O cliente adiciona produtos ao carrinho de compras, mas não conclui o pedido. Ou seja, pode haver vários motivos para esse comportamento, mas o principal pode ser o alto custo do frete, segundo o CX Trends 2023, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box. Um estudo com mais de duas mil pessoas de todo o país revela que 63% dos consumidores que compram no e-commerce já desistiram de finalizar uma compra devido ao alto custo de entrega.
Leia também >> Como fazer boas fotos de produtos para minha loja virtual
O abandono do carrinho pode se tornar um problema sério, pois representa uma perda de vendas que pode ameaçar a lucratividade do negócio. Ou seja, para combater esse desafio, algumas estratégias podem ser adotadas para melhorar a experiência de compra. Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, destaca que perder um cliente nesta fase pode ter um grande impacto no futuro.
“No período anterior, a empresa investiu na conquista desse cliente e na melhoria do negócio. Se um cliente se depara com um bloqueio que gera atrito na hora de finalizar a compra, seja por experiência ou algum fator que afete diretamente a decisão final, sua empresa corre o risco de ter um aumento absurdo nas perdas do carrinho. Além dos problemas de navegabilidade, um exemplo de desgaste recorrente é o alto custo do frete”, diz.
Desistência da compra
Segundo Rodrigo, hoje, quando 61% dos consumidores compram online, é preciso entender que a taxa de entrega não é apenas uma questão de logística. Ou seja, também é uma motivação que tem grande influência na decisão final. Ou seja, referindo-se aos dados do E-commerce Trends 2023.
Lreia mais >> Dropshipping – Qual é a melhor plataforma para criar uma loja
Além de desistir de uma compra, o frete alto pode levar um cliente a comprar um produto ou serviço de um concorrente que oferece frete grátis ou mais barato.
“Vale a pena pensar no que pode ser cortado e entender que tipo de status especial pode ser oferecido para que custos não sejam motivo de demissão. Montar conjuntos de itens, por exemplo ‘3 camisetas por X reais + frete grátis’, é uma solução interessante porque aumenta o ticket de venda, permitindo que o lojista absorva esses custos sem ter prejuízo, ” ele diz.
É importante você saber que, em datas específicas e quando há mais concorrência, como na Semana do Frete Grátis, Dia das Mães ou Black Friday, o empresário também pode arcar com os custos de frete. Ou seja, em compras de determinadas regiões onde a entrega é feita mais barato, e compensa os custos com mais vendas geradas.
“É importante que antes de apostar em uma estratégia, principalmente se envolver frete grátis, o comerciante esteja atento à sua gestão logística. Principalmente em relação aos custos de entrega, para garantir que os resultados financeiros do período não sejam prejudicados. “, ele aponta.
Frete Grátis como Chave
Aproveitar datas comemorativas importantes como o Dia das Mães e o Natal é de extrema importência, Vinicius Guimarães, Gerente de Marketing da Tray, destaca a data do Free Shopping Day para aumentar a visibilidade e alavancar as vendas.
Leia mais >> Pix: seu uso dispara no e-commerce, será o fim dos boletos?
“Oferecer frete grátis pode ser a chave para aumentar as vendas e alavancar sua loja online. Especialmente no Memorial Day, mas você precisa ter cuidado para não prejudicar a saúde financeira de sua loja. Por exemplo, no Dia do Frete Grátis, algumas estratégias podem ser implementadas. Ou seja, definir um valor mínimo para receber o benefício, oferecer frete grátis como promoção limitada, ou definir um benefício. para regiões específicas”, diz.
Segundo ele, as opções são inúmeras, mas o segredo é avaliar a margem e ter uma meta clara para o aumento necessário para evitar prejuízos. “Muitas vezes, os clientes estão dispostos a gastar um pouco mais em um produto se souberem que não terão que pagar pelo frete. É preciso estar atento às mudanças no comportamento do consumidor e buscar oferecer uma experiência de compra segura, transparente e satisfatória”, finaliza Guimarães.
Metodologia
Um estudo apoiado pelo Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box. Mais de 2.000 consumidores maiores de 16 anos de todo o Brasil e de todas as esferas da vida em janeiro de 2023 foram entrevistados. A pesquisa tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais.