Existem várias técnicas que podem ser utilizadas na hora de escrever, dependendo do objetivo do texto. Porém, uma técnica específica tem conquistado muito mais espaço no mercado: UX Writing.
É muito provável que copywriters de diversas áreas já tenham ouvido falar sobre a técnica de UX Writing, mas não saibam exatamente o que é. É bem simples: a escrita UX gira em torno da experiência do usuário.
No marketing, o usuário é a pessoa que lê o texto, ou seja, a técnica de UX Writing foca em tornar a leitura do artigo uma boa experiência para aquele leitor.
Aqueles que usam essa técnica de escrita são chamados de UX writers e é importante que dominem certas características desses textos. Alguns exemplos são os parágrafos mais curtos e a divisão de uma música em legendas, entre outros.
Este conteúdo lhe dará uma compreensão mais clara do que é a escrita UX e como você pode usá-la para tornar a experiência de leitura ainda mais agradável.
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Definindo a escrita UX
O objetivo da técnica de escrita UX é fazer com que a peça escrita proporcione uma melhor experiência para seus usuários ou leitores.
Entre as coisas que compõem a técnica de UX Writing está a escaneabilidade, ou seja, usar os gatilhos certos no meio do texto, gerando ainda mais interesse em continuar a leitura até o final.
Porém, fica claro que a técnica de UX Writing é muito mais: inclui o bem-estar visual como um todo, desde a forma como as imagens são dispostas no texto para complementar as informações, até a paleta de cores utilizada no material.
A forma como o texto é dividido (h2, h3, etc.) também faz parte da técnica de escrita UX. O texto, que traz blocos excessivamente longos, acaba por afastar o leitor e causar certo cansaço.
Por outro lado, criar a divisão certa aumenta a vontade dos usuários de ler todo o material. Outro benefício dos subtítulos é que eles tornam a mensagem mais fácil de entender.
É claro que a técnica de UX Writing é uma das técnicas de escrita mais abrangentes e é preciso entender e combinar vários elementos para tornar o texto agradável. A ideia é que o usuário tenha uma experiência de leitura agradável e classifique o texto como algo que agrega valor.
Qualquer texto pode ser escrito com esta técnica?
Depois de entender o que é UX Writing e qual o objetivo dessa técnica, o próximo passo é saber onde ela pode ser utilizada, ou seja, dá para escrever qualquer texto usando UX Writing?
Na verdade, uma variedade muito ampla de textos publicitários, como e-mail marketing, pode ser escrita usando essa técnica. Apesar de ser um texto de e-mail significativamente menor, ele ainda pode ser trabalhado para ser harmonioso, ter uma linguagem objetiva e os gatilhos certos.
De fato, sem todos os elementos citados acima que são característicos da técnica de UX Writing, é praticamente impossível fazer com que esse e-mail marketing gere algum resultado.
Além desse tipo de texto, peças veiculadas em blogs, sites institucionais e posts em redes sociais, entre outros, podem receber a técnica de UX Writing. Isso lhe dará uma experiência melhor e mais interesse de seus leitores.
Claro, também pode haver algumas barreiras para usar essa técnica, especialmente quando se trata de um site que está sendo modificado para ser compatível com dispositivos móveis. Em geral, os textos mobile-friendly sofrem com espaço reduzido, considerando que a tela dos dispositivos móveis é menor.
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As principais características desse tipo de texto
Embora o conceito de UX Writing tenha sido explicado, fica claro que é importante entender quais são suas principais características. Assim fica mais fácil entender como esse tipo de texto é estruturado, e aqui estão eles:
1. Mais objetivo
A escrita UX não fica “perdida” em relação ao seu objetivo. É por isso que o autor deve ser muito cuidadoso e preciso com os elementos que utiliza e, principalmente, evitar informações que não acrescentem nada a esse objetivo.
2. Deve ser fácil de entender
Quem nunca se deparou com um texto difícil de entender por causa de frases longas ou informações confusas? Porque isso é exatamente o oposto da técnica de UX Writing: nela, o ideal é apreciar um entendimento mais fácil.
Dessa forma, quem escreve qualquer texto usando UX Writing deve sempre tomar cuidado com frases muito longas. Também é uma boa ideia fazer uma boa revisão para garantir que as informações sejam apresentadas com clareza.
3. Sempre o mesmo tom
Todo negócio que exige texto publicitário tem um tom e ele deve ser mantido, independente do tamanho da peça. Você não pode começar um texto com linguagem formal e torná-lo informal no meio do caminho.
Da mesma forma, não é possível iniciar uma figura na primeira pessoa e passar a usar a terceira no decorrer dela. Isso cria confusão para o leitor e também reduz a compreensão do material.
4. O conteúdo deve ser utilizável
Quando falamos de conteúdo acionável, estamos falando de algo que realmente fornece informações valiosas. É importante que o leitor não termine a obra sem ver alguma utilidade para o que leu. Pelo contrário: a técnica de UX Writing valoriza muito a usabilidade.
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O que é preciso para criar uma boa escrita de UX?
Como já mencionado, quem escreve esse tipo de texto é chamado de UX Writer, e para utilizar essa técnica é preciso lembrar:
1. Evite usar datas
Se você incluir expressões de data ou hora no texto, como “recentemente”, o texto se tornará obsoleto no futuro e não poderá ser reutilizado. Portanto, o ideal é optar por conteúdos chamados de Evergreen, ou seja, conteúdos sempre atualizados.
2. A apresentação das principais informações não demora muito
É comum um jogo ter algum tipo de introdução, mas é interessante que as principais informações comecem a ser apresentadas logo em seguida.
Quando o leitor está na metade do texto e ainda não consegue encontrar a informação mais relevante, ele tende a parar de ler.
3. Aposte na hierarquia de títulos
O texto criado em um bloco certamente não atrairá a atenção dos leitores. Afinal, é muito mais agradável encontrar um texto que tenha subtítulos, pois eles distribuem melhor as informações e não cansam o leitor.
É por isso que é importante para um escritor de UX sempre se lembrar de adicionar H2, H3 e quantos subtítulos forem necessários para tornar a peça uma melhor experiência de leitura.
4. Se houver algum termo técnico, deve ser explicado
Existem certos assuntos que exigem até o uso de um termo técnico e pode ser usado sem afetar a técnica de UX Writing desde que o termo seja explicado. Caso contrário, um leitor leigo que não domina o assunto em questão não entenderá a peça e poderá parar de lê-la.
5. Use marcadores
Assim como os títulos, os pontos de bala ajudam bastante a fazer o texto fluir e ser agradável para o leitor. Portanto, vale a pena incluí-los, se possível.
6. Faça uma boa avaliação
Depois que todo o texto estiver pronto, é muito importante revisá-lo, procurando problemas gramaticais e de coerência.
Afinal, não vale apostar em combinações de paletas, uso de marcadores, boa disposição das imagens e citar alguns erros gramaticais na obra. Além disso, a verificação gramatical garante que não haja pontos confusos no texto.
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Copywriting e UX Writing: como eles tem de diferente?
Assim como a técnica de UX Writing vem ganhando cada vez mais espaço, o copywriting também é uma das mais utilizadas na publicidade e há quem acabe confundindo.
No caso do trabalho de copywriting, o principal objetivo é despertar o interesse do leitor pelo produto apresentado, sendo importante que o trabalho gere potenciais clientes. Claro que esse tipo de técnica também visa agradar o leitor, mas sempre com foco nas vendas.
Por outro lado, o material do tipo escrita UX é principalmente sobre fornecer uma boa experiência, ou seja, apresentar um texto bem escrito, com visuais completos e que se lê bem.
Conclusão
Sem dúvida, são duas técnicas que podem ser utilizadas em um mesmo texto: pode ser material de geração de leads, mas também é preciso ter o cuidado de apresentar as características presentes na UX Writing.