Tradicional no calendário letivo brasileiro, as férias de julho, que podem ser compreendidas entre a primeira e a terceira semana do mês, deixam as crianças aproveitando alguns dias de descanso em casa. Com isso, a rotina nos lares muda de rota, e os lojistas podem aproveitar esse momento para traçar estratégias que possam impulsionar as vendas até o próximo ciclo sazonal, que começa apenas em outubro, com o dia das crianças.
Dentro desse universo de parada letiva, diversos setores do varejo são beneficiados. Ou seja, o setor supermercadista potencializa as vendas devido a maior demanda de refeições dentro de casa, o setor de turismo tradicionalmente recebe mais pedidos de reservas de viagens, e o e-commerce tem ganhado força, percebendo um aumento significativo em vendas.
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Além das necessidades dentro do lar, o aumento dos passeios durante as férias torna-se comum, idas ao shopping, parques, comércio local, tudo torna-se atrativo para os papais que querem preencher a agenda dos filhos.
Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP (Federação das de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), explica que os lojistas não devem ignorar esse período, e sim entregar um atendimento diferente para atrair novos clientes:
“O momento de descanso dos pequenos pode ser um gatilho de aceleração das vendas do varejo brasileiro, com pais buscando passeios especiais para as crianças, e consequentemente, consumindo diversos produtos”, comenta.
Para contribuir com o lojista, o especialista elenca quatro ações importantes para crescer e garantir um volume maior de vendas em julho. Confira!
Evento especial
As promoções do mês são sempre atraentes para os consumidores e atraem potenciais clientes para as lojas e estabelecimentos. Ações voltadas para o público infantil como “até certa idade não paga, ou paga metade” são tentadoras de consumo.
Além dos feriados, outro ponto importante para os comerciantes é a mudança de estação, com foco nas lojas de roupas, calçados e acessórios, eventos especiais para determinado período.
Decorações temáticas
Como as férias escolares concentram um maior número de crianças e adolescentes, a decoração e os ambientes temáticos são um forte atrativo para as crianças. Ou seja, o lojista deve investir em uma área infantil ou jogos lúdicos para manter os pequenos ocupados enquanto os pais fazem as compras.
Presentes especiais
Toda criança gosta de presente, lembrancinha ou doce; o lojista pode investir em brindes especiais voltados para o público infantil. Por isso, balas, pirulitos, bonecas, carrinhos e outros brinquedos, podem ser uma boa opção.
As embalagens temáticas também podem aumentar o número de presentes a serem entregues, com frases lúdicas e cores ousadas que remetem ao universo infantil.
“Indique e Ganhe”
Entre as possíveis ações para aumentar as vendas pode-se destacar o compartilhamento de negócios por meio do método tradicional de “boca a boca” estratégico, ainda mais o plano de bônus inclusivo.
Com a campanha “Indique e Ganhe”, o cliente regular pode indicar um potencial consumidor e ainda ganhar um desconto, brinde ou até mesmo um produto escolhido pelo lojista, fortalecendo sua clientela.
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