Não é segredo que o conteúdo em formato de vídeo está ganhando cada vez mais fãs. Portanto, é fundamental saber o que é uma Carta de Vendas em Vídeo (VSL) e, mais do que isso, entender como utilizá-la em sua estratégia de promoção e venda de produtos de informação.
Para se ter uma ideia, o consumo de vídeos no Brasil bateu recorde no ano passado, segundo dados da Kantar. Nosso país como um todo se destaca no consumo de vídeo em relação à média global. O estudo aponta que 80% dos brasileiros assistiram a vídeos online gratuitos contra 65% dos estrangeiros.
O mesmo vale para vídeos em redes sociais (72% dos brasileiros vs. 57% dos estrangeiros) e vídeos em serviços de assinatura (62% dos brasileiros vs. 50% dos estrangeiros). E o crescimento acontece independentemente da forma de acesso: 68% dos internautas assistem mais vídeos e TV online via streaming.
Trazemos esses dados atualizados apenas para mostrar que o consumo de material no formato audiovisual é cada vez maior. Portanto, se você ainda não está usando esse tipo de conteúdo para vender seus infoprodutos, acredite: você está perdendo. Além disso, não consegue aumentar a credibilidade no mercado e fica atrás da concorrência. Não queremos isso, não é?
E só para mudar isso, comece a aumentar seu lucro e aprenda a fazer um VSL matador para seu infoproduto, preparamos esse material para você. Venha e veja!
O que você verá:
1-O que é VSL?
2-Os três principais formatos VSL
3-Qual é o melhor formato de vídeo para vender meu infoproduto?
4-Por que usar VSL?
5-Comprovar o sucesso e os benefícios de uma carta de vendas em vídeo por meio de dados
6-Dicas iniciais para criar um VSL
Crie um VSL incrível passo a passo
1. Crie um script para o vídeo
2. Escolha um formato VSL e comece a trabalhar na sua produção
Seja qual for o formato VSL, faça-o com calma e muito apreço.
3. Grave, analise, peça opiniões…
4. Envie seu vídeo e otimize sua página de vendas
Você está pronto para criar seu VSL vencedor?
O que é VSL?
Bem, primeiro precisamos explicar o que é VSL, certo? Portanto, VSL é uma combinação das iniciais de três palavras em inglês: video sales letter. Traduzido literalmente, o termo é algo como “carta de vendas em vídeo”.
Isso significa que o VSL é entendido como um vídeo de alto valor criado especificamente para fazer o público comprar seu produto. Esse material tem um alto poder de ajudar, incentivar e orientar o consumidor a comprar.
Muitos empresários e empresas já entenderam o poder do VSL. Então, eles já começaram a converter suas longas cartas de vendas escritas em formato de vídeo.
Em vez de acessar sua página de vendas de produtos e ver uma enorme página de rolagem, os usuários da Internet agora encontrarão um vídeo que fornece todas as informações necessárias sobre seu produto e/ou serviço.
Vale lembrar que é importante para o sucesso esperado que o VSL seja bem feito. No entanto, isso não significa que seja necessário investir muito dinheiro em sua produção – ou mesmo gastar muito tempo.
A seguir, falaremos sobre três tipos de vídeos que costumam ser usados em uma página de vendas para ajudar a aumentar as conversões de seus infoprodutos.
Os três principais formatos VSL
Para criar seu vídeo e adicioná-lo à sua página de vendas, é importante conhecer os principais formatos audiovisuais que costumam fazer sucesso. São eles:
Screencast: para este formato VSL, você cria um powerpoint com sua carta de vendas escrita. Depois você grava a tela com um programa especializado para esse fim (por exemplo o Camtasia) e faz uma narração através do vídeo, deixando-o bem explicado e dinâmico. Esse tipo de conteúdo costuma ser o mais fácil e prático de produzir.
Filmagem: Se seu objetivo é criar uma conexão maior com seu público desde a primeira impressão, a filmagem pode ser uma boa escolha de formato para seu VSL. Aqui o “dono” do infoproduto (ou alguém que representa a empresa) mostra a cara e fala com o público. Claro que sempre entrega um conteúdo rico, didático e relevante que ajuda o consumidor a adquirir o produto de vez.
Animação: Vídeo em formato de animação pode exigir mais conhecimento técnico. Afinal, será preciso criar animações que expliquem seu infoproduto e levem o público a comprá-lo. Se você souber fazer essa parte técnica, ótimo. Caso não saiba, pode ser necessário contratar um profissional para fazer a animação – ou escolher um formato de vídeo diferente.
Qual é o melhor formato de vídeo para vender meu infoproduto?
Seja qual for o formato que você escolher para apresentar seu produto digital, lembre-se que o conteúdo deve ser qualificado e eficaz. Não é facilmente encontrado no Google com uma simples pergunta.
Seu objetivo é atrair e prender a atenção do público até o final. É a capacidade de se destacar na quantidade infinita de informações disponíveis na Internet. E, finalmente, certifique-se de que essa atenção ganha se torne outra conversão/venda para o seu infoproduto.
E como escolher o melhor formato VSL? Não existe uma resposta certa para esta pergunta. Analise qual você terá mais fácil e melhor. Além disso, observe a concorrência e veja o que está fazendo mais sucesso atualmente em seu nicho de mercado. Lembre-se também de sempre manter a aparência final o mais profissional possível.
Afinal, não adianta querer fazer VSL em formato de animação se você não tem as ferramentas técnicas para isso. Seja realista sobre sua situação e faça o melhor a partir daí.
Por que usar VSL?
Agora que você já entendeu o que é uma videocarta de vendas e conhece os principais formatos desse material, veja quais são os principais benefícios e os motivos pelos quais você deve adicioná-la à sua estratégia de distribuição.
De acordo com o infográfico da Video Marketing Academy, usar o VSL em sua estratégia de vendas e promoção traz diversos benefícios para o seu negócio. Entre eles:
As informações sobre sua oferta chegarão ao público na ordem e no horário desejados. Não há como uma pessoa digitar “CTRL + F” e ir diretamente para a palavra que deseja ver. Ele assiste ao vídeo inteiro;
A possibilidade de triplicar as conversões em suas vendas quando acompanhadas de vídeos;
Entregar conteúdo mais rico, informativo, útil e interessante que se diferencie das cartas de vendas tradicionais;
Agregue mais valor ao seu produto do que você comunica seu preço, aumentando assim o interesse do público em comprá-lo
Como mencionamos anteriormente, os conteúdos em formato audiovisual estão em alta. Assim, o VSL é uma forma de atrair a atenção de mais pessoas e apresentar sua mensagem de forma dinâmica e assertiva, garantindo que ela seja ouvida com atenção;
Entenda a situação atual do mercado: Muitas pessoas não têm paciência para ler cartas de vendas. E o VLS resolve esse problema.
Aumente a credibilidade e a autoridade da sua marca e apresente-se como um especialista no assunto de forma autêntica.
Comprovar o sucesso e os benefícios de uma carta de vendas em vídeo por meio de dados
Bom, se você chegou até aqui deve ter entendido os benefícios de um vídeo de vendas para suas vendas, certo? Mas como se não bastasse, tem mais uma figura que pode te mostrar a importância dessa estratégia para o sucesso do seu negócio:
De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot e compartilhada pela Mestre da Copy, 90% dos consumidores dizem que os vídeos de vendas são fundamentais para eles na hora de fazer compras online.
Isso quer dizer: o VSL, quando bem feito, é um importante fator decisivo para que seu público realmente compre seu produto e depois se torne seu cliente.
Dicas iniciais para criar um VSL
Primeiro, nossa dica é criar um vídeo de 12 a 24 minutos. Com um vídeo muito mais curto, será difícil transmitir toda a credibilidade, segurança, solidez, valores e benefícios que seu produto oferece.
Outro ponto importante é garantir que seu vídeo tenha um controle para pausar o vídeo quando quiser – mas remova o botão de avançar e/ou retroceder. Dito isso, agora podemos passar para o nosso guia passo a passo para criar seu vídeo:
Crie um VSL incrível passo a passo
“Ok, já entendo a importância do VSL e quero criá-lo para divulgar meu negócio. Como faço isso?”. Não se preocupe, criamos um guia passo a passo para te ajudar nessa missão.
1. Crie um script para o vídeo
Independente do formato que você escolher para criar seu VSL, o primeiro passo será criar seu roteiro para garantir que a mensagem seja bem comunicada ao público.
Para conseguir isso, oferecemos algumas dicas de ouro do especialista em VSL Jim Edwards, que sugere a seguinte sequência ao criar um bom roteiro para envolver, entreter, envolver e realmente falar com seu cliente potencial. Apenas olhe:
Abra o vídeo com uma declaração chocante;
Declare o problema e explique por que o problema precisa ser resolvido;
“Problematizar” o problema – ou seja, mostrar o pior cenário possível que pode ocorrer caso o problema não seja resolvido;
Piorar o problema! Isso significa: ultrapassar os limites emocionais e entrar “na veia” do seu público;
Apresente a solução – que claro é o seu produto!;
Demonstre credibilidade mostrando porque os internautas estão ouvindo o que você tem a dizer. Fale com confiança e revele porque você é uma autoridade no assunto;
Provar o que diz ser verdade (enviar dados, referências, depoimentos reais, gráficos, etc.);
Descreva os principais benefícios do seu produto ou serviço;
Crie um senso de urgência e especifique os motivos pelos quais o público deve agir agora. Isso significa já comprar e se tornar seu cliente;
Fecho.
Depois de ter um roteiro detalhado, é hora de criar um ótimo título de vídeo que prenda a atenção do público. Tem gente que gosta de pensar em um título antes do roteiro – ou já tê-lo definido desde o início.
No entanto, se você precisar pensar em um nome, lembre-se de qual deve ser. Ele precisa fazer uma promessa e levar as pessoas a segui-lo.
2. Escolha um formato VSL e comece a trabalhar na sua produção
Agora que você tem um roteiro para o seu vídeo, é hora de pensar se ele será em formato de animação, screencast ou filmagem.
Se você optar pela animação, como mencionamos anteriormente, é essencial que você tenha esse conhecimento e a capacidade de criar seu vídeo da maneira mais profissional possível.
Se você decidir atirar, é hora de atirar em si mesmo (ou em outra pessoa que será o porta-voz do produto). Não se esqueça de escolher um fundo neutro e/ou que faça sentido para o seu infoproduto.
Além disso, verifique se a dicção da pessoa que fala no vídeo é boa, fácil de entender e se ela fala o idioma certo para se comunicar com o público. O som deve ser de alta qualidade e a imagem também deve atender a um padrão de vídeo profissional. No entanto, é muito importante que a iluminação seja favorável para a filmagem.
Por fim, se você decidir fazer um screencast, é hora de criar uma apresentação (também pode ser em powerpoint). Você pode até escolher um material mais simples e neutro, ou seja, apenas texto em um fundo liso.
Porém, nossa dica é apostar em um estilo mais dinâmico e usar, entre outras coisas, imagens, animações, bullet points. Claro, pense sempre em deixar o conteúdo mais rico e atrativo para o seu futuro cliente.
Outro ponto importante é a narração do vídeo, que deve ser feita com entusiasmo e um tom que transmita credibilidade e confiança.
Seja qual for o formato VSL, faça-o com calma e muito apreço.
Lembre-se que um vídeo bem feito pode fazer toda a diferença na venda eficaz do seu produto. Portanto, quando isso acontecer, use sua criatividade, estude muito bem o seu nicho de mercado, produza com calma e muito cuidado.
Além disso, procure ferramentas de tecnologia que possam ajudá-lo a criar um vídeo. O screencast, como dissemos anteriormente, pode ser feito com a ajuda do Camtasia. Mesmo assim, use alguma plataforma para criar o script, pode ser do bloco de notas, através do Google Docs, ou até mesmo do Evernote.
3. Grave, analise, peça opiniões…
A primeira versão do seu VSL nem sempre será final. Então, depois de criar o cenário e definir o formato do vídeo, é hora de carregá-lo. Não hesite em buscar sempre o melhor resultado possível nessa hora.
Analise friamente o vídeo, pergunte a opinião de pessoas de confiança, verifique o que pode ser melhorado e muito mais. Lembre-se sempre que este vídeo pode ser o fator decisivo que muda sua vida de um momento para o outro. Por isso, todo cuidado é importante!
Ps: por outro lado, feito é melhor que perfeito! O perfeccionismo é importante, mas não procuramos um vídeo robótico, mas humano. É importante encontrar um equilíbrio e apresentar um material final que possa envolver o público e convencê-lo de que você está vendendo a melhor solução para sua necessidade, dor ou desejo.
4. Envie seu vídeo e otimize sua página de vendas
Por último, mas não menos importante, é hora de terminar o vídeo e publicá-lo em sua página. E claro, não adianta ter um VSL super bem feito se sua página de vendas não estiver otimizada de acordo, certo?
Portanto, é necessário focar nessa questão também. Uma das etapas mais importantes é criar um título (título) atraente para sua página. Em seguida aparecerá o seu vídeo e por fim um botão de compra simples, curto, direto e de grande visibilidade. O objetivo é realmente garantir que seu futuro cliente deixe de ser “o futuro” e se torne um cliente agora mesmo.
PS: sabemos que criar uma página de vendas excelente é um fator extremamente importante para o sucesso do seu infoproduto. Por isso, para saber mais sobre como ter uma página com resultados impressionantes, leia nosso artigo: Como criar uma página de vendas: 11 erros que você não deve cometer e inspire-se!
Você está pronto para criar seu VSL vencedor?
Por fim, pode-se concluir que se você deseja aumentar suas vendas pela internet, é muito importante criar um bom vídeo de vendas. Assim, um VSL que se destaca, atrai a atenção do público, é relevante e, claro, alavanca os resultados do seu negócio.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a cena audiovisual no Brasil e, claro, inspirado você a se aprofundar nessa estratégia que é tão popular – e que não dá sinais de perder importância tão cedo.
Porém, se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas sobre o tema ou quer saber mais sobre lançamentos digitais, infoprodutos e também VSL, continue acompanhando nosso portal. Estamos constantemente trazendo novidades para ajudá-lo a ter sucesso neste campo!