Aprenda a criar um canal no YouTube, uma plataforma de vídeos que é uma ótima vitrine para influenciadores e empresas.
O YouTube, criado em 2005, é um dos sites mais visitados do mundo e conta com 2 bilhões de usuários somente em 2020. Ou seja, são pessoas que só acessam o site para assistir vídeos ou produzir conteúdo e ganhar dinheiro.
Hoje, um grande número de pessoas obtém renda apenas com a monetização de vídeos publicados nesta plataforma. Ou seja, são influenciadores de todos os assuntos: educação, culinária, moda, humor, curiosidades, etc.
Além daqueles que criam canais no YouTube com a única intenção de ganhar dinheiro. No entanto, há também aqueles que criam o canal por hobby e até oferecem conteúdo sem monetização. Não podemos esquecer das empresas que usam esses vídeos como estratégia de marketing digital para divulgar seus produtos ou serviços.
Não importa qual seja o motivo para criar um canal no YouTube: se você quiser fazer isso, este artigo mostrará o passo a passo.
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Youtube: como funciona?
O Youtube é uma plataforma nascida no estado norte-americano da Califórnia que visa a publicação de vídeos de todos os temas. Por isso, quem surfa por lá encontra desde vídeos amadores até os produzidos por grandes artistas.
Assim que o internauta chegar na página, encontrará diversas sugestões de vídeos, inclusive os que a pessoa assistiu recentemente e outros do gênero.
Para quem visita o YouTube pela primeira vez, as sugestões giram em torno dos vídeos mais recentes e com maior número de hits, como lançamentos de músicas de artistas famosos.
No topo da página, o usuário encontra a opção MIXES, que exibe uma playlist aleatória relacionada ao que foi assistido recentemente. Além de MIXES, também estão disponíveis outras abas temáticas, por exemplo, AO VIVO ou GAME SHOWS.
Vale ressaltar que o login do YouTube não é obrigatório para assistir aos vídeos: muitas pessoas assistem ao conteúdo dos canais sem login, o que reduz o número de inscritos desses produtores de conteúdo.
A partir de 2021, o Youtube criou os chamados Shorts, que são vídeos muito curtos de poucos segundos que se assemelham ao conteúdo do TikTok ou Instagram Reels. Com certeza é mais uma opção para quem produz material para esta plataforma.
Criar uma conta e criar um canal é a mesma coisa?
É bastante comum as pessoas pensarem que o fato de terem uma conta no YouTube significa que também têm um canal no site, mas não é assim que funciona.
Na verdade, é possível ter uma conta no YouTube e não criar um canal. Nesse caso, a pessoa usa a conta para se inscrever em canais que gosta, curtir vídeos, criar playlists e muito mais.
No entanto, quem quiser criar um canal deve primeiro criar uma conta, e você pode ver que são coisas muito diferentes.
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Como criar um canal no youtube
O processo de criação de um canal no YouTube começa com a criação de uma conta. Para isso é necessário:
- Clique em “Entrar” no canto superior direito da tela
- Selecione “Criar conta”
- Escolha se esta é uma conta comercial ou uma conta de usuário comum
- Depois de ter uma conta do Google, basta inseri-la ao fazer login, podendo ser a mesma conta que você usa em seu dispositivo móvel, inclusive.
Uma vez criada a conta da plataforma, é hora de aprender a criar um canal. É muito fácil e o solicitante só precisa:
- Conecte-se
- Haverá sua foto no canto superior direito e é só clicar nela
- Clique em “Criar Canal”
- Escolha um identificador, um nome e uma foto que deve ser clara
- Na parte inferior da janela, clique em “Criar canal”
É isso: a página que aparecerá depois já é a casa do canal do YouTube e é possível começar a enviar vídeos. Mas primeiro você precisa aprender a configurar este canal.
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YouTube Creator Studio: uma ferramenta indispensável para proprietários de canais
Esse é um estúdio virtual que o site oferece para quem cria um canal. Ou seja, mesmo os criadores de conteúdo o usam gratuitamente.
O objetivo é dar a essas pessoas mais ferramentas para configurar seu canal, preparar o conteúdo do vídeo e monetizá-lo, o que significa ganhar dinheiro com base no número de visualizações.
Depois de fazer login, basta clicar em “Personalizar canal” para acessar o YouTube Creator Studio. Nele, os criadores encontrarão opções como:
1. Estatísticas
Eles mostram quanto tempo o conteúdo foi assistido (quanto tempo as pessoas assistiram aos vídeos do canal), total de visualizações e inscritos.
2. Legendas
Esta opção permite que os criadores de conteúdo adicionem automaticamente legendas aos seus vídeos, além das configurações de idioma.
3. Biblioteca de sons
Para quem precisa de ajuda para escolher o áudio do seu vídeo, o YouTube Creator Studio tem dezenas e você só precisa clicar em “baixar” e usar.
4. Direitos autorais
Esta é uma guia onde os proprietários de canais do YouTube podem solicitar que o conteúdo seja removido se alguém usar seu material sem creditar o autor. Você também pode acompanhar se o YouTube permitiu a remoção ou não.
5. Comentários
Isso torna mais fácil para os criadores de conteúdo rastrear os comentários em seus vídeos por meio dessa guia. Eles podem até verificar quais podem ser spam.
6. Monetização
É nesta área do YouTube Creator Studio que os criadores de conteúdo podem começar a monetizar seu canal. No entanto, é obrigatório que atinjam 10.000.000 de visualizações em qualquer Short público ou atinjam 4.000 horas de visualização por ano.
Além de atender a um desses dois requisitos, também é obrigatório ter pelo menos 1.000 assinantes. Ou seja, notavelmente, o processo de monetização de vídeo inclui vendas de produtos, anúncios pré-conteúdo e outras formas de receita.
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Como iniciar um canal no youtube
Muitas pessoas, mesmo querendo criar um canal no YouTube, ficam inseguras porque acham que não vai dar certo. Aqui estão algumas coisas que ajudam a aumentar o sucesso do seu canal:
1. Escolha algo sobre o qual você tem controle
É importante que o criador de conteúdo se sinta à vontade para lidar com esse tema e isso só acontece se ele tiver conhecimento.
Se esse aspirante a YouTuber entender muito sobre futebol, pode ser ótimo fazer um canal sobre isso; se ele gosta muito de maquiagem, seu canal pode falar sobre dicas de maquiagem e assim por diante.
2. Busque uma marca pessoal
Não importa o assunto escolhido para o canal do YouTube: é muito provável que existam outros canais com muitos inscritos falando sobre a mesma coisa.
Para aspirantes a criadores de conteúdo, isso não deve ser um impedimento: basta encontrar sua marca pessoal e colocá-la nesses vídeos. Pode ser a forma como você fala, pode ser customização de configurações ou qualquer outra coisa que se torne uma característica específica daquele canal.
3. Tenha uma rotina de publicação de vídeos
Quando as pessoas encontram um canal do YouTube e se interessam por ele, fica claro que desejam publicações regulares. Portanto, é aconselhável definir, por exemplo, um vídeo por semana ou que os vídeos sejam lançados às quartas e sextas-feiras.
4. Você não precisa de uma estrutura enorme
Existem vários criadores de conteúdo que gravaram seus vídeos em suas próprias salas, sem grandes equipamentos e até mesmo com seus celulares funcionando como câmeras de vídeo. O importante é você utilizar o ambiente com a melhor iluminação possível, o que vale a pena investir em um ring light.
5. Revele sem constrangimento
É claro que muitos criadores de conteúdo podem ter vergonha de promover seu canal com um pequeno número de inscritos, mas todos os grandes YouTubers passaram por essa fase. Portanto, é preciso divulgar o canal o máximo possível e usar as redes sociais para isso.
6. Faça uma boa edição
Existem vários programas de edição de vídeo disponíveis hoje e você pode encontrar alguns que são mais fáceis para iniciantes.
O importante é tentar manter um padrão na hora de editar seu vídeo: você não pode editar a capa do seu vídeo em amarelo um dia e usar azul no outro. Isso evita que o público associe o visual ao canal.
7. Seja paciente
Assim como outras estratégias de marketing de conteúdo, um canal no YouTube pode demorar para ficar famoso, e é importante ter paciência e manter a regularidade de postagens e distribuição. No entanto se você seguir as dicas que você encontra em nosso portal, essa espera pode ser menor! Fique de olho!