O nome pode até parecer difícil, mas seu significado é bem simples. O reconhecimento da marca também é uma das principais métricas do marketing digital e é um conceito muito importante e útil para qualquer tipo de negócio.
Brand awareness é o que faz as pessoas usarem a palavra Gilette para se referir a uma navalha ou chiclete, quando se referem a goma de mascar. Significa o quanto os clientes conhecem determinada marca e o quanto ela está presente em cada um deles. a vida deles.
Além disso, o termo também é o que faz as pessoas associarem características ou símbolos às marcas, como o “M” do McDonald’s, que é facilmente reconhecido em qualquer lugar, ou o jacaré da Lacoste, que segue a mesma linha de reconhecimento.
Todas essas questões definem o conhecimento da marca e, no artigo de hoje, abordarei esse conceito em detalhes e destacarei sua importância e relação com o marketing digital. Vem comigo!
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O que é Brand Awareness?
O reconhecimento da marca é uma métrica ligeiramente diferente de outras estratégias de marketing digital porque não pode ser medido com precisão. Em português, “brand awareness” é um indicador responsável por avaliar como as empresas estão conectadas aos produtos que vendem.
O objetivo do brand awareness é tornar a marca famosa e lembrada pelo público como um diferencial no mercado que se destaca da concorrência.
O conceito está diretamente relacionado ao branding, pois consiste em uma das formas de mensurar a força e demais resultados da gestão da marca, ou seja, quanto maior o awareness de uma determinada marca, maior seu valor no mercado e menor dependerá de questões como valor, características técnicas ou conveniência para conquistar o consumidor.
Quais são os benefícios do Brand Awareness?
Quando uma marca é fortalecida pelo público, automaticamente ela passa a ser ainda mais reconhecida no mercado e isso agrega muitas vantagens a ela. Dentre eles podemos destacar:
- Aumento de vendas: geralmente, quando o consumidor está procurando por um produto ou serviço, ele já tem na cabeça marcas de referência, ou seja, quando a empresa é lembrada pelo público, seus resultados de vendas se expandem e ficam significativamente acima dos “esquecidos” concorrência;
- Ampliação do alcance da marca: a partir do momento em que a marca se torna mais conhecida, seu alcance também aumenta, o que reduz custos com publicidade;
- Aperfeiçoamento de outras campanhas de marketing: quando uma marca é notada no mercado, também simplifica o desenvolvimento de estratégias de marketing, principalmente branding e publicidade, ou seja, se um grande número de consumidores tem lembranças positivas das marcas, podem recorrer a esse tipo de memória em determinadas campanhas para fortalecer esse vínculo.
Como aumentar o Brand Awareness?
O conhecimento da marca é torná-la conhecida, melhorar sua percepção e fazer com que ela se destaque da multidão.
Porém, tornar a marca mais conhecida no mercado depende de muitas ações promocionais e de distribuição, ou seja, do bom trabalho da marca.
Por isso, vou deixar aqui 7 dicas de como aumentar o brand awareness de forma mais assertiva. Vamos conhecê-los?
1. Criação de programas de referência
Quando uma empresa investe em programas de indicação, ela recompensa os clientes que promovem a marca e trazem novos consumidores, o que significa que é uma das principais formas de manter o engajamento do cliente e ampliar o alcance do mercado.
2. Personalização exclusiva da marca
Uma das principais estratégias de branding é a personalização única da marca, ou seja, lembrá-la por uma determinada característica.
Um bom exemplo disso é o que aconteceu com a Pepsi, que por muito tempo brincou em ser a segunda opção em suas propagandas, reforçando a memória emocional de seus consumidores quando procuravam um refrigerante.
3. Diferença na identidade visual
Muito além de uma personalidade única, uma marca também deve ter uma identidade visual exclusiva que se diferencie ao máximo das já existentes.
A ideia por trás da identidade visual é que o consumidor reconheça uma marca e a diferencie das demais. Além disso, é necessário que alguma característica esteja associada a ela, por exemplo, uma maçã mordida. Se mostrarmos um agora, você provavelmente pensará na Apple, certo? Esse é o objetivo.
4. Patrocínio de eventos, personalidades e projetos
Investir no patrocínio de grandes eventos, celebridades e projetos sociais é uma ótima forma de lançar uma marca ao redor do mundo.
O principal objetivo é que a marca esteja presente na mente dos consumidores independente da situação.
Se a empresa não tem recursos suficientes para um grande evento, é absolutamente necessário investir em projetos menores que estejam ao alcance da marca.
5. Produção de brindes de marca
Criar brindes personalizados é muito útil para que os consumidores levem a marca aos mais diversos lugares.
Ao customizar camisetas, canecas, chaveiros e outros itens que podem ser levados para qualquer lugar, a marca pode ser vista por mais pessoas e ainda fazer parte do seu dia a dia e priorizar a memória do consumidor.
6. Elaboração de marketing de conteúdo
O reconhecimento da marca também é um dos objetivos do marketing de conteúdo e é uma estratégia que pode tornar uma marca ainda mais conhecida e lembrada pelos clientes.
Ao produzir conteúdo relevante para o público-alvo de uma marca, uma empresa pode criar uma percepção positiva entre os leitores. Além disso, quando são compartilhados, aumentam muito o alcance.
Como parte das possíveis estratégias de marketing de conteúdo, é possível fazer:
- Produção de conteúdo para redes sociais e blogs;
- Boas práticas de SEO;
- Postagem de convidado;
- Podcast;
- Concursos e prêmios de clientes.
O marketing de conteúdo também é uma excelente alternativa para uma marca ganhar mais credibilidade e se tornar referência no nicho em que atua.
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7. Coloque a marca no topo da pesquisa do Google
Uma forma de tornar sua marca ainda mais memorável e reconhecida pelo público é colocá-la na primeira página de buscas do Google.
A maioria das pessoas associa “estar no topo das buscas” como um link em determinados assuntos, e isso ainda é verdade porque o Google favorece sites que oferecem a melhor experiência do usuário.
Por isso, investir em estratégias de SEO e links patrocinados pode garantir que uma marca esteja no topo dos resultados de busca por palavras-chave relacionadas a ela. No entanto, falando de campanhas pagas, procurar um especialista é sempre o melhor caminho.
Você entendeu tudo sobre reconhecimento de marca?
Como vimos, o Brand Awareness é responsável por avaliar o reconhecimento, a percepção e o feedback do consumidor sobre as marcas. Isso é importante porque afeta diretamente a decisão de compra do cliente. Além disso, o conceito serve de base para estruturar campanhas de comunicação e marketing.
Para melhorar o brand awareness é preciso investir em ações que unam promoção, gestão da marca e presença na rotina do público, por isso um bom trabalho de branding é fundamental para ampliar o brand awareness. .
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