Você sabe definir o que é marketing de produto? E se encontrássemos essas definições juntos? Venha comigo!
Marketing de produto ou marketing de produto é um campo promissor e em desenvolvimento em todo o mundo e também no Brasil.
Quando falamos do produto e de todo o mercado que esse negócio abrange, não podemos deixar de lembrar das estratégias de ação que agregam valor.
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Confira alguns dos principais pilares que compõem essas estratégias:
- Equalização entre equipes;
- Foco em resultados;
- Comunicação com utilizadores e público-alvo;
- Stakeholders internos e externos (colaboradores, gestores, fornecedores e clientes).
Pensando nisso, podemos dizer que o conceito de marketing de produto pode ser representado pelos processos ou áreas dentro da empresa que são responsáveis pela correta entrega do produto ao mercado.
E agora, para ficar mais claro e não apenas definir o conceito, vamos ver esse processo de forma prática. Acompanhe os tópicos abaixo:
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O que é Marketing de Produto?
Se você está trabalhando com um produto e quer aprender mais sobre os conceitos ou quer conhecer o mercado de “fabricantes”, confira o que preparei para você sobre o que é marketing de produto.
Podemos dizer que um profissional de marketing de produto constrói as pontes que conectam o produto ao cliente final e traduzem o que o produto faz para atender às expectativas do cliente.
Vamos ver como?
Aqui estão alguns exemplos práticos das principais funções e responsabilidades de um profissional de marketing de produto:
Go to Marketing:
Um profissional de marketing de produtos será responsável pelas estratégias de lançamento de produtos, antes de analisar investimentos, retornos esperados, os melhores canais, qual linguagem usar e escolher os momentos mais adequados para as ações.
Criando a persona dos negócios:
A criação de personas também faz parte do escopo de trabalho do marketing de produto por meio de estudo. Ou seja, é pesquisa e observação de públicos-alvo e clientes.
Um profissional que conhece bem esse público consegue antecipar a jornada de compra, criar ligações e conexões para fidelizar o cliente.
Definição da proposta de valor:
O produto deve ser muito claro em sua definição e deve ser coerente com a comunicação. Ou seja, comunicar benefícios, diferenças e valores, além de definir o público-alvo, são ações de extrema importância no marketing de produtos.
Definição de preço e oferta:
A determinação do preço do produto (pricing) e a forma como ele será oferecido (embalagem) também é responsabilidade do marketing do produto. Ou seja, quando uma empresa define claramente o valor de seu produto e a melhor forma de comercializá-lo, a competitividade e os retornos tendem a ser mais positivos.
Análise de mercado:
Olhar ao redor, mapear os concorrentes, saber o que eles estão fazendo e qual o preço que estão cobrando, são atitudes que um profissional de marketing de produto deve aplicar sempre que possível para conquistar um melhor posicionamento.
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Análise de Métricas:
O acompanhamento de métricas é fundamental nessa área!
NPS (Net Promoter Score, que mede a satisfação do cliente), CAC (Customer Acquisition Cost, que mede quanto uma empresa gasta para atrair clientes), ROI (Return on Investment, que analisa perdas e ganhos de movimentação) e até OKRs (Objective and Key Resultados). ) fazem parte da rotina de marketing do produto e funcionam como termômetros precisos que medem e avisam a temperatura do negócio.
Encontrar um mercado de produto adequado:
Nessa atribuição podemos combinar tudo o que vimos acima, pois esse termo define o mercado ideal que o produto pode ser Ou seja, se o seu negócio chegou a esse patamar, pode comemorar porque o marketing do seu produto está muito bem feito!
Espero que você tenha aprendido mais sobre marketing de produto e se apaixonado pela área tanto quanto eu! Aproveite e confira meu site, também posto regularmente conteúdos como este.
Até o próximo conteúdo!