O ex-diretor de produtos do Youtube, Mohan expôs a sua visão em uma carta aberta, onde fala sobre os criadores de conteúdo e artistas. “Eles são o coração do Youtube”, e pelo visto, continuará colocando-os em primeiro lugar. Mohan agora está na liderança do YouTube, após a saída de Susan Wojciki do cargo de CEO da plataforma. Ou seja, grande mudanças acontecerão, mas os queridinhos youtubers, tem seu espaço garantido!
“Estamos investindo em recursos e experiências que farão do YouTube um ótimo lar para espectadores e criadores de conteúdo agora e no futuro, desde o foco em streaming e TV até o desbloqueio de um potencial criativo incomparável.”
“Pensar no futuro da criação”, é uma das prioridades de Mohan. Ou seja, esses planos não se limitam apenas à este ano de 2023. Mohan tem uma boa compreenção do mercado, e sabe qual caminho deve seguir. O que ele acha que funcionará para os criadores de conteúdos e seus seguidores:
“Este é um momento crucial para o nosso setor. Enfrentamos ventos econômicos adversos desafiadores e condições geopolíticas incertas. A IA apresenta oportunidades criativas incríveis, mas deve ser equilibrada por uma gestão responsável.
Criadores, espectadores e anunciantes têm mais opções do que nunca sobre onde gastar seu tempo e plataformas como o YouTube precisam oferecer uma variedade de formatos enquanto investem em políticas que protegem as plataformas de danos no mundo real.”
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O que esperar do Youtube em 2023?
Tornar as coisas melhores e mais fáceis para criadores e artistas. Esse é o objetivos de Mohan. Confira:
1) Criadores de conteúdo terão suas necessidades priorizadas:
Ganhar mais dinheiro agora é a regra. Além da monetização com os anúncios, Moahn diz que está “expandindo a estrutura de assinatiras, investindo em compras e melhorando continuamente as ofertas de produtos digitais pagos.” Ou seja, para que isso aconteça, a empresa também está trabalhando para a melhoria de recursos e experiencias da plataforma.
No entanto, precisamos entender um pouco dessas melhorias. Elas serão feitas para atingir especialmente o público alvo, aqueles que assitem aos conteúdos. Ou seja, terão uma experiência melhor, mais agradável na plataforma, permitindo que assistam o que quiserem e como quiserem.
Isso com toda certeza, ajudará os influenciadores e criadores de conteúdo, pois os usuários chegarão às suas produções de maneiras diferentes.
Os Shorts tem uma maior aceitação pelo público, fazendo com que seus criadores sejam mais visualizados. Ou seja, assistir shorts pela TV é um dos recursos que serão disponibilizados. Dessa forma os criadores poderam ver seus trabalhos em telas maiores.
Além claro, dos poadcasts. A plataforma está facilitando aos criadores de conteúdo a publicarem seus poadcasts, e também vai disponibilizar a integração via RSS. A facilidade e suporte aos criadores de conteúdo é algo que está sendo priorizado!
Percebemos que grandes mudanças de interface serão feitas. Ou seja, os influenciadores poderão gravar um short em um layout lado a lado com vídeos padrão do Youtube e outros Shorts. A facilidade de divulgação será muito maior!
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2) Ouvindo os usuário que monetizam
Mohan que estar mais perto. A plataforma sempre ouviu os criadores de conteúdo, e Mohan entende que é fundamental esse feedback para o Youtube. Ou seja, esse ano quer conhecer ainda mais cada um deles.
Dois pontos que vieram do feedback são:
- Os criadores poderão gravar áudio em vários idiomas e carregá-los. Ou seja, para os profissionais de marketing, isso pode ajudar a aumentar o público em diversas áreas do mundo.
- Legendas automáticas. Isso trará mais acessibilidade para pessoas com dificuldades auditivas. Mais inclusão para o usuários. O Youtube agora pode oferecer legendas em 16 idiomas diferentes, por meio de tradução automática.
3) Possibilidades da IA. O que esperar?
Que a IA pode ser usada de recurso para criação nós já sabemos. Mas, utilizar a IA para aumentar seus valores de produção de vídeo? Você já tinha pensado nisso? Pois é isso o que o Youtube está procurando incorporar. Ou seja, criar cenários cinematográficos para seus vídeos. Essa é uma das ideias que Mohan tem no uso da IA no Youtube.
Também existem mais possibilidades para os espectadores, incluindo Primetime Channels, onde os usuários podem assistir a seus serviços de streaming preferidos, e uma parceria com a NFL for NFL Sunday Ticket, onde os telespectadores também podem se conectar com outros fãs de esportes.
Integração com Shopify e outras plataformas de compras, compartilhamento de anúncios, assinaturas. O que tudo isso significa para os profissionais de Marketing? Bom, eles terão mais opções do que nunca para ganhar dinheiro no Youtube!
O que Moahn planejou se mostra bem empolgante para os criadores de conteúdo e influenciadores, e uma grande oportunidade para os profissionais de marketing soltarem a criatividade! Ou seja, podem ver como usar a plataforma para promover seus clientes.
Atingir outros paises com muito mais facilidade, além de mais acessível e inclusiva, a plataforma terá mudanças positivas, que irão atingir os profissionais de marketing, e aumentar a rentabilidade no trabalho.
A visão de Mohan para 2023 é de crescimento e inclusão, além da priorização dos produtores de conteúdo, influencers e profissionais de marketing.
Voce pode conferir o texto completo da carta que Mohan escreveu para os usuários do Youtube! Ou se preferir, confira abaixo!