O público lembra de um número significativo: 90% dos consumidores mundiais querem falar com marcas e empresas por meio de mensagens. Na prática, esse número se traduz em oportunidades de negócios em plataformas como o WhatsApp, que está presente em 99% dos dispositivos móveis no Brasil. E não para por aí: a pesquisa Conversational Commerce, elaborada e publicada pela Elife, aponta que 80,5% dos brasileiros pesquisados para a pesquisa já compraram produtos e serviços por meio de canais de chat.
No cenário de compras online, que 67,7% dos brasileiros fazem semanalmente, 70,6% dos entrevistados são as plataformas de marketplace. Ou seja, as mais utilizadas que concentram muitas lojas em um só lugar, como Shopee, iFood e Mercado Livre.
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Embora os apps de marketplace sejam os queridinhos dos compradores virtuais, respondendo por 90,5% das menções dos entrevistados, os apps de lojistas se destacam no país (61,2%). Já os apps de transporte como Uber (37,3%), sites de lojas (33,6%) e conversas. canais como WhatsApp (28,1%).
Entre as principais diferenças percebidas pelos usuários desses canais, 53% apontam para o aspecto dialógico – ou seja, a possibilidade de trocar mensagens diretas com os vendedores quando necessário. Nesse trecho, o aspecto dialógico se divide em três interesses que os consumidores consideram importantes: a possibilidade de tirar dúvidas com a operadora (40,4%), dispensar o download de aplicativos adicionais para conversação (13,3%) e a possibilidade de negociação (12,6 %)).
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Em relação à lista de inconvenientes observados ao utilizar os canais de chat, 25,2% dos entrevistados afirmaram não encontrar nenhum inconveniente. No entanto, 23,3% consideram a demora na resposta irritante, e situações de compra que exigem pagamento fora do canal foram relatadas por 17,4% dos participantes.