De acordo com a Pesquisa Global Consumer Insights 2018 da PwC, a maioria dos brasileiros (77%) é influenciada pelas mídias sociais na hora de decidir o que comprar. O Brasil está acima da média mundial na pesquisa em relação à influência das redes e também é o país que mais engaja nas redes sociais. Nesse cenário, plataformas populares de mídia como Instagram, TikTok e Twitter são ferramentas poderosas para promover o marketing de uma marca ou produto. Ou seja, como pode ser visto nas milhares de tendências virais nas redes.
Pollyanna Mantovanello, Mestre em Comportamento do Consumidor e Professora de Marketing e Comunicação da Escola Conquer, explica. As redes sociais se tornaram uma parte grande e influente da vida das pessoas, principalmente pela necessidade de pertencer a grupos.
Leia também >> Avanço da inteligência artifical: como os brasileiros enxergam
“As redes sociais sempre existiram, em diversos formatos – nada mais são do que grupos de pessoas com afinidades específicas. Hoje, além das comunidades possibilitadas pela proximidade geográfica, as redes também se expandem exponencialmente por meio de plataformas online”, afirma.
O aprendizado presente nesse ambiente permite que essas redes tenham a capacidade de mudar a forma como algo é consumido. Seja um conteúdo ou um produto, desenvolve Pollyanna. Segundo o especialista, é importante que as marcas adotem uma estratégia que combine o digital e o físico – o chamado phygital. Ou seja, construam uma abordagem multicanal online e offline para conseguir se fortalecer e se consolidar no cenário das mídias sociais.
“Trata-se menos de ideias rebuscadas e mais de encontrar soluções criativas para novos e velhos problemas, sempre conectadas à realidade das pessoas em seu dia a dia”, explica.
Leia mais >> Campanhas no WhatsApp, Instagram e Facebook
Marca aprimorada em formato digital
A estratégia de construir e fortalecer a marca dentro das plataformas e o que acontece nelas não é nenhuma novidade para as empresas. Cada vez mais é possível ver marcas surfando nas tendências para se firmar no mercado. Celina Poersch, empresária curitibana, percebeu uma tendência de vídeos e publicações envolvendo overnight oats. Junto com sua experiência internacional e proximidade com a gastronomia, ela viu uma abertura no mercado e uma oportunidade. Ou seja, entrar em um momento favorável na mídia – assim nasceu a Koza.
“A ideia de criar uma marca e um produto à base de aveia veio da minha experiência morando fora do Brasil, na Inglaterra. A construção da ideia e do negócio começou em 2020, quando receitas saudáveis com aveia começaram a ganhar popularidade no Instagram e no Tiktok. Percebi que o timing era perfeito para me inserir em um espaço com perspectiva de crescimento”, conta Celina.
Atualmente, a hashtag #oatmeal tem mais de quatro milhões de posts no Instagram e #overnightoats já ultrapassou um milhão de posts – números que não param de crescer.
No Brasil, por exemplo, o consumo de aveia sempre esteve fortemente associado a um sentimento nostálgico da infância. Ou mesmo à ideia de que aveia não tem muito sabor. Com vídeos mostrando diferentes formas de consumir alimentos, receitas saudáveis, ingredientes que deixam os lanches mais gostosos, essa visão está se espalhando de forma viral na internet.
A Goat também teve a ideia de participar desse movimento e criar uma nova visão da aveia. “Queremos resgatar aquela sensação de conforto e nostalgia que ela tem, combiná-la com a praticidade que todos buscamos hoje, e também ajudar a modernizar o Oatmeal junto com as redes sociais, um grande canal de comunicação com nosso público e um facilitador do nosso produto. .” , conclui Celina.
Leia mais >> De rede social a um importante canal para as marcas. Conheça mais sobre o Tik Tok
O boom das vendas online de perfumes
A Granado viu as vendas de uma de suas fragrâncias dispararem após um vídeo do TikTok. O poder dos influenciadores é grande, mas difícil de medir porque os resultados não são imediatos. “O cliente pode ser afetado por muito tempo, pois vai buscar a experimentação e a melhor oportunidade de compra. Os gerentes nos dão dados de itens que alguém recomendou, como o perfume marcado por um TikToker – Époque Tropical viralizou e esgotou recentemente”, explica Higo Lopes, gerente de marketing da Farmácias Granado.