Só nas últimas 4 semanas, a plataforma foi baixada mais de 400.000 vezes na Play Store brasileira.
O aplicativo francês BeReal entrou no mercado de fotos instantâneas em 2020, dominado pelo Instagram e TikTok, apostando em fotos aleatórias não filtradas tiradas uma vez por dia.
As redes sociais reduzem o tempo gasto no telefone, permitindo que você fique de olho no dia a dia de seus amigos, mesmo em seu tempo livre. O aplicativo também oferece o recurso RealEmoji, que permite tirar fotos com emojis.
Este aplicativos deu um salto em usuários no início de 2022 e, com a geração Z anexada em grande escala, o potencial de crescimento é enorme. Só o aplicativo chinês tem 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, enquanto a rede social do Meta tem 1,45 bilhão, incluindo 115 milhões no Brasil.
No entanto, para alcançar os líderes do setor, o BeReal precisa acelerar o crescimento de seus usuários. Nos últimos 28 dias, o China Kui foi baixado 12,3 milhões de vezes, o TikTok 14,39 milhões e o Instagram 22,25 milhões, de acordo com uma pesquisa da Conversation.
Para entender a aceitação do BeReal no Brasil, a startup Orbit Data Science realizou uma análise qualitativa de 672 postagens e comentários selecionados aleatoriamente no Twitter, YouTube e Instagram nos últimos seis meses.
A maioria dos comentários (mais de 70%) foi sobre ingressar em uma nova plataforma. Metade dessas postagens mencionou usuários ativos ou aqueles que queriam se juntar ao BeReal, enquanto um quinto mencionou encontrar conhecidos que usaram o aplicativo.
A dinâmica do aplicativo foi questionada pelos usuários. Há relatos de desconforto ao solicitar fotos em horários inadequados, como no banheiro ou reuniões de negócios, e a impossibilidade de postar fotos no horário do dia.