis primeiros aparecem na imagem, mas é só rolar a página para ver todos os outros.
Essa informação é especialmente importante para os esforços de SEO, porque ser melhor que a concorrência é o que levará seu conteúdo para mais perto do topo.
Observe que o Ubersuggest exibe o título do artigo, seu link original, o domínio raiz, o número estimado de visitas por mês, o total de compartilhamentos que gera nas redes sociais e a pontuação do domínio, que também afeta o ranking.
Conforme revela a ferramenta, só ela atrai 1.094 visitantes mensais ao site, gerando 31 compartilhamentos de conteúdo.
É interessante notar que apenas os 20 primeiros resultados geram tráfego para esta palavra-chave e apenas os 10 primeiros com algum volume. Enquanto o 10º resultado atrai 40 visitantes, o 11º recebe apenas sete visitas por mês.
No entanto, esta análise serve apenas para destacar o potencial da ferramenta Ubersuggest. Portanto, tente pesquisar suas palavras-chave favoritas lá.
A quantidade e a qualidade das informações que eles retornam podem realmente mudar sua estratégia, tanto de SEO quanto de PPC.
Conclusão
Como vimos, o Ubersuggest 2.0 revolucionou a análise gratuita de palavras-chave.
Para saber ais sobre pesquisa e ranqueamento do google, clique aqui!