O que define um texto bem escrito? Um dos principais critérios é claro a correção ortográfica, e conhecer algumas ferramentas de correção de texto ajuda muito na hora da revisão!
Claro, a gramática perfeita por si só não é suficiente – profundidade de conteúdo, relevância para o seu público e estilo de escrita contam muito mais!
No entanto, um texto com erros pode distrair o leitor e desviar do que é mais importante: a mensagem que você deseja transmitir. Então não pode nem descuidar!
Mas sabemos que de vez em quando esse ou aquele pequeno erro acaba passando despercebido na revisão… Você só percebe quando o texto sai. E a correção depois da publicação é bem mais chata né?
Para evitar que isso aconteça, nossa dica é utilizar uma ferramenta de correção de texto que irá destacar automaticamente todos os erros ortográficos e de digitação possíveis em seus textos.
1-Grammarly
Grammarly é o corretor ortográfico mais usado no mundo! É gratuito para instalar e super fácil de usar.
Basta baixar a extensão, que é compatível com diversos navegadores e Microsoft Office. Em seguida, um botão no canto inferior direito irá alertá-lo sobre o número de erros que seu texto contém. Cada palavra incorreta será sublinhada em vermelho e você só precisa passar o mouse sobre ela para corrigi-la.
A vantagem desse corretor é que ele possui um vocabulário extenso, reconhece várias expressões profissionais. Além disso, é possível instalar o Grammarly também no seu smartphone.
Se você quer um revisor ainda mais avançado, com dicas de formatação e concisão, pode contratar a versão paga.
2-Diff Checker
O Diff Checker é outra ferramenta de revisão super útil. Ele traz uma funcionalidade bem interessante: você pode comparar a versão original e a versão modificada do documento.
Esse é um conceito que às vezes se perde na revisão, mas é ótimo para entender o quanto você teve que adaptar e editar o texto.
Além de poder comparar as duas versões, você também pode verificar se escreveu uma palavra errada ou uma frase sem conexão durante a revisão.
3-Hemingway
Você já ouviu falar de Ernest Hemingway, o famoso escritor americano conhecido por sua escrita concisa, clara e direta? Porque essa ferramenta que leva o nome emprestado promete deixar seu texto em paz!
Hemingway é um aplicativo que, além de corrigir a ortografia, aponta outros problemas no seu texto. Por exemplo: excesso de advérbios e voz passiva, frases muito longas e difíceis de ler, etc.
Dito isso, é a ferramenta perfeita para checar conteúdos de blogs que realmente precisam ter uma linguagem mais direta e descomplicada. Além disso, é grátis!
O ponto negativo dessa corretora é que você não consegue baixar a extensão no navegador, então fica um pouco mais complicado de controlar… A dica é colocar o texto no aplicativo e encaminhar para a editora que você está usando.
4-Language Tool
Por fim, Language Tool é outro corretor ortográfico muito bem recebido pelos usuários. Reconhece mais de 20 idiomas, incluindo o português.
Um dos recursos mais legais da Language Tool é que, ao apontar o erro de cada palavra, ela também fornece uma explicação do problema e sugestões de outras palavras que poderiam ser usadas no mesmo contexto. Então você também vai descobrir quando fizer a revisão!
A ferramenta é gratuita e possui versão para aplicativo e navegador. A única desvantagem é que a corretora limita um total de 20 mil caracteres por avaliação.
Conclusão
Nunca subestime a revisão dos seus textos! Essa é uma parte fundamental para melhorar seu conteúdo e sua estratégia de marketing de conteúdo.