O WhatsApp é uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente. Os recursos de mensagens instantâneas e multimídia permitem que você crie um relacionamento mais próximo com seu público.
No entanto, a maioria dos empreendedores ainda não consegue utilizar essa ferramenta no mundo dos negócios.
Misturar contas pessoais e profissionais é uma das principais dificuldades para criar uma rotina de atendimento e entender as necessidades do público.
Por isso, é fundamental conhecer os melhores segredos para encantar os clientes neste app. E separamos algumas dicas sobre esse tema.
Assista e aprenda a vender no WhatsApp!
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1. Use o WhatsApp Business
O primeiro passo é instalar a versão do WhatsApp Business, que é voltada para pequenas, médias e grandes empresas.
O app possui diversos recursos que ajudam a aumentar suas vendas. Um deles é a capacidade de verificar as métricas.
Foi-se o tempo em que o marketing era baseado em suposições. Agora, trabalhar com dados é a base de todos os canais de comunicação.
Os números facilitam a tomada de decisões na sua empresa, além de identificar quais estratégias têm dado certo no WhatsApp Business.
Para se ter uma ideia, o aplicativo fornece informações importantes como: a quantidade de mensagens enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais mensagens foram lidas pelo usuário.
Além disso, o aplicativo permite enviar mensagens automáticas e organizar os contatos de acordo com o momento da jornada de compra do cliente. As etiquetas podem ser usadas para criar grupos nomeados “novo cliente”, “novo pedido”, “pago”, entre outros.
2. Aposte no recurso de catálogo

A partir de 2018, o WhatsApp já estudava disponibilizar um recurso de catálogo dentro das contas do WhatsApp Business.
No segundo semestre de 2019, o recurso foi lançado para usuários brasileiros com a promessa de aumento de vendas.
A ferramenta permite que o cliente veja os produtos disponíveis na loja junto com o preço. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, não se esqueça de enviar seus produtos para lá.
Para fazer isso, insira as configurações da sua conta e clique em “catálogo”. Em seguida, carregue a imagem do produto e informações completas como: nome, preço, descrição, link (se tiver em outra página, por exemplo no site) e código.
É importante ressaltar que esta ferramenta oferece mais agilidade aos pequenos empresários que não possuem um site próprio. Se este é o seu caso, abuse da ferramenta!
3. Gaste tempo no serviço
Um dos maiores erros que as empresas cometem ao investir no WhatsApp é não aproveitar todo o potencial da ferramenta.
Algumas organizações divulgam o contato, mas não mantêm o associado exclusivamente para este tipo de serviço.
Um cliente que envia uma mensagem para uma empresa deseja uma resposta rápida. Caso contrário, eles vão comprar de um concorrente.
Por isso, treine uma pessoa da sua equipe para aprender a lidar com o público na Internet.
4. Automatize processos
Trabalhar no WhatsApp deve ser prático. Afinal, você terá vários contatos para compartilhar informações.
Imagine a dificuldade de enviar uma mensagem personalizada para cada usuário?
Uma linha de transmissão foi criada para facilitar sua rotina. Isso aumentará sua produtividade, permitindo que você envie uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.
Na prática, o processo funciona da seguinte forma: você adiciona os números dos seus clientes e envia uma mensagem como se fosse um grupo de WhatsApp.
O mais interessante é que seus clientes receberão uma mensagem individual, como se cada frase fosse pensada de acordo com seus objetivos e desejos.
É fundamental deixar claro que as mensagens são enviadas apenas para clientes que já estão na sua lista.
Para aumentar o número de contatos, publique seu número na assinatura de e-mail marketing, informe os clientes a cada reunião ou serviço e instale um plugin em seu site para que o usuário acesse imediatamente o número da sua empresa.
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5. Entenda a fase do cliente
Seu trabalho no WhatsApp deve seguir a teoria do funil de vendas, afinal cada contato da sua lista de referências estará em um estágio diferente.
Portanto, não é possível enviar o mesmo conteúdo para um usuário que acabou de ver seu perfil e uma pessoa que já se comunica há muito tempo com sua equipe.
Uma dica muito interessante é criar um plano de mensagens.
Na prática, já é possível separar quais conteúdos serão enviados aos clientes no topo, meio e fundo do funil.
Essa organização, sem dúvida, ajuda seu cliente a passar para a próxima etapa da jornada.
Não se esqueça de usar a versão do WhatsApp Business para saber quem visualizou e leu o seu conteúdo.
6. Invista em marketing de conteúdo
Uma empresa não pode usar o WhatsApp apenas para divulgar os produtos e serviços de sua empresa.
Pelo contrário, você também deve investir em marketing de conteúdo.
O Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa para atrair e engajar seu público no WhatsApp por meio de conteúdos relevantes e valiosos.
Essa estratégia é capaz de gerar valor para as pessoas e garantir uma avaliação positiva da sua marca.
O marketing de conteúdo também pode trazer mais confiança ao seu consumidor, aumentar as vendas do seu negócio, deixar o cliente pronto para comprar e até mesmo facilitar o atendimento pós-venda.
Por exemplo, se você tem uma loja de tênis, pode apresentar às suas lentes dicas práticas de como conservá-las por mais tempo, como guardá-las com cuidado, como lavá-las, entre outras coisas.
O material pode ser enviado em diferentes mídias: fotos, vídeo, infográficos e até som.
Seu engajamento, sem dúvida, aumentará com o tempo. E se o usuário gostar do conteúdo, você ganha mais confiança do cliente.
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7. Publique seu contato
Suas vendas pelo WhatsApp não podem se limitar apenas aos clientes com quem você já tem contato. Por isso, é fundamental criar estratégias para atrair novos consumidores para sua rede.
Nesse ponto, é sempre importante lembrar que não é possível enviar mensagens para pessoas que não tenham permissão para receber esse tipo de conteúdo.
Então, o que fazer para aumentar o número de contato? Simples! Ofereça uma recompensa digital.
Entregue um presente em troca de entrar em contato com seu cliente. Você pode aproveitar diferentes tipos de benefícios, como e-books, infográficos e cupons de desconto.
Se o conteúdo for interessante o suficiente para o seu público, ele receberá atenção.
Para conseguir esses contatos, você precisa criar uma landing page com um bom design.
Nela, o potencial cliente deixa um contato e outras informações importantes para o seu negócio. Assim ele se tornará um lead e fará parte do seu funil de vendas.
8. Seja objetivo
O consumidor gosta de notícias rápidas e objetivas. Se for enviar áudio, vá direto ao ponto. Não envie conteúdo com mais de um minuto. Caso contrário, o cliente não terá paciência para ouvi-lo.
Em situações mais complexas, ligue para o cliente e tire suas dúvidas, pois a mensagem pode ter várias interpretações.
9. Descubra mais recursos
O Instagram e o Facebook possuem uma ferramenta que chama bastante a atenção de seus usuários: os famosos Stories.
Sua publicação ficará disponível por apenas 24 horas.
O recurso também faz parte do WhatsApp. Embora isso ainda não seja um fenômeno no app, algumas pessoas já estão publicando conteúdo com frequência nessa ferramenta.
No WhatsApp, esse recurso é chamado de Status. É uma excelente alternativa para você criar urgência com seu público. Aproveite as campanhas de descontos flash ou anuncie um novo produto neste espaço.
Com essa dica, seus clientes ficarão muito animados com as próximas novidades.
10. Use a linguagem do seu público
A mensagem para o cliente nem sempre precisa ser formal. Dependendo do assunto e do seu mercado, use uma linguagem mais descontraída.
Se o seu público é mais legal, opte pelos emoticons para se aproximar do seu consumidor.
11. Ouça o cliente
O bom e velho feedback é essencial para o seu negócio. Crie uma lista de referência com todos os clientes que compraram nos últimos doze meses.
Pergunte como foi a experiência, quais foram os pontos negativos e positivos da loja, como foi o atendimento pós-venda e outras perguntas.
As opiniões podem assustar você no começo, mas use todas as informações para melhorar o seu negócio ou manter o que está indo bem desde o início.
12. Treine sua equipe
Depois de ouvir o feedback de seus clientes, treine seus funcionários para transmitir a mensagem da melhor maneira possível.
Se possível, procure oferecer treinamentos sobre empatia, como resolver problemas rapidamente, o que fazer em situações de conflito e como inovar no atendimento.
Também é importante ouvir os funcionários para compartilhar suas principais dificuldades. Desta forma, será possível criar um treino mais personalizado.
Não adianta vender seu produto ou serviço por qualquer preço no WhatsApp. Você apenas prejudicará sua reputação e ganhará a impaciência de seus clientes.
Teste novos formatos de conteúdo, use a linguagem do seu público e automatize processos para aumentar as vendas.
Lembre-se que o WhatsApp Business é a melhor opção para conversar com o consumidor no aplicativo porque gera mais credibilidade e traz funcionalidades que impactam o seu negócio. Mas se você quer aprender ainda mais sobre como vender pelo whatsapp, clique aqui para ter aceso a um material exclusivo!