Ter uma estratégia digital é essencial para atrair clientes online e obter bons retornos de vendas. Não é à toa que tantas empresas estão usando técnicas avançadas de marketing digital.
O mercado online é um meio de conexão com o público, seja na promoção de um produto até a realização da compra de um produto através de um ecommerce(loja virtual).
De fato, no primeiro ano da pandemia, o comércio eletrônico no país cresceu 68%, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Em outras palavras, estar em um ambiente digital é uma obrigação para quem quer vender.
Então já está na sua hoje de iniciar seus primeiros passos no setor digital, vamos lá?!
Mergulhe a fundo nos estudos
Hoje mais do que nunca, você vai encontrar muito conteúdo gratuito na internet, seja no Instagram, Facebook ou até mesmo no Youtube onde você encontra milhares de vídeo aulas de como iniciar seus primeiros passos e ganhar dinheiro na internet com marketing digital.
[ATENÇÃO] você não precisa comprar dezenas de cursos para iniciar, fica a dica!!
Além de conhecer mais sobre o marketing digital e todas as possibilidades que ele oferece, você precisa definir alguns seus objetivos para ficar ainda mais fácil seu caminho e obter sucesso nessa empreitada.
Assim, você entenderá melhor quais os resultados você pretende atingir por meio das estratégias de marketing.
Quer criar um negocio próprio;
Quer melhorar o posicionamento da sua marca;
Gerar mais leads para o seu site;
Aumentar as vendas e conquistar novos clientes;
Quero trabalhar como gestor de tráfego.
Todos esses são objetivos possíveis e vamos te ajudar com esse processo neste conteúdo.
Avante
O primeiro passo é entender como a engrenagem funciona!
Isso porque, o marketing digital é uma área bem ampla e você precisa entender como quer começar para não desistir logo na primeira semana.
Uma ótima ideia é iniciar com o tráfego pago, criando anúncios para divulgar serviços e produtos de empresas, amigos e parentes. Esses anúncios serão veiculados em páginas de pesquisa do Google, em banners de sites, no feed, stories e reels do Facebook, Instagram Linkedin e também TikTok.
Ou mesmo o marketing de conteúdo (aquele processo de publicar nas redes sociais), oferecendo conteúdo de valor para conquistar seu público, vídeos mostrando processos de uma empresa e produtos gerando credibilidade ao perfil. Desta forma, trabalhando com inteligência, o perfil da rede social consegue aumentar o numero de seguidores e maior engajamento com o público.
Há também o SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca. Consiste em ajustar o conteúdo com palavras chave, descrição em locais corretos no site para que o Google leia esse material e ajude seu site ou conteúdo do blog a tenha um bom posicionamento orgânico nos mecanismos de busca e assim esse site ou blog terá muito mais acessos sem ter que investir muito em tráfego pago.
Quanto melhor posicionada sua página estiver, maiores são as chances do seu público lhe encontrar e isso se converter em vendas.
Pode parecer um bixo de sete cabeças, porem existe muito conteúdo no Youtube sobre o plugin “Yoast SEO”, usado para sites em WordPress que você pode aprender rapidamente e ganhaar um bom dinheiro e apreciação de seus primeiros clientes.
Mais esse processo de indexação do conteúdo ou site organicamente na primeira página pode demorar de 3 a 6 meses e existem várias variáveis que podem interferir na sua performance, faça passo a passo o processo e terá grandes resultados.
Enfim, são muitas possibilidades e é ideal que você se aprofunde cada vez mais buscando técnicas de experts que já estão tendo resultados expressivos na internet.
Você pode aproveitar os vários tipos de conteúdos que existem em blogs e canais. Ou mesmo cursos mais completos focados em áreas específicas, como Inbound Marketing, gestão das mídias sociais, curso de gestor de tráfego e outros.
Planejamento
Então se você quer trabalhar com o marketing digital e conseguir bons resultados, você precisa ter um planejamento! Confira a lista:
- Definir seu negócio e nicho/subnicho
- Definir seu público
- Definir seu avatar
- Criar uma fanpage no Facebook
- Criar uma conta no Instagram
- Criar um site ou blog
- Criar uma conta no Google
- Integrar as ferramentas do Google ao seu site
- Integrar ferramentas do Facebook
- Integrar pixel e scripts de acompanhamento
Nada adianta ter uma conta no Instagram, se ela não possui conteúdo estratégico, com frequência e de forma organizada. A presença digital precisa ser bem definida para que as estratégias adotadas tragam resultados.
Existem vários gurus do marketing digital mas tome cuidado, estude quem faz sentido pra você, siga o método deste expert e evite ficar pulando de galho em galho. Isso pode trazer confusão no seu processo entendimento e de comunicação.
Utilize o Google agenda. Defina as datas certas para cada publicação, os tipos de conteúdos, datas comemorativas e mais.
Entenda os resultados
já deve ter ouvido falar de métricas certo? Então segue algumas que são importantes para você obter clareza na hora de ler seus resultados.
- CPM: Custo por mil impressões
- CPC: Custo por cliques
- CPV: Custo por visita
- CPL: Custos por lead SQL
- CPA: Custo por aquisição
- ROI: Retorno sobre o investimento
- ROAS: Retorno sobre investimento em mídia
- Lead MQL: contato qualificado apenas para marketing
- Lead SQL: contato qualificado para vendas
Outras mais avançadas:
- CAC – Custo de aquisição de cliente
- LTV – Life time value
O CAC ajuda a demonstrar a importância da retenção. E o LTV apresenta o sucesso da retenção.
Com esses dados, você pode monitorar o seu site ou de seus clientes e verificar como está o tráfego, entender se os anúncios estão obtendo resultados e de onde seu público está vindo.
Obtenha ajuda
Agora que você já conhece alguns dos passos para entrar no mundo do marketing digital, sempre busque a ajuda de um mentor ou expert em sua jornada.