A figura do influenciador, aquela pessoa que dita tendências, cria conteúdo envolvente para o público e influencia nas decisões de compra, ganhou destaque no marketing digital. O varejista Riachuelo decidiu, no entanto, usá-lo para envolver os funcionários da empresa, e ter os influenciadores dentro da empresa.
No total, 24 funcionários foram selecionados para essa função. Ou seja, eles fazem parte de um time de influenciadores cujo objetivo é gerar comunicação e representação e viabilizar o posicionamento da marca, comunicação e campanhas internas. Eles postam mensalmente nas redes sociais e, a cada encontro realizado ou publicado, ganham pontos e concorrem a prêmios da Riachuelo.
“O influenciador é muito autêntico, e essa é uma palavra muito importante para nós. Sua fala não pode ser controlada. No nosso caso, faz parte da cooperação dos participantes. Você cria conexões, porque você é ‘uma pessoa como eu’. É um alfaiate conversando com um alfaiate, um operador de máquina conversando com outro operador de máquina”, disse Silvana Gibrail.
Carreira no Varejo com influenciadores dentro da empresa
Recentemente, a Riachuelo também lançou a campanha “Viva a Carreira conectando com @vc”, um novo posicionamento como marca empregadora. A ideia é identificar, treinar e reter talentos – quase sempre um desafio quando se fala em vendas.
Por isso, ao longo dos anos, a empresa vem enfrentando problemas relacionados ao desenvolvimento individual dos profissionais. Caso você passe por isso dentro de sua empresa, uma das formas de estimular esse desenvolvimento é oferecer cursos por exemplo, sobre temas como liderança, transformação digital e experiência do cliente.
“A formação acadêmica é importante para muitos cargos, mas não para todos. Em alguns casos, a experiência e a comunicação com o cliente é o que torna o especialista. Ao treinar os funcionários, conseguimos realmente desenvolver as pessoas.”
A forma de trabalho e divulgação que um influenciador pode oferecer, traz humanização da marca. Para os dias de hoje, esse é um ponto que não pode ser deixado de lado, no que diz respeito a posicionamento e branding da marca. Ou seja, quando temos pessoas “defendendo” a marca, rostos reais por trás de tudo, a absorção e imagem positivada da marca, tende a aumentar.
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