Presentes no mercado brasileiro desde 1961, as famosas canetas Bic conquistaram os consumidores pela simplicidade e versatilidade. Ou seja, essas características contribuíram para a extrapolação da função primordial da caneta, que se tornou um acessório polivalente em diversas situações.
“Quem é um pouco mais velho, como eu, deve se lembrar da época em que rebobinávamos cartuchos com a Bic”, brinca Rodrigo Iasi, diretor de marketing da Bic, em entrevista.
As canetas Bic provaram ser companheiras fiéis em muitas ocasiões de uso e criaram uma conexão emocional com os consumidores. Ou seja, o amor de longa data da marca pelos brasileiros se reflete na venda de 400 milhões de canetas por ano e se espalhou pelo portfólio da marca. No entanto, também é conhecida por seus isqueiros e lâminas descartáveis. Hoje, esse prédio histórico, pautado pela simplicidade, representa o DNA da Bic em todos os seus produtos e mantém a marca na vanguarda do mercado brasileiro.
Leia também >> Campanhas no WhatsApp, Instagram e Facebook
Mas a marca francesa não vive só de lembranças: considerando o potencial de inovação, a Bic promete em 2023 trazer novidades em todos os setores que vão enriquecer a experiência do consumidor brasileiro.
“Temos novidades a caminho e a equipe de marketing está a todo vapor. Lançar um produto envolve muito trabalho de bastidores: temos que preparar os produtos, preparar a narrativa do varejo e do consumidor, campanhas, embalagem, preço, estratégia de distribuição”, revela o diretor de marketing.
Alavancas de crescimento para continuar
Inserida em diversos segmentos, cada um com suas peculiaridades, necessidades e portes. A Bic segue atenta tanto aos movimentos dos consumidores quanto às ações dos concorrentes para se manter relevante no mercado. Ou seja, além disso, a empresa possui alavancas de crescimento bem definidas para cada setor em que atua, o que tem contribuído para manter a presença da marca na vida do consumidor brasileiro.
“A Bic é dividida em três categorias, três segmentos, e cada um deles corresponde a aproximadamente um terço do faturamento. Cada categoria tem sua própria dinâmica, seu próprio desafio e alavanca de crescimento”, diz Iasi.
Uma dessas categorias é o setor de papel. Ou seja, a empresa busca formas de expansão na área por meio da inovação. Para isso, a Bic investe na categoria de artes e criatividade, com foco principal no público infantil, Tipicamente um público que não se enquadra no consumismo das canetas tradicionais.
“Os consumidores começam a usar canetas na adolescência, mas podem entrar na categoria de giz de cera, lápis de cor e marcadores. É assim que normalmente entramos em casas e escolas. Temos players muito fortes no mercado brasileiro e nesse segmento o Bic ainda não é líder. Estamos ganhando mercado e temos espaço para crescer”, continua o diretor.
Leia mais >> De rede social a um importante canal para as marcas. Conheça mais sobre o Tik Tok
Nos últimos anos, a empresa vem desenvolvendo soluções criativas para campanhas relacionadas à introdução e comercialização de outros produtos. No entanto, são essenciais do portfólio, como isqueiros e lâminas descartáveis.
“Há quase três anos lançamos toda uma linha de isqueiros decorados e estampados. Esses isqueiros são um pouco mais caros, mas as pessoas os adoram porque carregam um aspecto de colecionador. Essa é a alavanca do crescimento”, enfatiza.
Mercado x Competição
No mercado de barbeadores, mais competitivo que os demais, a empresa francesa aposta no marketing mix para aumentar sua participação. Ou seja, hoje gira em torno de 30%. “Nossa estratégia passa pelo preço certo, dentro da proposta de valor da marca, pela aceleração da inovação – hoje todo mundo que entra na gôndola do supermercado encontra nas lâminas Bic diversas soluções – comunicação, tanto no ponto de venda quanto na jornada do cliente. consumidores e, por último, mas não menos importante, distribuição”, conclui Iasi.
Leria mais >> Banco do Brasil fez aporte de R$ 5 mi no Yours Bank
Global e local unem forças
Presente em mais de 160 países, a Bic tornou-se referência global em todos os setores em que atua. O sucesso da marca depende do lançamento de operações e campanhas capazes de atender às peculiaridades e nuances de cada país a partir da observação de elementos culturais, hábitos e costumes.
Para tornar o processo de observação mais eficiente, a matriz da empresa desenvolveu o setor Consumer Marketing Insights (CMI), que abastece os escritórios locais ao redor do mundo com pesquisas de tendências, comportamentos e atitudes desenvolvidas individualmente em cada país.
“Uma vez que entendemos, identificamos oportunidades nas necessidades do consumidor que podem ou não se refletir em produtos e serviços. Se ele se recuperar, nascerá um projeto que começará a se desenvolver globalmente ou localmente”, explica o diretor.
No Brasil, a empresa possui dados locais importantes para a introdução e oferta de novas linhas de produtos.
“Segundo costume e costume, metade do fósforo do Brasil é aproveitado na região nordeste. Aqui está uma oportunidade: sabemos que um isqueiro Bic acende 3000 vezes. Seriam necessárias 75 caixas de fósforos para igualar essa capacidade. Assim, o isqueiro Bic representa uma economia de 30 vezes. Por isso, lançamos a campanha Economize com Bic, voltada principalmente para o Nordeste”, finaliza Iasi.