Tiktok aumenta o ROAS de quem investe na plataforma. Um estudo da Nielsen encomendado pelo TikTok mostra resultados interessantes. Em termos de ROI, as campanhas na plataforma de entretenimento podem ser 73% mais eficazes do que o ROI médio de outras mídias digitais e 80% mais eficazes do que as mídias offline. Ou seja, esses dados são um exemplo do que muitos produtores de conteúdo e empreendedores já perceberam na web: que além da visibilidade da marca, ela também é relevante para a conversão de vendas.
Paraíso publicitário
De 2021 a 2022, a plataforma teve um aumento significativo no número de anunciantes. Dessa forma, a pesquisa mostra que as campanhas do TikTok tiveram um aumento de 80% no retorno do investimento em anúncios.
Além disso, as ativações não são mais precisas, então os anúncios são mais longos e contínuos (várias semanas online), gerando resultados mais significativos.
Sobre a parceria que deu origem ao estudo, Daniel Paez, chefe de eficácia de marketing da Nielsen para a América Latina, disse:
“A Nielsen e a TikTok estão trabalhando juntas em todo o mundo para fornecer aos anunciantes informações valiosas para ajudá-los a entender melhor como a plataforma os ajuda a gerar resultados de audiência. Neste recente estudo que realizamos para uma operação no Brasil envolvendo grandes anunciantes de alimentos e bebidas, foi possível mensurar o desempenho do TikTok como plataforma de mídia e entender a relação que sua execução tem com a geração de vendas incrementais de forma efetiva”.
Além disso, “o TikTok provou que não é apenas uma ferramenta para aumentar a exposição da sua empresa, mas também uma plataforma para desempenho, e as empresas perceberam isso. Nos três primeiros trimestres deste ano, vimos um aumento de 151% no número de anunciantes aqui na América Latina. E ainda há um enorme potencial que as marcas podem explorar, principalmente quando têm presença contínua na plataforma, para alcançar uma performance ainda maior em suas ativações”, afirma Gabriela Comazzetto, head de soluções globais de negócios do TikTok para a América Latina.
Transformando a experiência de compra
O TikTok está mudando a forma como as pessoas compram online. Não é mais um caminho linear. Agora é um ecossistema de engajamento com conteúdo criativo, original e autêntico que desencadeia uma compra.
Outro destaque da pesquisa está relacionado à experiência de quem compra e de quem anuncia. Com uma experiência menos linear, mas um ecossistema de engajamento focado em conteúdo criativo, 80% dos usuários afirmam confiar na plataforma e ver credibilidade nos vídeos que assistem. Além disso, 85% afirmam ter pesquisado um produto após vê-lo em algum conteúdo da plataforma.
Novas soluções para empresas
“O TikTok é uma plataforma de entretenimento que se esforça para inovar constantemente, por isso estamos constantemente testando novos recursos para trazer o que há de mais inovador e criativo para nossa comunidade”, diz Comazzetto.
Ao longo deste ano, a plataforma lançou diversas novas soluções para empresas, como Creator Market Place e Branded Mission. Ferramentas que visam tornar mais fácil e ágil a conexão entre esses dois públicos (marcas e criadores).
O TikTok também passou a oferecer novos produtos de performance como: Pulse, que funciona como horário nobre no TikTok onde as empresas podem anunciar conteúdos ou tendências com maior engajamento.
A ferramenta Lead Generation, por outro lado, dá às marcas a possibilidade de inserir anúncios com formulários vinculados ao conteúdo para que as pessoas da comunidade TikTok possam se cadastrar e demonstrar interesse.
E, por fim, os anúncios do Shopping, uma solução inteligente e prática capaz de aumentar o alcance dos catálogos de produtos das marcas. Por meio de anúncios em vídeo no Shopping, as empresas podem destacar um ou mais produtos usando anúncios em vídeo no feed do TikTok.
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