Participar de um programa de afiliados é uma das melhores maneiras de começar a ganhar dinheiro online. Não é à toa: ao escolher esse caminho, o investimento inicial é baixíssimo (ou até zero!) e você tem um horizonte quase infinito de segmentos, produtos e estratégias para criar seu público-alvo e fonte de renda.
Porém, caso você esteja pensando em ingressar em um programa de afiliados ou já tenha começado a trilhar seu caminho neste universo, uma dúvida pode surgir: como divulgar seu link de afiliado de forma eficaz, natural e que possa atrair mais pessoas interessadas em seu produtos e serviços?
Não se preocupe: abordaremos os principais pontos sobre esse tema nos tópicos abaixo. Vamos falar um pouco mais sobre as características de um link de afiliado e trazer seis formas de divulgar seus links, aumentar suas vendas, seus lucros e tirar seu negócio do papel. Vamos lá?
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O que é um link de afiliado
Se você está apenas começando no mundo dos programas de afiliados, não se preocupe: faremos uma visão geral básica do assunto nos parágrafos abaixo.
Basicamente, estamos falando de um marketplace que conecta um vendedor a um afiliado (no caso, você). Ou seja, o vendedor é responsável por comercializar o próprio produto ou serviço, aceitar pagamentos, fornecer suporte ao cliente e todas as outras operações de marketing.
A missão de uma empresa afiliada é promover esses produtos ou serviços e ganhar uma comissão por cada venda realizada.
É aqui que entra em jogo a função principal do chamado link de afiliado. Ou seja, ao ingressar em um programa de afiliados, você escolhe os produtos ou serviços de seu parceiro para vender. Para cada um deles, você receberá um link personalizado (URL) com um identificador que vai direto para sua conta no programa.
Graças a isso, toda vez que uma pessoa na Internet clicar no seu link e fizer uma compra do item anunciado, o programa de afiliados saberá que essa operação partiu do seu anúncio e poderá pagar uma comissão.
Os links de afiliados são muito importantes para todas as partes envolvidas nos negócios.
Para você, além de suas comissões serem devidamente pagas de acordo com as conversões realizadas, cada link também pode ser registrado e monitorado individualmente. Ou seja, com isso, você pode comparar o desempenho de diferentes links e canais de distribuição, ajustar suas estratégias de marketing digital, identificar o que funciona e corrigir esforços em aspectos que não trazem o resultado esperado.
Do outro lado da equação, os links também são extremamente importantes para as empresas responsáveis pelos programas de afiliados. Afinal, é por meio de cada link que as empresas poderão medir o desempenho de suas filiais, identificar as que trazem os melhores resultados e, a partir daí, ainda direcionar mais recursos para os principais parceiros.
Por esse motivo, é fundamental traçar as estratégias certas para distribuir links de afiliados. Ou seja, com um bom plano de divulgação do seu link (ou links), é possível se destacar entre os afiliados de determinado programa e começar a ter um relacionamento mais próximo com as empresas, aumentando seu sucesso nessa área.
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Como divulgar link de afiliado: 6 melhores maneiras
Agora que já sabemos o que é um link de afiliado e qual a sua importância, vamos às dicas!
A seguir, confira as seis formas mais interessantes – e que não exigem um grande investimento – de promover links de afiliados e veja como seu negócio pode atingir rapidamente o sucesso que deseja.
1. Link para as postagens do seu blog
Se você já está no mundo dos programas de afiliados, provavelmente sabe que ter um blog próprio vinculado ao seu site (ou landing page) é uma das melhores formas de atrair clientes de forma orgânica – ou seja, sem precisar investir em publicidade.
Um conteúdo bem planejado e bem escrito tem todas as condições para se destacar naturalmente no oceano quase infinito de conteúdos da Internet. Para isso, precisa oferecer uma boa experiência de leitura, agregar valor real à vida de seus potenciais clientes e entregar informações realmente úteis e interessantes.
Quer você ofereça um artigo em seu blog com dicas interessantes, listas relacionadas à sua área de atuação ou mesmo pequenos cursos online, você pode atrair para o seu site pessoas genuinamente interessadas no que você tem a dizer. Ou seja, graças a isso, é possível converter o público interessado em clientes reais e permanentes.
Além de produzir conteúdo de qualidade, você pode inserir naturalmente links de afiliados em seus textos e sites. No entanto, não se esqueça de combinar os produtos e serviços que você vende com o tema de cada post do blog para tornar as taxas de conversão ainda mais positivas!
2. Divulgue o link em suas redes sociais
As redes sociais também são estratégicas para quem quer montar um plano de marketing digital eficaz e divulgar seu link de forma direcionada ao perfil certo do seu público-alvo.
As opções são variadas: Facebook, Instagram, TikTok, Telegram, Snapchat, Pinterest, LinkedIn… qual rede social você escolhe depende da sua estratégia e do seu mercado. Mas uma coisa é certa: assim como os blogs, os posts nas redes sociais devem ser bem pensados, com conteúdos que agreguem valor e tragam algo útil ou interessante para o seu público. Ou seja, com uma presença sólida em uma boa rede social, você pode começar a divulgar postagens divulgando seus links. Dependendo das plataformas, existem diversas formas de fazer isso e aumentar suas vendas — por exemplo, no caso das redes sociais Meta (Facebook e Instagram), o Facebook Ads será seu fiel parceiro.
3. Use uma estratégia de e-mail marketing
Ter uma boa estratégia de e-mail marketing é uma das principais formas de construir um bom relacionamento com um público já estabelecido e interessado – e, portanto, uma excelente base para divulgar seu link de afiliado de forma lucrativa e direcionada.
Para ter sua lista de e-mail, as pessoas precisam fornecer suas informações de contato. Uma estratégia interessante é oferecer um bônus em seu site ou landing page que a pessoa em questão receberá em sua caixa de entrada, como um material informativo, um cupom de desconto ou um brinde na primeira compra.
Lembre-se que no processo de cadastro, você deve dar a opção para a pessoa não fornecer seus dados de contato para a lista de e-mail. Se você não fizer isso, além de infringir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ainda estará fazendo spam e corre o risco de prejudicar a imagem da sua empresa.
Depois de ter uma lista de pessoas realmente interessadas em receber seus e-mails, é hora de começar sua estratégia. Mais uma vez, o segredo é apostar em conteúdos úteis e únicos, que despertem o interesse dos leitores e tenham seu link de afiliado incorporado de forma natural.
Vale também segmentar o envio de e-mails de acordo com as preferências de seus clientes. Isso ajuda a aumentar as vendas e a continuar renovando o interesse de cada pessoa pela leitura do seu conteúdo.
4. Compartilhe o link em seu canal do YouTube
Você já sabe como divulgar (e potencializar) seus links nas redes sociais, mas existe uma rede em especial que será uma grande aliada na divulgação do seu link de afiliado: o YouTube.
Ou seja, ter um canal (ou em alguns casos alguns canais) na maior plataforma de vídeos do mundo é uma forma muito eficaz de encontrar e interagir com seu público, divulgar seu link, atrair pessoas para seu site e melhorar seus resultados. .
A princípio, você pode imaginar que este é um trabalho mais especializado, que requer recursos especializados e profissionais de produção de vídeo.
Porém, não é assim: com uma boa câmera de celular, um aparelho de gravação de áudio competente e um bom carisma de vídeo, você já consegue criar conteúdos interessantes para seus clientes. Novamente, o segredo é focar em vídeos úteis com informações reais e dicas valiosas para as pessoas que podem chegar até seu canal.
Os canais do YouTube são, portanto, uma aposta certeira para atingir um perfil específico de cliente que prefere se informar (e se divertir) por meio de vídeos – além de ser um passo importante para você ampliar sua presença online.
5. Promova o link através de tráfego pago (PPC)
Quase todos os pontos acima estão relacionados a estratégias para que seus links de afiliados alcancem seu público de forma orgânica, mas também é uma boa ideia investir no impulsionamento em plataformas como o Google.
Na verdade, um bom planejamento de marketing digital equilibra, de acordo com a necessidade de cada negócio, dois elementos: crescimento orgânico e crescimento pago.
Tráfego pago, também conhecido como PPC (pagamento por clique), é uma maneira simples de colocar seus links na frente de pessoas que provavelmente se interessarão por eles. Você pode definir um orçamento, segmentação de anúncios e realizar testes de desempenho para ajustar suas estratégias à medida que avança.
O Google Adwords é a ferramenta mais popular e melhor para te ajudar a abrir caminho no universo do tráfego pago. Vale a pena ler nosso artigo, que explica tudo sobre a plataforma e dá dicas para seus primeiros passos nela.
6. Inclua um link nas postagens de convidados
Por fim, a postagem de convidados (ou postagem de convidados) também é uma excelente maneira de divulgar seus links de afiliados.
Na postagem de convidados – sob o nome da sua empresa ou negócio – você cria conteúdo para ser publicado em sites ou páginas de outras pessoas, geralmente alguém com mais visibilidade e que viaja na mesma área que seu afiliado.
Este é um negócio ganha-ganha: o site/site se beneficia de um conteúdo de qualidade que atrairá tráfego e um público qualificado. Enquanto isso, você tem a oportunidade de divulgar seus links de afiliados para um público já estabelecido e interessado no que você tem a oferecer.
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Conclusão
Agora você já conhece todas as principais dicas para divulgar links de afiliados na internet e aumentar sua taxa de vendas. Abaixo resumimos os principais pontos:
- Primeiro, escolha um programa de afiliados que atenda às suas necessidades e expectativas.
- Inclua links de afiliados em seu blog, sempre priorize artigos originais, úteis e bem escritos.
- Obtenha visibilidade nas principais redes sociais como Facebook e Instagram e inclua seus links de afiliados nas postagens. Considere aumentar alguns deles para ampliar seu alcance!
- Não se esqueça de criar uma boa estratégia de e-mail marketing para promover seu link, coletar dados de contato de seus clientes de forma transparente e oferecer conteúdo de qualidade em suas caixas de entrada.
- Crie um canal no YouTube e ofereça uma transmissão de vídeos bem escritos e informativos aos internautas. Portanto, não se esqueça de postar seus links de afiliados na descrição.
- Use o Google Ads para impulsionar seus links no maior mecanismo de busca do mundo.
- Identifique blogs e sites populares em seu setor e sugira postagens de convidados onde você pode compartilhar seus links de afiliados.
Agora é hora de praticar: acesse seu programa de afiliados, encontre seus links principais e comece a promover. Boas vendas!