O e-commerce é a forma de venda que mais cresce no mundo. Ou seja, as pessoas deixam de comprar em lojas físicas para comprar online. Ou seja, a facilidade de comprar de casa, produtos de qualquer lugar do mundo, é extremamente prática e atrativa.
A internet abriga milhares de lojas, a maioria das empresas já possui e-commerce e por isso se tornou um mercado extremamente competitivo onde quase todas as lojas virtuais oferecem os mesmos produtos e serviços.
Por isso, é importante ter uma boa estratégia de marketing digital e utilizar técnicas de SEO para se diferenciar e atrair seu público.
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Detalhes de uma boa descrição
Descrições são extremamente necessárias para conversão e geração de resultados, elas afetam toda a jornada de compra, por isso é importante que você considere diferentes técnicas de marketing além de estudá-las antes de aplicá-las em seu e-commerce.
Abaixo você encontrará tópicos que não devem faltar na hora de compilar sua descrição:
Público
É importante saber para quem você está oferecendo, do que o cliente gosta e quais palavras e conteúdos mais o atraem. Se você estiver escrevendo para o público certo, menos concorrência terá.
E se você ainda não sabe quem são seus clientes e prospects, clique aqui para o Persona aprender e construir descrições com base no público certo.
Técnicas de seo
Para um bom posicionamento no google e uma boa conversão de clientes, é necessário o uso de técnicas de SEO (palavras-chave). A descrição do produto de SEO não é uma opção que você pode jogar fora, é necessário usá-la porque é o que faz você liderar os resultados de pesquisa no google.
Um nome chamativo
Um bom nome de produto para e-commerce faz toda a diferença, quanto mais objetivo e atrativo ele for, mais atrairá a atenção das pessoas que clicarem nele. Seja conciso e use tantas palavras-chave quanto possível. Agora que você sabe no que seu público está interessado e quais palavras estão em alta nas pesquisas, combine-as e seja o mais criativo possível.
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AIDA
Use o método AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) para segmentar as etapas necessárias para uma boa descrição de e-commerce. Com esse método, você dá um passo à frente para conhecer melhor a jornada de compra do seu cliente, o que facilita todas as etapas anteriores.
Inclua imagens e vídeos
Um erro muito comum das empresas é não colocarem fotos e vídeos em seus produtos. Precisamos pensar mais como clientes quando vamos às compras, o que gostamos de olhar? Isso mesmo, fotos.
Além do seu texto descritivo, invista em imagens de qualidade, altamente ilustrativas e que mostrem seu produto por diversos ângulos possíveis, faça vídeos para deixá-lo ainda mais real. São as imagens e os vídeos que vão despertar o interesse do cliente. Nunca deixe de lado e use em todos os seus produtos sem exceção.
Disposição
É importante que a descrição textual, assim como a visual, coincida com o Layout do seu site, quanto mais clara e legível, melhor a navegação para o cliente, além de trazer um tom mais profissional.
Não é legal abrir um site com design escuro e as palavras também são nesses tons, o que dificulta a leitura e a página não é interessante.
Use sempre o branding da sua marca, isso vai ajudar o cliente a te reconhecer sem precisar ler seu nome, e se você ainda não tem branding e identidade visual, então é hora de sentar e começar a trabalhar nisso.
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Características
Inclua tudo o que for necessário na descrição do produto, a descrição deve incluir informações técnicas e seus benefícios. Nunca se esqueça de ser direto e com uma descrição bem elaborada, preste atenção em cada categoria e não deixe de fora informações que você considera importantes na hora da compra.
O que sua descrição deve incluir:
- Origem
- Tamanho
- Diferenças do produto
- garantias
- Comentários
- Como usar
- Características técnicas
- Recursos
Se você está iniciando sua loja de comércio eletrônico e aprendendo a fazer upload de seus produtos, confira Registros de produtos e plataformas de comércio eletrônico, isso ajudará a simplificar e agilizar seu processo.
Chegamos ao fim!
Espero que este conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre boas descrições para eCommerce, e se gostou, continue nos acompanhando!