Ao pensar em como criar uma marca de sucesso, muitos pensam que se trata de escolher um nome, slogan e logotipo para sua empresa. Na verdade, é um processo muito mais complexo onde a criação desses elementos de marca é uma das etapas finais.
Marcas de sucesso não oferecem apenas produtos ou serviços que facilitam a vida das pessoas, mas também experiências que constroem relacionamentos fortes com um público que endossa as mesmas crenças e valores que defendem.
Neste artigo, forneceremos um guia passo a passo para ajudá-lo a entender as principais etapas da construção de uma marca de sucesso.
Aprenda como criar uma marca de sucesso passo a passo
1- Determine sua estratégia de negócio
Existem três estratégias principais:
- Liderança em custo total: A empresa pode produzir a baixo custo e pode oferecer preços de mercado inferiores aos de seus concorrentes.
- Diferenciação: Uma empresa se destaca em certos benefícios importantes que o público considera de alto valor.
- Foco: Use uma das duas estratégias acima em um segmento de mercado específico.
2- Defina seu público-alvo
Para quem sua empresa pretende vender seus produtos ou serviços? Com base na sua estratégia de negócios, defina para quem sua empresa venderá. Você precisa entender seus hábitos de consumo, dados demográficos, preferências e comportamentos.
3- Crie um personagem
Personas são representações fictícias de consumidores típicos de sua empresa e podem ser criadas a partir de sua pesquisa de público-alvo. Uma marca pode ter várias personas porque nem sempre vende para apenas um perfil de cliente. Com personas definidas – nome, idade, preferências pessoais, crenças, valores e hábitos de consumo – fica mais fácil entender o perfil e o comportamento do seu cliente e criar sua marca de uma forma mais confiante para que os consumidores possam se identificar profundamente com ela.
4- Esclareça sua posição
O posicionamento da marca é a posição que uma empresa ocupa na mente dos clientes, diferenciando-se da concorrência.
De que forma sua marca é diferente e melhor do que outras no mercado, conquistando clientes? O posicionamento retrata os pontos fortes ou vantagens da sua empresa, como qualidade, serviço, tecnologia ou velocidade empregada, etc.
O slogan usado pela Bayer Pharma no Brasil retrata um exemplo clássico (e bem-sucedido) de posicionamento baseado na qualidade: “Se fosse Bayer, seria bom”.
Marcas com posicionamento mais ousado, por outro lado, poderiam usar conceitos mais chocantes, como a campanha de 2010 da marca de roupas Diesel “Be Stupid”, que retratava claramente as ações ousadas e provocativas às quais a marca queria se associar. posição…
Outra forma de reforçar o posicionamento de sua marca é associá-la a causas sociais e políticas, sempre aquelas que correspondem aos valores de suas personas. Ao mostrar a influência e o poder de sua marca nessas áreas, ela se aproximará de seus consumidores.
5- Construa a personalidade da sua marca
Agora que sua empresa tem uma estratégia definida e sabe quem compra, o quê e por quê, eles podem criar uma marca de sucesso de maneira mais confiante. É hora de retratar todos esses conceitos através de elementos de branding, mas antes de definir seu logotipo e nome, você precisa idealizar a personalidade da sua marca.
A personalidade da marca é um conjunto de traços humanos que podem ser associados a ela, como confiança, inteligência, carinho, aceitação e ousadia. A marca Ninho tem uma personalidade afetuosa e entusiasmada, fielmente retratada em seu logotipo, um pássaro alimentando seus filhotes com carinho.
A personalidade da marca é um dos elementos mais fortes para construir uma conexão emocional e identificação com o público. Deve personalizar os valores e as causas em que seus consumidores acreditam e estão dispostos a abraçar.
6- Defina sua proposta de valor
Uma proposta de valor é a experiência que um cliente experimentará quando associado a uma marca. Não se trata apenas de propriedades, benefícios e suas diferenças. Por outro lado, se seu público-alvo define quem está consumindo sua marca e se o posicionamento define o que eles consomem, a proposta de valor é o motivo pelo qual esse público a escolhe.
Por exemplo, considere a Nike e seu slogan “Just do It”. A proposta de valor é uma experiência de alto desempenho. Estética, conforto, durabilidade e outros atributos e benefícios são secundários. A marca promete ajudar seus clientes a atingir seus objetivos atléticos.
Depois que sua marca for lançada, você poderá realizar uma pesquisa de avaliação de proposta de valor para ver o grau de satisfação de seus clientes com a experiência de interação com sua marca.
7- Escolha do nome
O nome é o primeiro elemento que desencadeia um recall de marca. Deve trazer uma conexão forte, benéfica e única a todos os conceitos apresentados nas etapas anteriores. Atualmente, a tendência é usar nomes curtos, fáceis de escrever e pronunciar, tanto que algumas marcas criaram versões abreviadas de seus nomes:
Coca-Cola: Coca-Cola
Loja americana: Americanas
Riaschulo: Rchlo
Chevrolet: Chevrolet
Budweiser: Bud
Antes do lançamento da marca, é importante ter uma prova de conceito para o nome, bem como o logotipo e o slogan.
8- Design de logotipo
Este é outro elemento de marca que deve ajudar na sua lembrança e diferenciação da concorrência.
Os elementos utilizados no logotipo são cores, formas, tipografia (letras) e símbolos.
Há signos que só usam símbolos, como Apple, outros que usam apenas tipografia, como Coca-Cola, e outros que transformam tipografia em símbolo, como Volkswagen.
9- Definição de slogan
Um slogan é uma frase curta, muitas vezes usada em conjunto com um logotipo, que comunica o posicionamento de uma marca. Uma das empresas conhecidas por saber criar marcas de sucesso, a Coca-Cola, desenvolve novos slogans em um curto espaço de tempo, sempre afinando seu posicionamento de acordo com o conceito de suas campanhas publicitárias globais.
É muito importante entender que você não pode criar uma marca de sucesso sem testar conceitos e elementos em todo o processo de construção da marca.
E, ao contrário do que muitos pensam, isso pode ser feito muito rapidamente com um investimento acessível usando plataformas de pesquisa automatizadas para realizar pesquisas digitais.
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