Na última década, os processos que compõem o marketing digital mudaram consideravelmente desde a popularização dos dispositivos móveis de internet.
Aplicativos, sites e redes sociais estão em constante adaptação, para que os usuários possam ter um contato produtivo e eficiente com lojas, empresas, entre outros. Dessa forma, a prospecção baseada na geração de leads efetivos para essa interação digital cada vez mais comum torna-se a tônica do mercado.
Não é à toa que aos poucos os sites e aplicativos se interessam em mapear as buscas dos usuários. Ou seja, os locais geograficamente acessíveis, o perfil cultural, etário e social dos grupos que consomem a Internet diariamente. Todos esses dados se tornam um recurso para quem deseja gerar leads de sucesso. Este processo está cada vez mais integrado aos mecanismos de inteligência artificial.
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Tecnologias como realidade virtual aumentada, marketing responsivo, múltiplos canais de pagamento são uma das tendências para 2023.
A automação da liderança também é uma tendência que deve ser implementada no dia a dia das empresas. Gabriel Marins, COO da UM_digital, especializada em criação de conteúdo e performance digital, destaca que o uso de inteligência artificial (IA) e automação de marketing com foco na geração de leads permite, sobretudo, a escalabilidade do processo.
“Grande parte das tarefas manuais e repetitivas podem ser automatizadas”
Diz Gabriel, citando como exemplo a implementação de uma regra para envio de mensagens ou e-mails personalizados. “Dessa forma, com a definição de parâmetros para inteligência artificial, as decisões podem ser tomadas em tempo real sem intervenção humana”.
Nem todos os especialistas nesta área têm conhecimento específico para trabalhar com os dados coletados, ou muitas vezes não há tempo suficiente entre várias atividades diárias para gerenciar essa função. Por isso já estão disponíveis algumas ferramentas de IA para facilitar o dia a dia de quem busca leads aquecidos.
“É possível criar regras e caminhos automatizados de pontuação de leads com base, por exemplo, nas interações com um lead, que por sua vez podem ser facilmente integrados a um CRM (como o Pipedrive) para que a equipe comercial aproveite a oportunidade e possa agir. ela agora”, diz Gabriel.
Além disso, o especialista afirma que também existe a possibilidade de contar com mecanismos de inteligência artificial para gerar insights de negócios.
Para que os profissionais do setor acompanhem as mudanças que a tecnologia traz, é importante atualizar e aprimorar constantemente o software que gere os resultados esperados. Muitas vezes, a consultoria inicial pode ser uma boa alternativa para quem deseja integrar tais tecnologias ao dia a dia da empresa, mas não sabe por onde começar.
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