Quer entender os algoritmos de mídia social e os segredos deles? Então vem comigo que vou te contar tudo!
Rene Ritchie, chefe de relações com criadores do YouTube, e Todd Beaupre, chefe de crescimento e descoberta do YouTube, discutiram em detalhes o futuro do algoritmo e como isso afetará os criadores em 2023, em uma entrevista recente.
E aqui vai um spoiler: as medidas de 2023 reforçam o compromisso da empresa em apoiar criadores e artistas em sua plataforma, assinada por seu novo líder Neal Mohan no início de março. Vem entender mais sobre isso, continuando a leitura abaixo!
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O que sabemos sobre o algoritmo do YouTube até agora?
Antes de falarmos de futuro, precisamos entender o passado. Vamos ver o que já aprendemos com o algoritmo do Youtube nesses anos, para depois vermos a mudança de 2023.
Clique e veja
No começo tudo se baseava em clique a visualizações. Isso pois o Youtube precisa se estabelecer como uma plataforma de vídeo forte e convidativa. Então seu algoritmo recomendava vídeos que atraiam mais visualizações e cliques. Aquela famosa “perseguição”. Ou seja, quanto mais você assistia e curtia um assunto, mais desse assunto aparecia para você.
Mas aí chegou a prática de clickbait: títulos e thumbs criado estrategicamente para gerar cliques, sem se preocupar com conteúdo, vídeo ou experiência do usuário. Mas em 2011 a plataforma percebeu.
Exibição de tempo
No entanto, a plataforma se atualizou, e passou a considerar o tempo de reprodução de vídeo e o tempo total gasto na plataforma: uma forma de mensurar se o conteúdo estava de fato relevante, e “prendendo” o usuário por um tempo mínimo. A regra era clara: crie conteúdos exclusivos e que captem o usuário.
O grande problema era que o Youtube, não estava levando em consideração o tempo de vídeo, e as coisas ficaram um pouco confusas para os criadores de conteúdo. Sendo assim, a plataforma decidiu seguir um caminho diferente.
Satisfação
Como agora é regra é outra, o Youtube resolveu ouvir o público. Medir seu comportamento não rendeu bons resultados, então em meados de 2015, a plataforma decidiu perguntar aos usuários, além de coletar informações, por meio de pesquisas.
Com essa atitude, a plataforma passou a “personalizar” o conteúdo que aparecia em sua timeline. Ou seja, resultados positivos apareceram! Em 2018 o tempo de visualização dos vídeos em destaque, bateu os 70%.
Grande jogada passar a ouvir o público!
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E o que muda no algoritmo do YouTube no futuro?
Recomendar conteúdos que possivelmente o usuário goste de assistir, é o que fez o tempo de permanência na plataforma aumentar consideravelmente. Ou seja, o Youtube agora conhece seu público.
Medindo a satisfação automaticamente desde 2015 o Youtube melhorou seus critérios de recomendação com base no comportamento individual de cada usuário. Ou seja, a plataforma olha quais vídeos foram assistidos, quais as sequências preferidas e o gosto anterior do usuário.
No entanto, o algoritmo está sempre verificando se as indicações estão sendo assistidas e bem recebidas pelo usuário, pois ele está sempre sendo aprimorado. Se o vídeo não for assistido, o algoritmo ajustará suas recomendações para ser mais preciso na próxima vez.
Como isso afetará criadores e marcas?
Os números mostram claramente que você deve incluir vídeos em sua estratégia de marketing. De acordo com o State of Marketing 2023, o vídeo tem o maior retorno sobre o investimento (ROI) de todos os formatos de mídia com uma margem de 25%.
Deve ser levado em consideração também, que o Youtube tem ultrapassado o Netflix nos EUA, como a principal plataforma de Streaming, tendo 2,5 bilhões de usuários com média de 694,000 minutos de vídeo assistidos por minuto. Ou seja, está se tornando uma ótima plataforma de teste.
O CEO do Youtube, no início deste ano já declarou que a sua prioridade é com os criadores de conteúdo. Além de bons números, a plataforma também reconhece marcas e criadores que se comprometem a criar conteúdo.
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A busca por relacionamento com o público também se torna prioridade a partir de agora. Em entrevista com o Youtube, foi dito que ele priorizará produtores de conteúdo que prezam por esse relacionamento com seus seguidores ao invés de buscar visualizações instantâneas. Ou seja, fidelizar o seguidor.
Agora é uma ótima hora para começar um canal do Youtube do zero. Isso pois a plataforma apoiará canais menores, fornecendo estatísticas para promover seus vídeos.
É importante observar que o algoritmo do YouTube não se preocupa com conteúdo de vídeo específico, desde que esteja em conformidade com as diretrizes e políticas da comunidade do YouTube. Ou seja, os criadores e marcas devem continuar produzindo conteúdo que fidelize seu púbico. O algoritmo reconhece esses esforços, especialmente se eles implementarem uma estratégia de longo prazo junto com um conteúdo bom e relevante.
Agora que você já está por dentro de todas as modificações do algoritmo do Youtube, é hora de começar a crescer nessa rede social! Continue aqui em nosso portal para ficar por dentro de todas as tendências desse mercado.