O marketing está em alta em 2023 e deve continuar assim ao longo da década. É o que aponta a pesquisa Marketing Landscape – Panorama do Marketing no Brasil 2023.
Para 71% dos 236 profissionais entrevistados nos últimos dois anos, o marketing – assim como as ferramentas e estratégias que sustentam o termo – ganhou importância no mundo dos negócios. No período, a ascensão da categoria foi acompanhada de maior investimento nas áreas de marketing, tendência que deve se expandir ainda mais nos próximos anos.
Porém, nem tudo são flores. Embora o marketing tenha um papel cada vez mais importante na rotina operacional, a maioria das empresas brasileiras ainda não aplica modelos de gestão de marketing modernos e bem-sucedidos.
“As empresas que alcançam os melhores resultados são aquelas que aplicam modelos ágeis, de crescimento e de gestão de dados. Não podemos deixar para depois”, alertou Bruno Mello, fundador do Mundo do Marketing.
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Marketing em evidência
Os profissionais entrevistados na pesquisa compartilharam sua percepção sobre a importância do marketing nos últimos anos para as empresas em que atuam. 71,19% dos entrevistados disseram que o marketing se tornou mais relevante para as empresas, enquanto 22,88% disseram que a importância do setor permaneceu a mesma. Com essa redução, apenas 5,93% dos entrevistados culparam a perda de relevância do setor no núcleo operacional.
Questionados a pensar no futuro, mais precisamente nos próximos dois anos, 81,36% dos profissionais acreditam que o Marketing ganhará ainda mais importância. Para 16,95%, o setor manterá sua relevância atual e 1,69% dos entrevistados antecipam uma perda de relevância mercadológica para as empresas em que atuam.
Tanto a realidade quanto a tendência de alta evidenciam novos tempos para o setor de marketing no Brasil.
“Há dez anos, o Marketing perdia relevância e espaço devido à demanda por resultados. Agora esse espaço está sendo reocupado e sua importância volta a crescer, principalmente nas empresas digitais”, comenta Mello.
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Relevância endossada pelo investimento
62% dos especialistas ouvidos pela pesquisa confirmaram um aumento na verba de marketing nos últimos dois anos – o que coincide com o aumento da relevância do setor para as empresas nacionais.
“Quando o marketing está cumprindo suas funções e entregando resultados, as empresas tendem a aumentar os investimentos”, observa o fundador.
Além disso, 19% dos entrevistados afirmaram que a verba de marketing foi mantida ao longo do período, enquanto 17% apontaram redução no investimento – sugerindo que a relevância do marketing também diminuiu nessas operações.
Seguindo uma linha de tendências positivas para o futuro da área, 69% dos entrevistados afirmam que a verba de Marketing aumentará em 2023, enquanto 22% afirmam que os investimentos serão os mesmos dos últimos dois anos. Apenas 8% dizem que seu orçamento de marketing diminuirá.
Neste contexto, o marketing digital ocupa uma posição chave nas tabelas de custos das empresas. Segundo os especialistas entrevistados, a maioria das empresas (16%) investe valores acima de R$ 30 mil por mês. Outros 15% investem entre R$ 5 e R$ 10 mil.
“No Digital, os custos de aquisição são menores em comparação com outros canais de aquisição, e isso atrai investimentos de empresas de todos os portes”, comenta Mello.
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Lição de casa
Embora tenha identificado práticas e comportamentos promissores por parte das empresas, a pesquisa Marketing Landscape também aponta que as iniciativas de marketing ainda precisam fazer a lição de casa na hora de adotar modelos modernos de gestão para a categoria, como Agile, Data Driven e Growth marketing metodologias. .
Quando perguntados quando pretendem usar pelo menos uma dessas metodologias, aproximadamente 44% dos entrevistados disseram que deveriam usar “em breve” – uma resposta que acende um sinal de alerta preocupante.
“Metade das áreas de marketing ainda não trabalha e não pretende trabalhar, pelo menos no curto prazo, com pelo menos uma das três metodologias, o que é bastante alarmante, porque a inclusão nesses três modelos de gestão é urgente”, observa Mello.
Para os fundadores, a aplicação do trio de metodologias está diretamente ligada à obtenção de resultados competitivos.
“Os melhores resultados são alcançados por empresas que aplicam modelos de gestão ágil, de crescimento e orientados a dados. Não tem como deixar para depois. As empresas devem ter pelo menos um planejamento de curto prazo. “Em breve” abre espaço para que as operações ignorem a importância dessas metodologias”, conclui.