Confira o que o Google está fazendo desta vez! A empresa elevará o nível de interatividade do Google Maps por meio da visão imersiva. Ou seja, os novos recursos são chamados de Immersive View e Live View e são construídos com inteligência artificial avançada, dados do Street View e imagens aéreas.
Relaxe, vou tentar ao máximo ilustrar neste artigo como você pode usar a interatividade para atrair mais clientes. Venha comigo!
O que é a Visualização Imersiva do Google Maps?
Resumindo, o Immersive View é um novo recurso do Google que vai melhorar a experiência de navegação pelo Maps. Ou seja, o que há de novo, é que a partir de hoje temos acesso ao Street View e podemos andar (quase) em qualquer lugar do mundo? Também podemos ver informações sobre empresas em nosso bairro ou em outro lugar, calcular distâncias, criar placas, etc.
Bem, agora podemos ver tudo no contexto atual do lugar. É como se juntássemos informações sobre clima, espaço e lugares movimentados.
Esqueça, é difícil explicar em palavras. Basta assistir a este vídeo do próprio Google:
Are you the sort of person who needs to get the feel of somewhere before you commit? 🗺
With immersive view on Google Maps, you can see what a neighborhood is like before you even set foot there📍
✨ Coming to more cities in the next few months ✨#googlelivefromparis pic.twitter.com/VPvqHP25ai
— Google Europe (@googleeurope) February 8, 2023
Você o vê se tornando mais suave e confiável? Agora imagine que você precisa dessas informações imediatamente.
Posso me imaginar andando na frente de um café que não conhecia e apontando meu celular para sua fachada. Seria ótimo saber que horas ele fecha ou como é o instagram dele sem precisar perguntar.
Parece-me que a princípio funcionaria para introvertidos ou clientes com pressa, mas a praticidade pega.
Aqui está uma imagem que ilustra melhor a funcionalidade:
Finalmente, acabou o incômodo de encontrar a porta de um prédio ou não ter certeza se um determinado dispositivo ainda existe naquele carro do Google capturado há dois anos. Ou seja, usando imagens aéreas, o Google Maps permite sobrevoar um local e encontrar todos os ângulos atualizados. Finalmente!
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E o que é o Indoor Live View?
Esta nova funcionalidade do Google Maps vai permitir que as pessoas caminhem virtualmente pelos estabelecimentos.
O novo recurso usa Neural Radiation Field (NeRF), uma técnica avançada de inteligência artificial que recria todo o contexto de um ambiente, incluindo a textura dos materiais, iluminação e o que está no fundo, para que você possa perceber um lugar antes de você.
Uma das novidades que me chamou a atenção é esta seta que mostra onde fica a casa de banho, saída e alojamento. Como na foto a seguir:
A tecnologia deve chegar primeiro a aeroportos, estações de trem e shoppings das grandes cidades, inclusive São Paulo, viu?
Oportunidades de negócios locais
Com certeza você já entendeu como se beneficiar dessa tecnologia, mas é bom deixar claro, né? Ou seja, com a pesquisa do Live View, você pode aproveitar ao máximo as oportunidades de visitantes locais. Afinal, qualquer pessoa com acesso a um smartphone com telefone poderá encontrar seu site e informações sobre sua empresa enquanto navega.
Graças à função Indoor Live View, você pode mostrar o seu negócio de forma interativa e muito mais prática. Com certeza será um app que dará uma vantagem competitiva para quem puder.
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As empresas se beneficiam da visão imersiva
Aqui combinamos o digital com o físico. Aqui estão alguns exemplos de empresas que podem se beneficiar da exibição imersiva do Google Maps:
- bares e restaurantes
- cafés e padarias
- lojas de animais
- Salões de beleza e lojas de cosméticos
- ginástica
- Materiais de construção
- Loja de roupas
- escolas
- imobiliárias
Como oferecer interatividade?
Tudo o que você precisa é de uma conta atualizada do Google Meu Negócio para que sua empresa apareça no Google Maps Live. Tão fácil!
Aqui está um guia passo a passo simples para criar uma página do Google Meu Negócio:
1-Acesso ao Google Meu Negócio
2-Clique em “Gerenciar agora”
3-Preencha o formulário de inscrição completamente para confirmar a localização e detalhes de contato
4-Mantenha sua página atualizada
5-Peça a seus clientes que avaliem seu serviço, suporte e produto no Google
Finalmente, a interatividade não precisa parar porque o conteúdo interativo também desempenha um papel importante nas vendas. Ou seja, a pesquisa mostrou que o conteúdo interativo gera 52,6% mais engajamento do que o conteúdo estático, confirmando que as pessoas estão muito interessadas nesse formato.
A própria Apple usou conteúdo interativo para lançar os modelos do iPhone 14 em 2022.
Vamos conversar mais sobre isso? Fique até o final, vale a pena!
Poderia ser o Metaverso do Google?
Não é à toa que só falamos sobre o Metaverso no ano passado. Ou seja, os usuários buscam cada vez mais por interatividade e as marcas precisam estar atentas a esse movimento.
Por isso precisamos discutir a interatividade na criação de conteúdo.
Agora é possível usar a interatividade no marketing de conteúdo de forma simples para melhorar experiências e resultados?
Sim! Um especialista escolheu um dos iniciadores rápidos da nossa ferramenta de conteúdo interativo (Ion), desenvolveu outras 3 páginas diferentes para testar a taxa de conversão de cada uma e utilizou os recursos da ferramenta para medir aquela que entregava o melhor resultado.
É claro que as habilidades avançadas de hacking do piloto de instrumentos transformaram a campanha em uma vitória.
Mas, no final, o usuário encontrou um resultado muito mais satisfatório do que a página de destino estática original: um aumento de 20,7% na taxa de conversão!
E com a interatividade tendo cada vez mais sucesso, aposto que você vai vender mais este ano se se dedicar ao Live View e criar conteúdo interativo, entre outras estratégias como essas.
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