Com o avanço da tecnologia, cada vez mais estratégias são criadas para aumentar a visibilidade da sua marca. As técnicas de SEO são conhecidas por fazerem você se posicionar de forma relevante na primeira página dos sites de busca. No entanto, estar na primeira página de buscadores como Google ou Bing não é suficiente para consolidar sua marca no mercado digital. Ou seja, é fundamental ter uma estratégia voltadas para as redes sociais.
Neste artigo vamos falar sobre SMO. Saiba o que é, seus benefícios, como aplicar a estratégia e muito mais! Vem comigo!
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O que é SMO?
SMO significa Social Media Optimization ou Otimização de Mídia Social, traduzido livremente para o português. É uma estratégia que visa consolidar a imagem da empresa nas redes sociais. E não apenas através do site ou sites de busca. Existem diversas marcas que utilizam a mídia como canal para divulgar seus produtos e serviços, muitas vezes utilizando o tráfego pago. No entanto, é preciso perceber as possibilidades de melhoria e otimização dessas redes.
A otimização das redes sociais é feita através dos números apresentados pelas postagens, como engajamento, curtidas e reprodução de vídeos. Essa análise e aprimoramento é cada vez mais relevante para o marketing digital, pois permite acompanhar todos o processo de criação e interação das redes sociais. Ou seja, garante mais visibilidade de mídia para a marca.
Qual é o significado de SMO?
O brasil é o 4º maior páis de redes sociais. Isso mostra a importância do SMO. Segundo dados da Hootsuite e We Are Social, o brasileiro passa em média 3 horas e 47 minutos conectado a plataformas de mídia digital. Sem falar que 90% dos perfis do Instagram atualmente seguem pelo menos uma empresa, segundo a própria rede social.
Devidos a tanta procura por conteúdo em nosso país, uma marca passa a ser a obrigação de estar presente nas mídias. No entanto, o crescente número de perfis de negócios, não foi surpresa que o Google tenha ajustado seus algoritmos para tornar o engajamento da página um fator de classificação.
A partir disso, as estratégias para gerar mais tráfego, mais conversões e mais vendas, são cada vez mais presentes nas redes das empresas, a fim de ampliar o relacionamento dos usuários com a marca.
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Quais são os benefícios do SMO?
Otimização de redes sociais não ajuda só a aumentar os números da marca e sua imagem. Investir no SMO traz diversas vantagens, como mostraremos a seguir.
Maior interação e engajamento com o público
É preciso mostrar a pessoas que está atrás da marca. O consumidor tem a necessidade de ver as marcas como iguais, ou seja, personificadas. Essa humanização das empresas tem sido uma excelente estratégia para conquistar engajamento e aproximar o relacionamento com os públicos.
A melhor forma de criar e cultivar esse relacionamento marca-cliente é por meio das redes sociais com posts e descrições que estimulem a interação do público por meio de curtidas, comentários e até compartilhamentos por meio de stories.
Entre suas funções, a Social Media Optimization é responsável por “encurtar” a distância entre marca e usuário.
Corte custos com marketing de mídia social
Com o crescimento das redes sociais no meio do empreendedorismo, sempre que as estratégias são colocadas em prática, uma parte do orçamento de marketing das empresas é destinada para mídias como Instagram, Facebook ou Linkedin. E o motivo é simples: são excelentes ferramentas para lançar anúncios e campanhas que, após um bom planejamento, conseguem atingir o público-alvo definido pela empresa.
Mas nós sabemos que no marketing digital, uma coisa puxa a outra. Se o seu conteúdo não for relevante e interessante para os usuários, não adianta fazer campanhas pagas, pois elas são feitas para atrair o público. Porém, convertê-lo em Lead já é tarefa do conteúdo orgânico, que precisa estabelecer um diálogo com potenciais consumidores.
O SMO vem para aproximar o usuário da sua marca, e economizar a sua verba de campanha.
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Integração de conteúdo
Integração de conteúdo também pode ser chamada de Crossmídia. Nada mais pe que adaptar o mesmo tema do conteúdo, para redes sociais diferentes, para que eles permaneçam sempre “ligadas” umas às outras. Isso vai trazer um bom resultado de engajamento.
Desde os temas abordados nos artigos e posts até o design utilizado, tudo deve estar coeso, “conversando” entre si. Outro grande benefício do SMO, ou Social Media Optimization, é a integração desses elementos, por meio de táticas específicas voltadas para a otimização do seu conteúdo, tráfego e eficiência do site.
Por que investir em SMO?
Hoje em dia é praticamente impossível separar a mídia social e o marketing de otimização de mecanismo de busca. Isso deve-se ao fato de cada umas das estratégias estarem cada vez mais ligadas, e o usuário em cada vez mais canais de comunicação digital.
As técnicas de otimização de mídia social são a base de uma abordagem de SEO para o seu conteúdo. Mesmo que sua página tenha um excelente engajamento nas plataformas de mídia social, isso não garante necessariamente boas classificações.
No entanto, alinhar uma estratégia de SEO de qualidade tem o potencial de potencializar os resultados das ações na prática.
Quais são as diferenças entre SMO, SEO, SEM e SMM?
Existem inúmeras estratégias de marketing digital por aí, e com tantas siglas parecidas, é comum ficarmos confusos às vezes. Para evitar dúvidas, dê uma olhada nas diferenças e características das técnicas SMO, SEO, SEM e SMM.
SMO
Como vimos ao longo deste artigo, Social Media Optimization é um conjunto de técnicas que consolidam a empresa nas redes sociais, focadas principalmente em estreitar o relacionamento com os usuários.
SEO
A sigla em inglês para Search Engine Optimization tem como objetivo aumentar a visibilidade de um site e tentar colocá-lo em uma boa posição nas SERPs, ou seja, nas páginas de resultados de busca do Google e Bing, entre outros.
Como visto anteriormente neste artigo, SEO se alinha com estratégias de otimização de mídia social.
SEM
SEM, ou Search Engine Marketing, refere-se a estratégias pagas ou orgânicas também destinadas a otimizar os resultados dos mecanismos de pesquisa. Porém, enquanto o SEO está mais relacionado a palavras-chave, o SEM é mais abrangente e pode até incluir ações como links patrocinados ou anúncios pagos.
SMM
Como o SEM, o Social Media Marketing (SMM), também é maior em escopo do que SMO, e visa todas as estratégias de marketing de mídia social, pagas ou orgânicas.
O objetivo é gerar engajamento, criar um bom relacionamento com o público e, claro, aumentar as vendas.
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Quais são as principais técnicas de SMO?
Pronto! Agora você já conhece o SMO. Mas quais são suas principais técnicas? Vamos explorar um pouco algumas delas.
Encontre o melhor horário e frequência para postar
Para obter os melhores resultados em suas estratégias de otimização de mídia social, é importante saber os horários e dias em que seu público é maior e mais engajado com o conteúdo publicado nas redes sociais da marca. Ou seja, aquele horário que o usuário da rede social da sua marca está ali, online para ver, curtir e comentar no conteúdo postado.
No entanto, esta técnica deve ser feita em uma base de tentativa e erro. É necessário testar os horários e a frequência em que as postagens recebem mais visualizações, curtidas e comentários. Além claro, de contar com os insights e relatórios, para ter acesso ao horário com maior visitas e curtidas.
Reutilizar conteúdo publicado anteriormente
Aproveitar conteúdos que viralizaram anteriormente, para criar um novo post, é uma boa estratégia. Gerar conteúdo atraente está se tornando cada vez mais difícil com a quantidade de postagens feitas nas mídias sociais. Sabe aquele ótimo post antigo que chamou muita atenção de seus usuários? Não há nada de errado em compartilhar novamente se for feito corretamente.
A otimização de redes sociais permite que você reaproveite as ideias contidas neste post para criar novas, podendo até mesmo publicá-las em outros formatos.
Criar conteúdo compartilhável
Tornar seu conteúdo compartilhável é essencial para uma boa estratégia de otimização de mídia social. É por esse motivo que tantas empresas tentam criar postagens virais.
Tente usar imagens, vídeos e até gifs em suas postagens, pois os visuais tendem a chamar a atenção dos usuários.
Pensando nisso, é interessante investir em textos curtos, como CTAs e botões de compartilhamento. Vale lembrar que apelar para a viralidade com inúmeras hashtags não é indicado, pois isso resultará em uma reação negativa em torno da sua marca.
Como adotar o SMO na prática?
Adotar Social Media Optimization na prática é trabalhoso, mas certamente irá trazer resultados positivos. Para isso, é imprescindível que você não apenas conheça o desempenho da mídia social da sua empresa, mas também preste atenção a detalhes como os listados abaixo.
Conheça seu público-alvo
Antes de qualquer estratégia de marketing, você precisa definir e conhecer bem o seu público, o que não é diferente no SMO. Afinal, na hora da produção de um conteúdo, você precisa saber para quem está criando, não é mesmo? Use métricas para analisar o comportamento dos usuários que seguem seus perfis.
Por meio de campanhas patrocinadas, você pode segmentar os clientes que deseja atingir e assim acompanhar de perto o comportamento de cada base definida.
Inserir palavras-chave
Como mencionado anteriormente neste artigo, alinhar SEO com SMO é uma ótima estratégia de integração. Para isso, use palavras-chave nas legendas de postagens, títulos e até mesmo na biografia dos perfis de sua marca.
Isso torna mais fácil para os usuários encontrarem sua empresa quando pesquisam termos específicos.
Otimizar legendas
O título é um dos principais itens para chamar a atenção de suas publicações nas redes sociais. Tente criar títulos que mostrem o conteúdo encontrado na postagem, mas incentive o usuário a visualizar a postagem e apresentar apenas o que o conteúdo realmente oferece.
Além disso, entregue o que prometeu. Não decepcione seu público não entregando o que prometeu na legenda.
Forneça links para suas redes sociais
Um SMO bem elaborado aumenta o número de seguidores que seguem sua marca. Portanto, é interessante colocar botões com links de redirecionamento para seus perfis em Email Marketing, Landing Pages e no rodapé de sites e blogs.
Também é possível inserir links de compartilhamento para dois posts, permitindo que o cliente compartilhe o conteúdo que gosta com outras pessoas de seu círculo social, aumentando a possibilidade de conquistar novos seguidores.
Leia sobre gestão de redes sociais
Independentemente das redes sociais que sua empresa utiliza, o objetivo do SMO é otimizar a gestão de perfis, focar no relacionamento com potenciais clientes, engajar com seu conteúdo e, claro, aumentar seus negócios. Isso faz com que você seja incentivado a estudar sobre o assunto. Esteja por dentro de todas as mudanças e os conteúdos que estão viralizando nessas redes. Dessa forma, você irá conseguir acompanhar as principais tendências, e levar a sua marca junto!