Atirem pedras aqueles que nunca reencenaram uma memória ou identificaram algo especial através de imagens, sons, sabores, cheiros ou toques. Portanto, os cinco sentidos do corpo são mais poderosos do que você imagina. Visão, tato, olfato, audição e paladar estão intimamente relacionados à experiência humana. Sabendo disso, muitos empreendedores investem de tudo no marketing sensorial.
Hoje, não vendemos apenas bens e serviços, mas também boas experiências de compra. Assim, está surgindo o marketing sensorial, que desperta pelo menos um dos cinco sentidos nos consumidores para se envolver em uma experiência de cliente bem-sucedida. No entanto, no caso do e-commerce, as estratégias se limitam ao ambiente online. Por motivos compreensíveis, ainda não é possível explorar plenamente o tato, olfato e paladar no e-commerce, porém, nada impede estimular essas sensações por outros meios que possibilitem aproximar a marca dos consumidores.
Em um mundo virtual cada vez mais competitivo, captar a atenção dos usuários torna-se uma tarefa difícil. Por isso, a aposta em personalizar as compras ativando mil emoções é mais do que uma tendência – tornou-se uma estratégia certeira.
Marketing sensorial na prática
A ideia por trás de todas as táticas que envolvem o marketing sensorial é entrar no subconsciente do consumidor e fazer com que ele tome decisões baseadas em percepções e sentimentos. Então, na loja virtual você pode:
Use e abuse do poder da descrição: essa dica é ainda mais importante se o negócio for focado em produtos alimentícios, fragrâncias ou artigos pessoais. Uma descrição cuidadosa dos produtos compensa a falta de sabor, aroma e paladar. Descrever algumas características como textura, consistência, sabor e cheiro pode dar uma ideia do que sua marca oferece ao consumidor.
Invista em design/layout atraente
Estudos sugerem que leva cerca de 50 milissegundos (ou seja, 0,05 segundos) para os usuários formarem uma opinião sobre seu site que determina se eles gostam ou não, se ficam ou saem. A aparência da sua loja virtual é, portanto, extremamente relevante. Atraia seus consumidores com um design agradável e personalizado de acordo com o estilo do negócio.
Criar listas de reprodução
Os sons podem criar sensações agradáveis e até familiaridade com a marca. Nesse sentido, é interessante conhecer a fundo o seu público-alvo, para que você possa, por exemplo, construir uma playlist que seja ativada ao navegar na loja.
Aposte em imagens de alta qualidade
As fotos dos produtos devem ser bem representativas para os consumidores. A dica é disponibilizar algumas fotos com o produto no local de uso para uma melhor percepção.
Uso de realidade virtual e realidade aumentada
Tecnologias avançadas prometem potencializar o marketing sensorial no e-commerce. Eles incluem experiências práticas, do mundo real, interativas e imersivas. Um bom exemplo seria uma marca de tintas ou artigos de decoração que mostre ao consumidor como uma determinada escolha ficará em sua casa – algo ainda mais impressionante do que simplesmente fornecer imagens de alta qualidade.
Como você pode ver, há muito mais detalhes sobre o assunto. Mais do que otimizar as vendas e proporcionar uma boa experiência de compra, o marketing sensorial também é essencial para a fidelização do cliente. Com meios que ativam diversos sentidos, sua marca utiliza uma estratégia comprovadamente eficaz e também adquire uma personalidade inesquecível perante o mercado. Utilizando essas, e outras técnicas, você terá sucesso nas vendas do seu e-commerce!