Uma boa copy é capaz de multiplicar os resultados de vendas.
Por outro lado, uma cópia ruim pode distrair os usuários do ponto de compra e atrasar a conversão.
É por isso que muitas pessoas vêm até mim para perguntar sobre soluções para criar textos atraentes.
Devido à grande demanda por esses serviços, é crescente a busca por melhorias nessa área.
Então, se você quer entender o conceito e as melhores técnicas de copywriting para aplicar no seu negócio, este artigo vai ser muito útil.
Nele, conto tudo o que você precisa saber sobre a prática, seu lugar no mercado e algumas dicas de como implementá-la.
Você está pronto para aprender?
Então vamos lá!
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O que é Copy?
Resumindo, são técnicas de escrita persuasiva. Ou seja, têm um único objetivo: conversão.
Este conceito tem sido usado por muitas décadas.
Na década de 1960, você poderia encontrar uma cópia em uma página de jornal, digamos, em formato de anúncio.
Nela, o redator tentaria convencê-lo a comprar um produto ou contratar um serviço.
Esse recurso também estava presente em comerciais de rádio e televisão, nas páginas de revistas e até mesmo em carros de som que circulavam pelas cidades.
Isso ainda ocorre hoje, embora seja mais raro.
No entanto, com o advento da Internet e a adaptação ao mundo do marketing digital, o copywriting ganhou novas formas.
As vendas diretas não estão funcionando tão bem quanto antes, então alguns ajustes foram feitos.
O inbound marketing é um modelo estratégico para transformar internautas em clientes.
Seguindo a lógica do funil de vendas, o consumidor passa por diversas etapas antes de fechar o negócio.
Uma tradução livre do termo é “marketing de entrada”.
Isso porque quem chega até a marca são os usuários, e não o contrário.
Como dito no início do texto, o foco da copy é estimular a conversão.
Mas afinal, o que é uma conversão?
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No marketing digital, uma conversão pode ser o download de um e-book ou até mesmo a venda de um produto.
Um anúncio do Google pode ter conversões como impressões, cliques ou vendas.
Por outro lado, uma página de destino pode levar a um download de material ou a um contato com a empresa como uma conversão.
A conversão também está presente nos artigos, geralmente no final do texto, quando é sugerido ao leitor que compartilhe a página, comente o texto ou siga o perfil social.
Em outras palavras, um redator digital é responsável por orientar os internautas na jornada do consumidor.
É por isso que muitas vezes a copy vem acompanhada de um call to action que te incentiva a seguir cada passo da jornada – rumo à conversão.
O que é um copywriter?
Um copywriter é um profissional responsável por criar copy.
É seu dever redigir os textos responsáveis por orientar o futuro cliente no caminho da compra.
Existem contratos específicos em que, por exemplo, ele lida apenas com anúncios ou cartas comerciais.
Outras vezes cabe a você criar textos para diferentes estratégias.
Você já se perguntou quem escreve conteúdo para as páginas do site?
Ou quem é o responsável pelo título do e-mail que fez você correr para abrir a mensagem?
Ou talvez quem o convenceu a assistir a um vídeo do YouTube de 15 minutos até o fim?
Esse é o papel de um copywriter
Mas você se engana se pensa que isso é apenas um processo criativo, embora essa qualidade seja essencial.
O copywriter moderno se baseia principalmente em dois elementos: pesquisa e análise.
A primeira diz respeito à capacidade de observar o mercado e adaptar os textos à personalidade do negócio.
As palavras certas para convencer Mariana, de 16 anos, a comprar um patinete, não são as mesmas usadas para influenciar Marcelo, de 56 anos, a clicar em um link.
Existem milhares de variáveis possíveis para escrever para um público específico.
Portanto, é essencial para um copywriter saber conduzir e interpretar pesquisas de mercado.
A parte analítica é sobre como usar e entender métricas valiosas.
É muito comum usar um teste A/B para avaliar a eficácia da cópia.
A comparação, portanto, conclui quais são as preferências do público e quais formatos geram o maior número de conversões.
Isso não apenas leva a melhores resultados para a estratégia geral, mas também economiza em custos de publicidade e mala direta, para citar dois exemplos.
Podemos concluir que esse profissional precisa combinar palavras e números, criatividade e análise, redação e direção.
Por que um copywriter é necessário?
Simplesmente porque otimiza todas as atividades que compõem a estratégia de marketing.
Além de suas habilidades de redação, um copywriter também usa inteligência de negócios para tomar decisões.
Quando você está se comunicando com um público, cada escolha de palavra é importante.
Quer saber como se tornar um Copywriter de sucesso no Marketing Digital?
Qual é a relação entre copywriting e marketing de conteúdo?
Embora copywriting e marketing de conteúdo estejam intimamente relacionados, eles não são a mesma coisa.
Primeiramente, falarei sobre a finalidade de cada um.
Como visto no tópico anterior, copy possui uma função convert.
Por outro lado, o marketing de conteúdo geralmente tem a missão de informar.
Existem outros objetivos como entretenimento, educação e prazer.
Porém, na síntese da obra, a primeira orienta o usuário pelo caminho desejado, enquanto a segunda estreita a relação entre a marca e o consumidor.
Se o inbound marketing é uma casa, o marketing de conteúdo é cada tijolo que a compõe e o copywriting é a porta que leva à sala principal.
Portanto, eles são usados como aliados para o mesmo propósito.
Mas, para entender melhor os conceitos, que tal conhecermos de perto os profissionais responsáveis pela execução de cada uma das tarefas?
Estou falando de um editor web e redator
Um redator da web (também chamado de webwriter ou redator de SEO) precisa dominar as técnicas de redação, como coesão, coerência, clareza, ortografia, formatação e, acima de tudo, otimização de mecanismos de pesquisa.
Um redator (muitas vezes chamado de redator publicitário) domina a escrita persuasiva e toma decisões estratégicas.
Ambos recorrem à criatividade e capacidade analítica para mensurar resultados.
Como você pode imaginar, alguns profissionais experientes dominam as duas artes, que são interdependentes.
8 Dicas de como fazer uma copy para vendas
Criar textos que convertem não é fácil.
Não pense que os velhos ditados a que você está acostumado resolverão todos os seus problemas.
Embora ainda vejamos muitos “ligue agora” ou “clique aqui” hoje, um bom copywriting vai muito além da adivinhação.
Por isso, selecionei algumas das principais técnicas de copywriting para facilitar sua jornada.
Confira abaixo.
1. Entenda o problema
Para criar uma boa copy, você precisa entender o problema da sua persona.
Pense como ela.
Entenda sua dor.
E foque na resolução.
Lembre-se que muitas vezes o consumidor nem identificou a necessidade de compra.
Para o efeito, vale a pena recorrer à diferenciação do produto.
Quais são os seus pontos fortes
É mais útil?
Mais barato?
Proporciona melhores experiências?
Ao combinar problema e solução, você certamente criará uma copy que fala diretamente com seu público-alvo.
2. Desperte as emoções
Costumava-se pensar que a decisão de compra era um processo racional.
No entanto, a verdade é que está muito mais ligado às emoções do que a qualquer outra coisa.
As pessoas compram pela experiência.
A empatia é ideal para textos que convertem.
A Coca-Cola associa sua marca a bons momentos em família.
A Red Bull conecta a marca com a adrenalina dos esportes radicais.
O Google reflete praticidade e destreza no dia a dia.
Sentimentos e sensações são ótimas maneiras de convencer os consumidores a dar o próximo passo.
3. Fale sobre o produto na hora certa
Um erro muito comum dos redatores novatos é falar sobre o produto em cada linha que escrevem.
Veja bem, não estou dizendo que você não pode falar sobre o produto.
Você só deve citá-lo quando necessário.
Não estou falando apenas sobre o momento da venda.
Considere o propósito de cada peça individual.
Por exemplo, vale a pena mencionar todas as características do produto na página inicial do site?
Ou é realmente necessário colocar um botão de venda no e-mail de captura?
Quem sabe não seria melhor mencionar o que o produto resolve antes do nome em um anúncio no Facebook, certo?
Claro que existem casos e casos e não existe uma regra geral.
A questão é qual é o poder da classificação para concluir quando se fala sobre o que está sendo vendido.
4. Prenda a atenção do leitor
Você já pensou na competição pelas informações que os usuários veem em seus navegadores quando navegam?
Não estou falando apenas de anúncios.
Qualquer página, recurso ou ferramenta na web é suficiente para fazê-lo esquecer sua copy e partir para outra.
Portanto, é necessário atrair a atenção do leitor.
Mas isso não é tudo.
É preciso capturá-lo para que não se deixe levar por nenhum outro elemento da tela.
Ao despertar uma sensação de necessidade irresistível, você cria a cópia perfeita.
5. Conheça sua persona
A palavra-chave para um copywriter é adequação.
A lógica de vender mudou muito nas últimas décadas.
Se antes a intenção da copy era dialogar com um público amplo, hoje ela está cada vez mais segmentada.
Tanto que se resumia a um único indivíduo: uma pessoa.
Este é um personagem fictício que representa o cliente ideal da sua empresa.
Ao adequar seus textos às características únicas da persona, as chances de conversão aumentam muito.
6. Use verbos de ação
Os verbos de ação são usados para guiar o internauta à ação desejada.
Sem eles, não há estratégia.
Imagine uma página de coleta de leads para leitores cuja função é distribuir infográficos.
A ideia é simples: ele precisa oferecer alguns dados para baixar o material.
No entanto, você precisa indicar a ele a atitude esperada.
Toda cópia é complementada por uma chamada à ação.
Neste exemplo, o rótulo deve indicar um botão de download com um verbo como “baixar aqui”, “criar ou baixar” ou “acessar arquivo”.
Escolher um CTA é outra atividade competente de um copywriter.
7. Use números e pesquisas
As pessoas tendem a acreditar em números, pesquisas e estudos.
Posso até dizer que o marketing de conteúdo é incrível, que traz resultados duradouros para qualquer tipo de negócio, e que é indicado para empresas de todos os tamanhos.
Mas nada disso se compara ao relatório Content Trends de 2018 de que o marketing de conteúdo gera 2,6 vezes mais tráfego e 3,7 vezes mais leads.
Números e pesquisas dão credibilidade ao copy, certo?
Se convencê-los é sua estratégia, use-os como aliados em sua missão.
8. Use gatilhos mentais
Usar gatilhos mentais é uma técnica que visa a conversão rápida.
Isso significa que sua principal função é convencer o consumidor a realizar uma ação com poucas palavras.
Existem vários tipos voltados para diferentes objetivos.
Vou citar alguns abaixo e usar um dos menores formatos de conteúdo textual, o título do e-mail, como referência.
Escolhi este meio porque é o caminho mais curto para ilustrar o uso de cada um dos ganchos.
Urgência
“Corre que é só até amanhã”
Um senso de urgência força as pessoas a acelerar o processo desejado.
É muito comum na internet deixar as coisas para depois.
Você pode evitar esse tipo de comportamento usando esse gatilho.
Conexão
“Problemas cuidando do jardim?”
Mostrar empatia é uma das melhores maneiras de garantir uma conversão.
Neste exemplo, as informações são baseadas nos dados coletados que identificaram o problema.
Depois de concordar com o usuário, fica muito mais fácil chamar sua atenção.
Especificidade
“Você é pai de gêmeos? Então verifique esta mensagem”
A coleta de dados é um dos elementos mais importantes no copywriting.
Nesse caso, a empresa utilizou um formulário para identificar alguns de seus clientes que têm gêmeos.
Assim, foi possível direcionar o fluxo de e-mail especificamente para esse nicho.
Transformação
“Mude sua carreira com essas dicas”
As pessoas estão sempre esperando por mudanças.
Ao repetir isso na cópia, você faz um ponto de grande interesse.
Uma possível transformação, seja qual for o segmento, é algo que o consumidor certamente irá considerar.
Exclusividade
“Convite especial para meus seguidores do Instagram”
A exclusividade tem um significado oculto: um senso de importância.
Quando alguém se sente privilegiado por algo, tende a prestar atenção na mensagem.
Portanto, é válido usar esta fonte ao fazer cópias.
Reciprocidade
Cadastre-se e receba o e-book
Na era do conteúdo, as relações de troca entre marcas e consumidores são muito valiosas.
É por isso que a reciprocidade é apoiada por alguns dos melhores copywriters nacionais e internacionais.
Neste exemplo, optou-se por oferecer um ebook, mas nada impede que a empresa vá além e ofereça brindes, descontos ou versões de demonstração.
Prova Social
“Veja o que as pessoas estão falando sobre o meu livro”
Pessoas confiam em outras pessoas.
Não é à toa que, quando vão comprar um produto ou contratar um serviço, procuram informações na Internet.
É por isso que é uma ótima ideia usar depoimentos de outros usuários em sua cópia.
Afeto ou Afinidade
“Eu sei que você não tem tempo para viajar, mas…”
Quando você mostra carinho pela dor de um cliente, você mostra a ele que se importa.
Isso cria uma sensação instantânea de conforto e ele se sentirá muito mais atraído pelo seu texto.
Autoridade
“O CEO da Apple aprovou esta estratégia”
Um copywriter tem um impacto direto em pessoas e marcas importantes.
Sempre que possível, recorra à sua própria autoridade ou a uma autoridade de terceiros para reforçar os pontos.
Comprometimento e coesão
“Teste e se não gostar eu mando para casa de graça”
Comprometer-se com o leitor é uma boa maneira de garantir que o leitor tome a ação desejada.
Falta
“Só tenho 4 vagas para este curso”
Quando você cria uma sensação de escassez, as taxas de conversão sobem muito.
Ao usar esse recurso, as pessoas acreditam ter apenas uma chance de agir.
Comunidade
“Um aplicativo obrigatório para todo jornalista”
Inclinar-se para comunidades, mesmo que menos concretas, traz um senso de coletividade.
Um ótimo recurso para qualquer profissional de copywriting.
Convicção
“Acredite em mim, você pode chegar lá”
Ao se engajar na crença, você transmite uma agradável sensação de motivação.
Estatístico
“98% das pessoas vão ler este e-mail até o fim”
Os dados falam por si.
Portanto, sempre que possível, use-os para aumentar sua capacidade de persuasão.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu o que é copy e a importância de um profissional que se aventura nessa área, o copywriter.
Além disso, descobriu as principais diferenças entre marketing de conteúdo e copywriting e como essas estratégias se complementam.
Por fim, você teve acesso a várias dicas valiosas com exemplos de copy que realmente convertem e podem levar sua campanha ao sucesso.
Espero que as sugestões e links no artigo levem sua escrita ainda mais longe.
Melhor perto do coração do cliente e da venda do produto.
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