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Como lançar meu curso online

Johnny por Johnny
31/01/2023
Tempo de leitura: 28 mins lidos
36 0
como criar um curso online

como criar um curso online

Quando o assunto é criar um curso online, muitas pessoas ainda ficam confusas sobre por onde começar e como garantir o sucesso após o lançamento.

Um dos benefícios que a internet trouxe foi a facilidade de espalhar conhecimento e aprender uma nova habilidade ou habilidade.

A rede reduziu custos com viagens e democratizou o acesso à educação para todos os cantos do mundo que alcança.

Uma nova forma de educação a distância – conhecida como EAD – também otimizou os custos de mão de obra, permitindo que um curso gravado apenas uma vez capacitasse milhares de turmas.

Tendo a flexibilidade de horários como principal atrativo, essa modalidade atrai muitas pessoas que querem investir em sua educação, treinamento e atualização profissional, mas não abrem mão das responsabilidades laborais e familiares.

Se você estiver interessado e quiser saber mais sobre como iniciar um curso online, continue lendo os destaques, além de um guia passo a passo detalhado.

Conteúdo

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  • Por que investir em cursos online?
  • Crie um curso online passo a passo
    • 1. Defina seu tópico
    • 2. Defina seu público-alvo
    • 3. Valide seu curso online
      • Pré-venda
      • Piloto
      • Google Analytics
    • 4. Crie o conteúdo
    • 5. Edite o conteúdo
    • 6. Escolha uma plataforma de hospedagem
      • Hospedagem própria
      • Learning Management System
      • Plataforma de cursos
    • 7. Defina o preço
      • Venda de curso
      • Assinatura
    • 8. Crie sua página de vendas
      • 7 elementos que não podem faltar na sua página
    • 9. Promova seu curso online
      • Blog
      • Redes sociais
      • Anúncios
      • Afiliados
      • Email
      • Fidelidade
    • 10. Ajude seus clientes a terem sucesso
      • Conclusão

Por que investir em cursos online?

investir em cursos online
investir em cursos online

Nunca foi tão importante investir em cursos e treinamentos como hoje.

A dinâmica da Internet já está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia e, como não poderia deixar de ser, afeta também o mercado de trabalho.

Os empregadores agora esperam o melhor de seus funcionários: a melhor educação e treinamento que os coloquem acima da média e, assim, também fortaleçam a competitividade e os resultados da empresa.

Apesar de todas essas exigências de desempenho, incluir o estudo em meio às responsabilidades diárias nem sempre é uma tarefa fácil.

Nesse sentido, os cursos online levam vantagem porque trazem mais flexibilidade como diferencial.

Afinal, o aluno pode assistir às aulas e fazer testes, exercícios e avaliações onde e quando for mais confortável.

O ensino a distância beneficia tanto quem ensina quanto quem assiste, pois os cursos online tendem a ser mais baratos para o aluno e mais lucrativos para a instituição.

E a evidência do sucesso dessa modalidade no Brasil vem dos dados.

Segundo o último Censo da Educação a Distância (2017/2018), realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o número de alunos matriculados – 7,7 milhões – é mais que o dobro do registrado no período anterior.

Crie um curso online passo a passo

criacao-de-curso-online
criacao-de-curso-online

Acredito que depois de olhar os números do segmento, você percebeu como pode ser rentável criar um curso online.

Portanto, resta a você especificar como fazê-lo.

Fique ligado no passo a passo:

1. Defina seu tópico

Para que seus cursos a distância tenham sucesso, você precisa apresentar conteúdos relevantes e ricos que possam contribuir para a vivência profissional do aluno.

Então o primeiro passo para quem quer criar um curso online é definir o tema que será abordado durante as aulas.

Se você é iniciante na docência, uma dica é começar com temas amplos para que o conteúdo atenda a um grande número de alunos – e isso aumentará o retorno do investimento.

Outra dica para definir o tema da aula é revisar seu repertório e buscar algo entre as habilidades que você já possui que possa ser útil para o público do seu curso.

2. Defina seu público-alvo

Definir seu tópico é o ponto de partida para definir quem será seu público-alvo.

Nessa etapa, é preciso determinar aspectos gerais como idade, sexo, classe social e ocupação profissional.

Mas vale a pena ir um pouco mais longe para entender quais necessidades específicas o curso vai atender a esses alunos.

Além disso, concentre-se em seus interesses, desejos e ansiedades, o que vai muito bem com o conceito de personas, que você conhecerá neste próximo artigo.

Lembre-se que o público está intrinsecamente ligado ao tema e que muito do sucesso do seu curso vai depender do alinhamento dessas duas primeiras etapas.

3. Valide seu curso online

validacao-de-cursos-online
validacao-de-cursos-online

Para garantir que suas chances de divulgação e tema produzam os resultados esperados, você precisa validar seu curso online antes de colocar todas as suas fichas nele e fazer um grande investimento financeiro.

Este processo é necessário para garantir maior segurança e confiabilidade no projeto futuro.

É aqui que você poderá confirmar que existe de fato um público interessado no que você tem a dizer e disposto a pagar pela oferta.

O processo de avaliação e análise deve ser minucioso para garantir que o curso seja lucrativo, que haja demanda no mercado e, ao mesmo tempo, para garantir que ninguém tenha tido a mesma ideia antes de você.

Com a validação, fica mais fácil evitar perdas na produção do extenso material didático que fica no estoque.

E como fazer essa verificação? Comece com sua pré-encomenda.

Pré-venda

As pré-vendas são uma ótima maneira de avaliar a febre do mercado.

Ao começar a vender seu curso antes da data oficial de lançamento, você consegue ter uma ideia mais precisa do tamanho do público interessado em seu conteúdo.

Piloto

Outra forma de avaliar o interesse do público é oferecer um curso piloto de pré-venda.

Assim você consegue entender o potencial do tema, bem como avaliar como o público está recebendo o conteúdo para fazer ajustes antes do lançamento, se necessário.

Google Analytics

Mesmo após o lançamento do curso, é possível fazer alterações no conteúdo de acordo com o comportamento e o feedback dos alunos – e essa é uma das grandes vantagens do ensino a distância.

O Google Analytics é a ferramenta mais popular atualmente quando se trata de analisar dados de tráfego e comportamento do site.

Leia meu artigo completo sobre este tópico para obter mais informações.

4. Crie o conteúdo

A próxima etapa em sua jornada para criar um curso online é criar o próprio conteúdo.

Aprender a fazer videoaulas profissionais não é nada complicado, mas requer algum estudo e dedicação.

Comece definindo o formato do seu curso, se vai ter material de apoio como apostilas e e-books, ou se vai contar apenas com cursos gravados.

Qual é o formato ideal? Claro, aquele que melhor se adapta à sua personalidade.

Para não se perder, faça um esqueleto do seu plano de aula e estabeleça uma previsão de quais materiais devem ser incluídos em cada fase do programa.

5. Edite o conteúdo

A modificação do material é quase tão importante quanto sua fase de produção.

Isso porque uma apresentação de conteúdo confusa pode comprometer todo o desempenho do seu curso.

Lembre-se sempre de que não é importante oferecer conteúdo rico, mas é confuso para o aluno.

Se design, edição de vídeo e aparência não são o seu forte, vale a pena investir na contratação de um especialista que possa te ajudar nessa etapa.

Você pode buscar profissionais freelancers em plataformas online como Workana, 99Freelas e Upwork.

O importante é garantir que você acabe com um conteúdo que possa não só transmitir conhecimento, mas também de forma dinâmica e envolvente.

6. Escolha uma plataforma de hospedagem

plataformas-de-hospedagem-de-curos-online
plataformas-de-hospedagem-de-curos-online

Escolher uma plataforma de hospedagem de cursos é uma etapa que gera dúvidas em muitos empreendedores que estão se aventurando no mundo dos cursos a distância e online pela primeira vez.

Existem hoje diversas opções no mercado para quem precisa disponibilizar aulas para venda em ambiente digital.

Ao escolher o melhor caminho para o seu curso, você precisa se certificar de que o sistema de hospedagem permite algum nível de personalização.

Tudo para que você possa apresentar o conteúdo aos alunos de forma didática.

Outro ponto importante é a gestão dos dados, pois é interessante poder ver o número de matrículas como um todo e obter os contatos dos seus alunos para futuras promoções.

Por fim, a segurança deve ser sempre uma prioridade, pois você estará trabalhando com informações sigilosas em um ambiente que deve estar preparado para realizar transações financeiras.

Hospedagem própria

Uma das opções disponíveis para hospedagem de cursos é criar seu próprio sistema com um domínio e hospedagem que você customiza.

Essa rota dá mais controle aos vendedores do curso, pois eles podem programar todos os detalhes e ter controle sobre todos os aspectos: desde o ambiente de compras até a configuração da área do aluno.

Por outro lado, esta alternativa exige mais conhecimento, uma vez que quem gere o site não pode recorrer a apoio técnico para resolver os problemas de webdesign e programação que eventualmente surjam.

Learning Management System

O LMS, conhecido em português como Learning Management System, é um software desenvolvido para gerenciar a educação a distância.

Eles são amplamente utilizados pelos departamentos de RH e facilitam a formação e aperfeiçoamento dos profissionais, oferecendo um ambiente dinâmico em que os alunos têm mais autonomia em seu processo de aprendizagem.

Os LMSs têm a conveniência de plataformas prontas para uso, mas também são maleáveis ​​o suficiente para oferecer alguns recursos adicionais adaptados às necessidades do cliente.

Plataforma de cursos

Já existem plataformas na Internet dedicadas especialmente à venda de cursos online.

Com uma interface intuitiva, eles facilitam o processo e você só precisa preencher seu cadastro, descrever seu curso e enviar para aprovação.

É tão simples e prático quanto parece.

Neste post, você encontra as principais plataforma para hospedar seu curso, e ainda contar com afiliados para as vendas!

7. Defina o preço

À primeira vista, o preço pode parecer um detalhe que será definido posteriormente.

Mas entenda que este é um aspecto definidor do sucesso do seu curso.

Porque não adianta oferecer um material muito caro se o seu público não puder pagar no final.

Da mesma forma, quem anuncia com preço bem abaixo da média pode gerar dúvidas sobre a qualidade do conteúdo entregue.

Lembre-se do seu público ao definir preços para definir um valor compatível com seu poder de compra e seus hábitos de consumo.

Venda de curso

Uma das formas que os empresários têm escolhido é a venda de um curso fechado com carga horária pré-definida.

É uma forma segura de atingir um público que ainda não te conhece, pois o aluno tem certeza do que está comprando antes de comprar e pode tomar uma decisão informada com base nisso.

Assinatura

Quem já tem mais confiança de seu público também pode considerar um modelo de assinatura.

Aqui você se compromete a lançar continuamente novos conteúdos e disponibilizá-los para quem se inscreve no curso.

Esse caminho é especialmente útil para refinar o conteúdo e fazer edições.

8. Crie sua página de vendas

paginas-para-vendas-de-cursos
paginas-para-vendas-de-cursos

Sua página de vendas é a fachada do seu negócio, portanto ela deve representar bem o produto que está sendo vendido e convencer, apresentar todos os seus benefícios

O Marketing Digital nos dá algumas dicas de como criar uma página de vendas confiável – confira o checklist abaixo.

7 elementos que não podem faltar na sua página

Chamada – uma promessa do que será entregue
Vídeo ou imagem ilustrativa
Call to Action ou Call to Action (CTA)
Vantagens e diferenças
Oferta com preço
Feedback dos alunos
Rescisão – reintegração de benefícios e reforço de oferta.

9. Promova seu curso online

Todo mundo já ouviu falar que a publicidade é a alma do negócio, certo?

Isso também se aplica ao ensino a distância.

E a publicação adequada é fundamental para que seu material se destaque entre tantos outros disponíveis na Internet.

Novamente, o público deve ser considerado ao escolher os melhores canais a serem usados ​​para comunicar seu curso.

Blog

A publicidade em blogs voltou a ganhar atenção nos últimos anos com a popularização do inbound marketing.

Esse tipo de estratégia pode ser aplicada tanto na hora de desenvolver um curso de blog com material complementar, como também na hora de trabalhar com produtores de conteúdo independentes e autoridades no segmento.

Redes sociais

É importante estar presente nas redes sociais que seu público acessa.

Isso pode ser feito tanto pela divulgação em grupos profissionais quanto pela manutenção do site oficial do curso, onde conteúdos relevantes sobre o tema serão colocados ao lado de qualquer oferta de venda.

Anúncios

Os anúncios trazem um nível de sofisticação à publicidade feita organicamente.

É possível programar campanhas com segmentação específica em serviços de busca e redes sociais, garantindo que sua mensagem chegue a quem realmente importa.

Afiliados

O mercado atual conta com uma classe de profissionais dedicados exclusivamente à promoção e venda de cursos a distância.

Os afiliados, como são chamados, trabalham promovendo a venda de cursos online e ganhando uma comissão a cada nova inscrição.

Este artigo lhe dará uma ideia melhor de como funciona o marketing de afiliados.

Email

Ao contrário da crença popular, o e-mail não está morto.

Pelo contrário, a mídia nunca foi tão poderosa como ferramenta de divulgação.

As campanhas de email marketing podem ser particularmente eficazes porque oferecem um nível de personalização e automação de ações de marketing que nenhum outro canal possui.

Fidelidade

Por fim, programas de fidelidade podem ser muito interessantes para promover cursos online.

Aproveite o networking de seus alunos oferecendo um código de desconto para que eles façam o trabalho de afiliado para você e garantam algum conteúdo extra ou um desconto na mensalidade em troca.

10. Ajude seus clientes a terem sucesso

Se você promete em seu curso que um aluno será capaz de mover mundos e fundos quando se formar, você precisa acompanhá-lo para garantir que ele alcance todo o seu potencial.

Esteja presente na vida de quem já concluiu seu curso, crie mecanismos de apoio e grupos onde você e outros profissionais possam trocar experiências na aplicação do conteúdo aprendido.

Isso fortalecerá sua autoridade sobre o assunto que está abordando e se firmará como referência no mercado – o que, em última instância, ajudará a aumentar as vendas do curso.

Conclusão

Quem sonha em criar um curso online nunca teve tantos motivos para levar adiante o projeto como hoje.

Empresas de todo o mundo estão exigindo cada vez mais profissionais para continuar treinando e aperfeiçoando sua técnica.

Ao mesmo tempo, o avanço tecnológico trouxe diversas ferramentas especializadas – muitas delas gratuitas – para a criação e comercialização de cursos a distância que facilitam o processo.

Então quem quer começar o curso hoje está com faca e queijo na mão.

Mas esse projeto precisa ser levado a sério.

Para começar, basta conhecer bem o seu público e certificar-se de que o conteúdo oferecido será relevante e atrativo para o público-alvo.

Depois de seguir o passo a passo que ensinei acima, você estará pronto para criar e vender um curso online com sucesso.

Tags: afiliadoscursodigitalmarketingdeafiliados
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Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

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