O que é remarketing?
Remarketing é um meio de divulgação em que é possível exibir anúncios para usuários que acessaram seu site, landing page, ecommerce, blog ou aplicativo. Exemplo, quando alguém acessa seu site, se o script de captura do google (código fornecido na criação de públicos no Google Ads) estiver instalado no “header” do seu site, o google vai capturar esse visitante através de cookies de navegação e coloca-lo dentro do público criado para remarketing. Assim quando realizar um anúncios de imagem(display), vídeo ou outros, essa pessoa será perseguida pelo seu anúncio em outras plataformas.
Na 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online realizada pelo SEBRAE, constatou-se que apenas 1,5% dos usuários que acessam um e-commerce, de fato, compram. Os outros 98,5% saem sem gastar um centavo. Por isso, o remarketing tem ganhado mais força. Hoje em dia, é quase impossível abandonar um site e não ser impactado posteriormente por um anúncio com o produto ou serviço.
Mas, para obter excelentes resultados, não basta oferecer desconto. É preciso executar uma boa estratégia de divulgação. Os usuários já conhecem seu produto/serviço e estão familiarizados com a sua marca, é hora de agir com sabedoria para que eles retornem ao seu site e convertam.
Segundo a agência Bravíssimo Digital, o remaketing bem estruturado pode ser um fonte de resultado barata pois o investimento é baixo neste tipo de campanha, com isso aumenta as possibilidades de retorno destes possíveis clientes ao seu site, ecommerce e blog.
1. Estratégia
Quando você cria uma lista, define regras informando quando (em qual momento de navegação/página de seu site) os usuários devem ser adicionados a ela. Você também especifica uma duração de associação, que equivale ao tempo que os usuários permanecem na lista.
A duração da associação das listas de remarketing do Google Ads é de até 540 dias. Quer dizer, você pode manter um usuário por 1 ano e meio em uma lista. Lembrando que, se o usuário acessar o site no dia 539, ele reinicia toda a contagem e permanecerá na lista por mais 540 dias. Normalmente muitos especialistas criam diversos públicos para remarketing usando períodos diferentes como 30D, 60D, 90D e 180D.
2. Segmentação
Agora você precisará adicioná-las à segmentação de grupos de anúncios de suas campanhas de Google Ads, mas calma, você pode iniciar somente com os visitantes do site. Desta forma, os seus anúncios serão exibidos somente para os usuários desta lista que você acabou de segmentar.
Há duas formas de implementação das listas de remarketing: com base nas URLs das páginas de seu site ou em parâmetros personalizados.
2. Conclusão
Se você está iniciando hoje no marketing digital, é de suma importância você já criar esse processo de segmentação e remarketing pois o Google inicia a captação desse público e armazena para que no futuro próximo você já tenha uma base e estrutura pronta.
Moral da história, comece hoje!
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