Com certeza você já parou para pensar se a comunicação do seu site ou e-shop é eficaz, certo? Chama a atenção do comprador e faz com que ele percorra todo o conteúdo? A forma como o produto é apresentado ajuda ou atrapalha a venda do produto? Essas são questões fundamentais para garantir um bom entendimento entre a marca ou setor e o consumidor.
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Mas você sabe dizer se a comunicação na web é eficaz?
Claro que não: uma das ferramentas mais utilizadas para medir a eficácia do seu site é o mapa de calor. Também chamado de mapa de calor, é uma tecnologia capaz de rastrear o interesse do comprador por meio do movimento do mouse ou do dedo (tecnologia touch). OU seja, enquanto o usuário interage com o site ou uma vitrine digital de e-commerce, é possível entender o que funcionou melhor na comunicação. Áreas em vermelho ou cores mais fortes determinam o que mais chamou a atenção do consumidor naquela vitrine. Essas são as áreas que mais atraem nossos olhos.
Como resultado dessa leitura e dos dados gerados, é possível modificar comunicações, promoções ou ofertas de produtos não muito assertivas e, além disso, é possível entender o comportamento dos consumidores em relação à sua peça publicitária. Um mapa de calor representa dados ricos para que novas estratégias possam ser aplicadas no local e uma chamada à ação possa ser gerada. Se você sabe no que seu cliente está mais interessado, adicione uma chamada à ação, um botão Compre aqui ou algo relevante para a área para capturar a atenção desse valioso comprador.
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Mapa de Calor
Usar os dados gerados pelo mapa de calor em benefício do negócio garantirá muita assertividade na forma como suas comunicações atingem seu público-alvo e beneficiam seu negócio. Você pode e deve usar todas as tecnologias disponíveis para melhorar seus resultados de vendas. E os mapas de calor são um elemento essencial para garantir uma comunicação perfeita com o consumidor e focada nesses objetivos.
Emerson Spina é colunista com pós-graduação em pedagogia. Atuou em empresas multinacionais e nacionais como: Ipsos, Tivit, Atento, Algare Orbital, ocupando cargos seniores em operações e vendas. Liderando equipes de atendimento e vendas. Além disso, é o CCO da STANDOUT, uma martech referência em marketing para comércio digital. Ou seja, ajudando marcas e indústrias a falar diretamente com seu público no último ponto de contato digital, que é a página de produto do e-commerce.