Já começou a pensar na sua campanha de Dia das Mães? Acredite ou não, melhores resultados podem ser alcançados com o marketing digital.
Afinal, a data é uma das mais importantes do calendário do varejo e apresentou bons resultados em 2021.
Para se ter uma ideia, só o comércio eletrônico conseguiu um aumento de 14% em relação a 2020. O total foi de R$ 6,4 bilhões em vendas.
No varejo geral, o crescimento foi ainda maior: chegou a 66%. Somando todas as operações, o valor das vendas ultrapassou R$ 2,5 bilhões.
O que esses dados têm a ver com a sua empresa? Simples: se você se preparar, poderá obter uma boa parcela desse resultado, tanto em dispositivos físicos quanto virtuais.
Que tal conhecer as melhores práticas para sua empresa vender mais?
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Planejamento
O primeiro passo para conseguir grandes vendas com sua campanha de Dia das Mães é um bom planejamento. Aproveite o início do ano para traçar estratégias e pensar em alguns pontos importantes:
- Quais produtos estarão à venda?
- Quais canais serão usados para publicidade?
- Quais materiais devem ser produzidos para a campanha (arte, conteúdo, fotos etc.)?
Essas e outras respostas dependem de como você deseja destacar seus produtos ou serviços nessa data. Portanto, vale a pena pensar em algumas ideias práticas como:
- cupons e descontos para uma data específica;
- Ofereça guloseimas e pequenos presentes para novos clientes. Assim é possível gerar leads;
- Campanhas personalizadas e humanizadas.
O ideal é retratar a realidade de uma mãe em sua alegria máxima.
Portanto, aproveite para gerar identificação com uma campanha emocionante que atende a todos os tipos de mães. Desde quem trabalha fora de casa até quem fica em casa, passando por quem não pôde ou não quis amamentar, quem fez cesariana, etc.
No entanto, evite os estereótipos comuns na época. Passar essa imagem de mulher que cuida da casa, da família, dos filhos e de si mesma pode fazer você se sentir um fracasso porque a realidade não é assim.
Para evitar isso, procure usar mensagens genuínas e diversificadas que estejam de acordo com o que seu cliente espera.
Canais
Seja em um local físico ou virtual, é importante preparar seus canais para receber os clientes. Crie uma identidade visual para a campanha e avise os clientes que a promoção acontecerá. Isso cria expectativa.
Também é aqui que você precisa pensar nas melhores estratégias de geração de leads. Tudo passa pela automação de marketing.
Por exemplo, coloque um pop-up para salvar um usuário que está prestes a sair do site. Em troca, você pode oferecer um cupom, presente ou conteúdo relevante.
Outra ideia é enviar um cupom de desconto específico para uma categoria do site ou para compras no aplicativo. Tudo depende do que a campanha do Dia das Mães quer reforçar em sua estratégia.
Ainda é importante adotar estratégias específicas para cada meio. Confira algumas opções:
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Redes sociais
Aproveite para colocar muito conteúdo nas redes sociais. Crie um calendário editorial para agendar postagens promocionais.
Lembre-se de sempre se comunicar com os usuários. Além disso, personalize postagens para cada rede social.
Por exemplo, uma postagem no Facebook com ideias de presentes para mães pode ser editada em um carrossel do Instagram e dividir cada sugestão no perfil de uma mãe. Faça também:
- Lives;
- Stories;
- Publicação de promoções de e-commerce;
- Batalha de presentes.
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Marketing de email
O e-mail marketing é um poderoso canal de comunicação com os clientes. Por meio dele, é possível chamar a atenção para eventos, benefícios e outros detalhes relevantes.
O cuidado é com a entrega apenas para clientes que aprovaram o procedimento. Isso significa evitar comprar uma lista de e-mail e garantir que suas práticas de captura estejam de acordo com a LGPD.
Invista em tiros frequentes para ganhar confiança. Preste atenção também às melhores práticas para evitar entrar na lista negra. Alguns fatores que levam a esse problema são:
- Conteúdo repetitivo;
- Consumo excessivo de rede do servidor;
- Alto volume de e-mails;
- Anúncios enganosos;
- Horários impróprios.
Site
Você está cansado de saber que o site é o seu cartão de visitas. Portanto, prepare-a para uma boa campanha de Dia das Mães.
Personalize sua página inicial e produtos em destaque. Vale a pena criar uma página específica com os produtos listados para aquela data.
Pode ser uma landing page que chame a atenção de quem ainda está em dúvida sobre o que comprar.
Você também pode usar códigos de desconto ao pagar. Personalize-os, ok? Algumas ideias são:
- MINHAMÃEMERECE
- BESTMAEDOWORLD
- SEMPRE
Google Meu Negócio
Se você tem um negócio físico e ainda não está neste canal, saiba que está perdendo uma boa oportunidade de vendas. O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta gratuita para promover seus produtos e sua empresa.
Você pode listar o que está vendendo e seu endereço. Além disso, você pode personalizar o conteúdo do Google Meu Negócio para sua campanha de Dia das Mães. Portanto, é mais uma chance de mostrar sua marca aos olhos do público.
Conteúdo de valor
Como sempre, conteúdo relevante é essencial para sua campanha de Dia das Mães. É aqui que vale a pena criar uma estratégia eficaz. Algumas ideias são:
Use histórias reais
Crie uma campanha com base nas recomendações de mães reais. Isso traz confiança e credibilidade, além de aumentar a identificação do cliente com sua marca.
Inspire, não tente vender
Isso pode parecer estranho, principalmente porque seu objetivo é aumentar a renda. Mas acredite, uma coisa leva a outra. Essa é a premissa do marketing de conteúdo!
Portanto, evite forçar a barra. Tente se concentrar no momento mágico. Como? Algumas ideias são:
- Insira receitas para um almoço especial para as mamães;
- Crie instruções para o seu próprio presente totalmente personalizado;
- Crie imagens que mostrem a relação entre mãe e filhos;
- Marque filmes e séries para as mães assistirem com os filhos;Apresentamos dicas de beleza e autocuidado para as mamães aproveitarem um dia tranquilo.
Aposte em campanhas de e-mail marketing
Eles trazem muitos leads porque essa pessoa já autorizou seu contato. Assim, a chance de conversão é maior.
Newsletters que destacam eventos e fornecem dicas de conteúdo também são bem-vindas!
Use formatos diferentes
O objetivo é criar uma campanha de marketing multicanal que amplie os resultados de seus esforços. Por isso, aposte em diferentes formatos para veicular suas campanhas, entre eles:
- e-books
- Checklists
- Guias
- Quizzes
- jogos;
- Ferramentas;
- e vídeos.
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Gatilhos mentais
Um gatilho mental é algo que ajuda um cliente em potencial a tomar uma decisão de compra. Eles devem ser usados no momento certo na jornada de compra. Afinal, eles incentivam a impulsividade.
A pergunta é: quais gatilhos mentais usar para uma campanha de Dia das Mães? O ideal é criar um senso de urgência e exclusividade. Algumas estratégias são:
- Crie promoções por tempo limitado;
- Crie descontos exclusivos para compras por meio de um link ou canal específico;
- Ofereça frete grátis e rápido dentro do que sua empresa pode atender.
Anúncios Patrocinados
Embora o conteúdo orgânico traga mais autoridade e credibilidade para uma marca, os anúncios patrocinados geram vendas rápidas. E é disso que se trata quando se trata do Dia das Mães!
A satisfação do consumidor e a qualidade do produto farão o resto.
Portanto, invista em publicidade. Para caber no seu orçamento, aposte na internet. Crie campanhas para redes sociais e Google.
Além disso, crie estratégias para a entrega durante a semana que antecede o Dia das Mães.
Lembre-se de direcionar, promover e usar a linguagem e o conteúdo corretos de acordo com a estratégia adotada. Isso aumenta a chance de melhores resultados.
Por exemplo, se seus clientes são mulheres na faixa dos 50 anos, faça essa segmentação. Segmente ainda mais por comportamento, região e outros detalhes para a entrega mais precisa possível.
Resumindo: não faltam eventos para a sua campanha do Dia das Mães
Isso significa que para uma campanha de Dia das Mães, existem muitos eventos que você pode usar para sua estratégia. O que faz mais sentido para você?
Analise seu público-alvo e sua personalidade e defina o que fazer. Dessa forma, o resultado é um aumento de renda nessa época do ano.
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