O mercado de produtos digitais tem apresentado crescimento constante nos últimos anos, o que tem permitido que mais pessoas entrem no ramo, seja para produzir ou consumir conteúdo. Em 2020, o setor gerou mais de US$ 160 bilhões em todo o mundo, segundo a consultoria de mercado Values Reports, e estima-se que alcance US$ 241 bilhões em vendas globais até 2027. Isso com crescimento médio anual de 5,9%. Sendo assim, viemos trazer hoje 5 tendências de produtos digitais para faturar em 2023.
Para Gabriel Rockenbach, CMO da startup de produtos digitais Greenn, o setor de infoprodutos tem potencial para crescer ainda mais nos próximos anos. “A manutenção de estratégias eficazes, aliada a novas formas de atrair e reter produtores e consumidores da informação, pode tornar o cenário ainda melhor”, disse.
O CEO listou cinco tendências do mercado de produtos digitais para 2023:
Interatividade e personalização de conteúdo
Uma das maiores preocupações dos criadores de conteúdo hoje é engajar o público com seu produto. Em 2023, a criação de produtos de informação personalizados é um dos primeiros pontos de atenção dos produtores digitais. Ou seja, com conteúdo entregue de forma diferente, pode se tornar uma experiência única para quem o consome e se destacar de outros conteúdos do mesmo tema que podem disputar espaço nas plataformas de infoprodutos.
Acompanhe os segmentos que são bem-sucedidos
Alguns segmentos se destacam pelo interesse do consumidor final, e cursos voltados para pet, formação profissional, saúde, emagrecimento e relacionamento pessoal devem seguir em alta em 2023. Ou seja, tornaram-se uma grande oportunidade de exploração de conteúdo por parte dos novos produtores de informação.
Redes sociais e WhatsApp devem ser aliados
O uso das redes sociais para interagir com os clientes é um fator fundamental para o desempenho de um infoproduto. Ou seja, como o mundo está cada vez mais conectado por meio de redes, não basta lançar um produto apenas em uma plataforma. Comunidades e espaços para conversa de produtos de informação são fatores que, aliados a uma forte aposta em mídias como Tik Tok e Instagram. Nessas redes os vídeos curtos estão muito presentes e ajudam a tornar o conteúdo viral. Ou seja, eles podem promover produtos digitais.
Além disso, o WhatsApp Comunidades, nova função do aplicativo que permitirá a criação de grupos com até 1.024 pessoas, promete ainda mais ajuda na estratégia dos produtores de informações. Com a possibilidade de criar “subgrupos” dentro de um mesmo tema, os produtores digitais podem criar mecanismos como conteúdos exclusivos. Ou seja, fideliza o consumidor, ser um canal de fácil acesso para comunicação de novidades, além de ser um meio rápido e conveniente fonte de esclarecimento de dúvidas.
Flexibilidade de conteúdo entre dispositivos
Achamos que para muitos brasileiros, a porta de entrada para o mundo digital acontece por meio do celular. Ou seja, com 242 milhões de smartphones em uso no país, segundo dados de pesquisa anual da FGV, pessoas buscam formas diversificadas e menos “ocupadas” de aprender algo novo. Ou seja, com conteúdo diversificado que abrange diversos segmentos da sociedade, como gastronomia, negócios e tecnologia, a procura por cursos online no país aumentou pelo menos 50% desde 2020.
Essa flexibilidade de disponibilidade de conteúdo deve ser mantida para 2023. Ou seja, as pessoas buscam cada vez mais por conteúdo rápido e conveniente que possam assistir em seus vários dispositivos, muitas vezes enquanto realizam outras atividades.
Plataforma Intuitiva
Definir a plataforma é um ponto crítico para o relacionamento de um produto digital com seu público-alvo. Isso deve continuar 2023. A experiência do usuário um dos determinantes da fidelização do consumidor hoje. Entendemos que ter uma plataforma intuitiva de distribuição de cursos e consumo de clientes. Principalmente para a adoção de produtores de informações e capitalização de clientes.
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