A busca constante por ideias inovadoras e criativas no ambiente do marketing e da publicidade é uma realidade. Ou seja, as marcas querem campanhas que se destaquem, chamem a atenção do público e, claro, gerem resultados positivos. Sendo assim, a cooperação interagências tem se mostrado um caminho promissor para desenvolver campanhas pluralistas e bem-sucedidas.
Apesar de não ser uma solução inovadora no mercado, Ramon Prado e Bibi Amarante, cofundadores da Hustlers.br, agência especializada em live marketing e cuja solução é a colaboração, destacam que parcerias entre diferentes agências trazem consigo uma série de vantagens, que impulsionam a criatividade e a inovação. Ao unir forças, eles podem agregar diferentes experiências, perspectivas e conhecimentos para criar um caldeirão de ideias e possibilidades antes inimagináveis.
“Quando todos os stakeholders têm clareza sobre suas competências e compartilham um objetivo comum, o resultado é um ambiente propício ao aprimoramento e à expansão de ideias. Isso torna o processo gratificante com uma solução ampla e abrangente que respeita, agrega e valoriza as perspectivas aqui expostas, sempre com foco na missão coletiva do grupo”, explica Ramon.
Bibi também chama a atenção para a diversidade de experiências profissionais e pessoais. Segundo ela, a pluralidade de experiências também é um fator crucial para o desenvolvimento de ideias criativas e que todo mercado, não só a comunicação, deve estar aberto a elogiar, respeitar e ouvir as diversas opiniões, que nem sempre são confortáveis, mas que podem conduzir a grandes ideias.
“Se somos chamados a ter as famosas ‘grandes ideias’ na hora de desenvolver projetos, como podemos tê-las baseadas apenas no que sabemos ou vivenciamos ao nosso redor? As cocriações reúnem o melhor dos profissionais de cada agência a partir das diversas experiências trazidas para discussão”, complementa.
Também é importante ressaltar que a cooperação interinstitucional apresenta desafios que devem ser enfrentados. Para garantir o sucesso desta solução, é necessário autoconhecimento para saber quais são seus pontos fortes e fracos, pois isso facilitará o cenário de aproveitamento do que já está sendo feito na empresa, além de preencher o que é uma possível fragilidade. E o resultado desse processo é a criação de soluções autênticas, complexas e diversificadas que vão ao encontro de diferentes realidades e perspectivas, além de ganhar maturidade e enriquecer o portfólio das equipes envolvidas.
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Caso em questão
Hustlers.br estabeleceu parcerias estratégicas com agências como AlmapBBDO, Holding Clube e Avantgarde, resultando em campanhas impressionantes para grandes marcas como Nestlé e Dove. Um exemplo prático é a parceria para a Coca-Cola entre Hustlers.br e a agência Holding Clube, que resultou em um projeto de endomarketing para comemorar o Dia da Consciência Negra em 2022.
A parceria transformou a data em festa durante todo o mês de novembro, destacando os valores dos antepassados dos funcionários negros da empresa. A resposta interna foi positiva, forneceu informações genéticas e influenciou tanto o ambiente da empresa quanto a esfera pessoal dos funcionários.
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