A combinação de marketing e vendas é um fator mais do que óbvio no sucesso dos eventos de negócios das empresas. Não por acaso, segundo dados da Hubspot, empresas que possuem essas áreas alinhadas alcançam crescimento de receita 24% mais rápido em um período de três anos.
E esse ponto é especialmente verdadeiro se levarmos em consideração o momento do mercado atual. Ou seja, em que a busca por experiências positivas de consumo e parcerias de longo prazo se baseia nos princípios de transparência da comunicação das marcas. Há outros pontos a serem considerados, como o omnichannel (que exige padronização entre todas as etapas da jornada do cliente) e a responsabilidade pelos dados. Ou seja, por sua vez, são fundamentais para a construção de estratégias assertivas de conversão de leads.
Leia também >> Neurociência, soft skills e o profissional de marketing. Entenda a relação
Para isso, além de traçar um planejamento comercial, é preciso ser revisto em termos de melhoria contínua e adaptação aos diferentes cenários de mercado. Ou seja, é importante que as organizações estejam atentas às tendências que podem contribuir para seus resultados em 2023. .
Neste artigo, separei algumas das visões que devem se consolidar, deslocar ou abrir espaços ao longo do ano no universo do marketing e vendas. Esses pontos, se bem aplicados em seu negócio, podem fazer a diferença em um ciclo econômico que ainda apresenta incógnitas. Mas no qual uma coisa é certa: a competitividade continuará forte, e as empresas que souberem posicionar efetivamente o valor de seus produtos ganhar. e serviços.
1. Digitalização que veio pra ficar
As áreas de marketing e vendas já foram um dos principais vetores da transformação digital do mercado. Ou seja, em um cenário em que a busca pela recuperação econômica definitiva pós-COVID é o principal objetivo de muitas empresas, a tecnologia é uma excelente forma de reduzir custos.
Em 2022, as soluções de tecnologia para marketing e vendas geraram mais de US$ 509 bilhões globalmente, de acordo com o The State of Martech Report 2022/23. Ou seja, uma tendência que deve se expandir ainda mais nos próximos anos, de acordo com diversas consultorias.
Leia mais >> De rede social a um importante canal para as marcas. Conheça mais sobre o Tik Tok
2. Com base em dados (e gerenciamento)
E um dos eixos da digitalização nestas áreas é a utilização de Analytics e ferramentas de mineração de dados que visam entender melhor os desejos dos potenciais clientes; bem como descobrir caminhos de conversão mais eficazes.
Por outro lado, tais investimentos devem ser acompanhados de políticas de gestão de dados e conteúdo. Isso para garantir que as estratégias de marketing e vendas estejam de acordo com os princípios consensuais de regulamentações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
3. Pessoas para pessoas
Em termos de metodologias de vendas, ganha força o modelo People to People, em que os usuários dos produtos e serviços da marca geram conteúdos sobre suas experiências e, assim, influenciam toda a cadeia de consumidores.
De acordo com um relatório da Stackla sobre esse assunto no ano passado, nada menos que 79% dos entrevistados disseram que o modelo de conteúdo gerado pelo usuário contribui para suas decisões de compra. Essa estratégia pode ser utilizada inclusive no mercado B2B por meio de cases publicados nos canais da empresa.
4. Personalização no radar de vendas B2B
Dados, tecnologia e construção de cases também contribuem para um relacionamento mais próximo com os consumidores e para a construção de jornadas personalizadas e mais autênticas que atendam a pontos específicos de dor da empresa – no caso do mercado B2B. Nesse segmento, aliás, segundo a Econsultancy, a personalização pode gerar até 80% de aumento nas vendas.
5. Vendas consultivas e fortalecimento da orientação para o cliente
Por fim, a personalização só é possível se os vendedores e profissionais de marketing tiverem amplo conhecimento do produto. Esse aspecto é, sem dúvida, crucial para a consultoria de estratégias de negócios – que são um dos pilares centrais do mercado B2B.
Para promover sua empresa no campo dessas tendências, é fundamental, por último, mas não menos importante, contar com o apoio de agências especializadas e/ou profissionais internos capazes de traduzir os rumos do mercado para o seu negócio. Em outras palavras: o futuro do marketing também se constrói aliando talento humano, inovação, planejamento estratégico e adaptabilidade diante dos movimentos que transformam o mercado.]
Leia mais >> Resultado dos anúncios do Meta Ads é influenciado pelo feedback da página