A inteligência artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. O objetivo da inteligência artificial é criar programas e algoritmos que possam simular o pensamento humano, aprendizagem, percepção e tomada de decisão. Sendo assim, ela vem substituindo a função de algumas pessoas dentro de empresas grandes e pequenas.
Para tal fato acontecer, ela vem sendo aplicada em vários setores, incluindo medicina, indústria, transporte, finanças, entretenimento e muitos outros. À medida que a tecnologia avança, espera-se que a inteligência artificial desempenhe um papel cada vez mais importante, influenciando a maneira como vivemos e trabalhamos.
Mas você acredita que a IA pode substituir totalmente o trabalho de uma pessoa? Sabemos que em muitos casos, ela já atua de forma integral. Ou seja, consegue executar todas as ações de um processo com excelência. No entanto, exitem algumas áreas nas quais a IA ainda não consegue atuar 100%.
Em uma entrevista exclusiva, João Branco citou três atividades que são imprescindíveis que seres huamanos executem, para que sejam feitas de forma completa, e cheia de percepção e análise. Confira trechos dessa entrevista!
Leia também >> Automação de Whatsapp com n8n.io
Leia trechos da entrevista que João Branco deu
É mais fácil fazer marketing em uma grande marca?
João Branco:
Comercializar uma marca muito grande pode parecer fácil, mas na realidade é muito mais difícil do que parece. Eu sei que é muito difícil fazer uma marca nova ser notada, mas transformar algo que já é muito consumido e muito amado em algo ainda maior também é muito difícil. Para ilustrar, imagine que você tivesse que dobrar o tamanho da Coca-Cola ou triplicar as vendas do Big Mac ou dos celulares Samsung. Para isso, é preciso quebrar as barreiras comerciais. Estou dizendo que pegar algo que já é muito usado, massivamente popular e fazê-lo crescer ainda mais é um grande desafio.
Qual é o maior desafio para um profissional de marketing hoje?
João Branco:
O maior desafio para qualquer profissional de marketing moderno é conseguir acompanhar a velocidade das mudanças. É preciso entender tudo o que está acontecendo no mundo, pois o representante de marketing na gestão da empresa deve ser como um farol, uma pessoa para quem o resto do grupo olha e vê respostas para o futuro, onde o mercado está , para onde está indo o consumo e o que está mudando na vida dos consumidores.
Temos que ser nós a mostrar o rumo e mostrar à sociedade que estamos conectados ao consumidor e, portanto, conectados ao futuro. Mas numa época em que tudo está mudando, ser essa pessoa é um desafio. Ser aquele que prega o que acontece hoje é muito difícil porque estamos em um momento de mudança acelerada.
Que qualidades descrevem um bom profissional de marketing?
João Branco:
Na minha opinião, existem três características principais: a primeira é a sensibilidade para perceber as necessidades e interesses dos clientes. Não basta ser bom em pesquisa, é preciso se colocar no lugar dessas pessoas e sentir o que elas sentem. A segunda é a capacidade analítica de resolver problemas complexos, de olhar para um mar de dados, informações, pesquisas e identificar quais deles são relevantes, quais botões apertar para resolver determinado cenário.
E a terceira é a capacidade de envolver a multidão, de dizer “pessoal, lá vamos nós” sabendo que eles realmente estão indo. Muitos chamam isso de liderança, ou seja, a capacidade de influenciar pessoas. Vale ressaltar que essas são três características que a inteligência artificial não substituirá pelo menos hoje nem nos próximos cinco anos.
Como as marcas podem mudar a percepção do valor dos produtos que vendem?
João Branco:
O conceito de valor percebido nada mais é do que uma equação composta pela percepção de benefício dividida pela percepção de custo. Sabendo disso, marcas e empresas podem jogar com a percepção das pessoas, seja em termos de benefícios ou custos. Por exemplo, quando se fala em dividir valores em parcelas suaves ou que determinado produto é mais barato que um cafezinho, as marcas mudam a visão das pessoas sobre o preço final. Essa mudança pode ser feita entendendo o que influencia a percepção do cliente e a partir disso é possível criar jogos de palavras e símiles para falar a língua dele.
Qual estratégia usar na hora de escolher tendências e novidades?
João Branco:
Siga o seu cliente. Não olhe apenas para jornais e postagens de tecnologia. Considere o que seu cliente está dizendo. Os consumidores falam o tempo todo, mas nem sempre com palavras. Às vezes eles dizem para dar uma estrelinha na avaliação, às vezes eles dizem para enviar uma reclamação aqui ou devolver um prato cheio de comida para a cozinha. As vezes falam em desinstalar seu app ou te deixar no vácuo no WhatsApp. Por isso, observar e entender o cliente é a principal tendência a seguir.
Em conclusão, pode dizer então que a IA veio para facilitar a nossa vida e o nosso dia a dia no trabalho e nas empresas, instituições, fábricas e grandes produções. Mas entendemos que o trabalho humano ainda é indispensável no trabalho de marketing, e diversas outras áreas.
Se quiser ficar de olho em mais notícias e dicas sobre a inteligência artificial, acompanhe nosso portal!