O que é ChatGPT e como usar no meu negócio digital? Vou te dizer, começando pelo básico, o Chat GPT nada mais é do que um acrônimo para “Chat Generative Pre-Trained Transformer”. Ou seja, é uma variante do modelo de linguagem GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer), que foi projetado especificamente para gerar texto em linguagem natural de maneira semelhante à humana. Ele foi treinado em um grande conjunto de dados de trocas de conversas e é capaz de produzir textos coerentes e apropriados no contexto da conversa.
Desenvolvido por uma empresa de inteligência artificial (IA) chamada OpenAI Inc. com sede em San Francisco – que começou como uma organização sem fins lucrativos – já envolveu vários nomes como Elon Musk, Sam Altman (atual CEO), Ilya Sutskever (Google), Reid Hoffman (co-fundador do Linkedin) e Peter Thiel (co -fundador do PayPal). Atualmente, nossa antiga e conhecida Microsoft é uma grande parceira e investidora, que desenvolveu a plataforma Azure AI em conjunto com a OpenAI.
Além do ChatGPT, esta empresa possui outro produto bastante conhecido (Dall-E) capaz de gerar imagens a partir de instruções em texto, denominados “prompts”. Recentemente, tecnologias desse tipo também tiveram bastante sucesso no Brasil.
Mas o que há de tão especial no ChatGPT?
Para muitos, o ChatGPT pode ser a ferramenta moderna mais importante desde o advento dos mecanismos de busca, capaz de alimentar outra “mini-revolução”.
Por meio do ChatGPT, a OpenAI trouxe inteligência artificial (IA) capaz de responder perguntas complexas por meio de conversas. Muitas pessoas já consideram a ferramenta revolucionária. Isso, porque ela foi treinada para aprender o que as pessoas querem dizer e respondem de forma humana. Ou seja, é como se outra pessoa estivesse escrevendo. Isso pode mudar significativamente a forma como as pessoas interagem com os computadores e a forma como as informações são apresentadas.
Outro ponto que devo falar aqui, é que o ChatGPT também foi treinado com uma camada adicional de aprendizado por reforço com feedback humano (RLHF), que usa o feedback humano para ajudar o ChatGPT a aprender a capacidade de seguir instruções complexas que as pessoas dão, entender suas nuances e o que elas esperam quando fazem suas perguntas, além de gerarem respostas satisfatórias dentro das expectativas e perspectivas humanas.
Treinamento ChatGPT
O treinamento do ChatGPT com a camada RLHF em grandes quantidades de dados e informações relacionados ao código da Internet inclui resumos de mensagens, conjuntos de dados que comparam diferentes respostas humanas e recursos de discussão, como o Reddit, para ajudar o ChatGPT a entender e conduzir o diálogo no mesmo “estilo” de um humano, além de prever o que as pessoas acham que é a resposta mais apropriada.
Assim, posso dizer que outro grande destaque do ChatGPT é que, ao contrário de outros chatbots, ele foi especialmente treinado para fornecer respostas úteis, verdadeiras e inofensivas, tentando entender a real intenção do usuário com sua pergunta ou solicitação. até mesmo descarte partes dele se não fizerem sentido.
Quais são as limitações do ChatGPT?
Dito isto, toda tecnologia tem suas limitações e o ChatGPT não é diferente. A seguir, listarei algumas das que considero mais importantes. Todos eles são claramente conhecidos pela OpenAI Inc.
Limitando respostas maliciosas
Bem, pode ser considerado uma limitação ou uma vantagem. O fato é que, como mencionei anteriormente, o ChatGPT foi especificamente programado para não fornecer reações tóxicas ou prejudiciais. Portanto, ele tentará ativamente evitar responder a esse tipo de pergunta.
Claro, erros podem acontecer e a equipe da OpenAI está ciente disso. Nesse sentido, eles convidaram os usuários a enviar feedback para ajudar a melhorar o sistema. Recentemente, eles até tentaram encorajar os usuários a avaliar as respostas oferecendo créditos do ChatGPT em troca.
Qualidade das respostas
Outra limitação é que, embora seja projetado para entender o que o usuário quer dizer com sua pergunta, uma melhor orientação, ou seja, perguntas de melhor qualidade, tendem a gerar melhores respostas.
Além disso, por serem treinados para fornecer respostas que parecem corretas em um estilo humano, eles podem até enganar as pessoas fazendo-as pensar que o conteúdo está correto quando não está porque está bem escrito. Isso mesmo, nem sempre as respostas estão certas, você tem que ficar atento. Por exemplo, após a chegada do ChatGPT, o famoso site Stack Overflow notou que muitas pessoas começaram a usar as respostas do ChatGPT na comunidade, e o que mais os preocupava era o fato de que apesar da alta taxa de erros, o conteúdo “parecia” estar correto, o que dificultou ainda mais o trabalho da equipe de moderadores e resultou em uma política temporária de proibição de respostas do ChatGPT no Stack Overflow.
Outro ponto levantado pela própria equipe da OpenAI é que o conhecimento do sistema é pelo menos temporariamente limitado até 2021.
Investimento financeiro
Por enquanto, pelo menos no momento em que escrevo, o ChatGPT é gratuito para uso durante o período de “visualização da pesquisa”. No entanto, tudo indica que o ChatGPT será pago.
Como já mencionei aqui, o chatbot está atualmente aberto para os usuários experimentarem, ou seja, gerar demanda e dar feedback sobre as respostas vindas da IA, para que a ferramenta aprenda com seus erros e se torne ainda melhor.
Aliás, os demais produtos da empresa e o próprio anúncio de premiação de crédito ChatGPT nos dão uma ideia de como poderá ser um de seus modelos de monetização no futuro.
Os modelos de linguagem substituirão a pesquisa do Google?
Um fato que eu acho interessante, é que o próprio Google já criou seu próprio chatbot de IA chamado LaMDA. Os engenheiros do Google disseram que o desempenho de seu chatbot é tão próximo da conversa humana que alguns o chamam de “sensível”.
Quer acompanhar mais artigos como esse? Clique aqui!