Não importa se você faz campanhas de mídia, automação, SEO, mídias sociais, UX, etc…
Copywriting é uma habilidade essencial no mundo do marketing digital. Com a concorrência cada vez maior e constante, saber escrever uma copy persuasiva é essencial para atrair e converter clientes.
Saber o que é copywriting aumentará o valor do que você entrega.
Depois de entender a mentalidade e as estruturas de cópia, isso mudará a maneira como você aborda tópicos e conversas – e, o mais importante, seus resultados.
Você está pronto para aumentar a conversão de suas campanhas de marketing digital ou vendas?
Porque esse post vai te levar a outro nível.
Um bom redator é capaz de criar textos que criem uma conexão emocional, informem e convençam o leitor a realizar uma determinada ação. Além disso, o copywriting é essencial para melhorar a visibilidade da sua marca nos mecanismos de busca e aumentar sua taxa de conversão.
Aproveite a leitura e torne-se um mestre da alta persuasão em 10 minutos com este artigo, mesmo que você nunca tenha lido nada sobre exemplos de direitos autorais.
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Copywriting. Uma breve história
Antes de falarmos sobre exemplos de copywriting, vamos entender o passado para criar o futuro.
Claude C. Hopkins (1866-1932) foi um dos grandes pioneiros do copywriting publicitário e da performance aplicada à publicidade.
Ele usou cupons com códigos-chave para rastrear os resultados de sua publicidade e depois testou as manchetes e as ofertas entre si.
Ele usou a análise de dados para melhorar os resultados de seus anúncios, aumentar o número de respostas e o custo-benefício dos anúncios de seus clientes.
Sim, amigos: estamos falando do copywriting da AB Test, antes da Internet.
“Não podemos ir atrás de milhares de homens até aprendermos a ganhar um. Claude C. Hopkins
Com base em seus resultados e estudos, Hopkins criou 4 regras.
1ª Seja específico
“As pessoas reconhecem uma certa licença na ‘fala de vendas’, assim como na poesia.
Um vendedor de um produto ou serviço pode dizer: “Minha qualidade é a mais alta”, sem soar como um mentiroso, embora outros produtos ou serviços possam ser conhecidos por serem tão bons quanto…
Mas só por isso vale a afirmação geral.
Uma pessoa inclinada a superlativos (exageros) deve esperar que todas as suas declarações sejam tomadas com certa reserva…
Mas um homem que faz uma declaração específica está dizendo a verdade ou MENTINDO.
Agora as pessoas não esperam que um anunciante seja um mentiroso.”
A lição aqui é: não tenha medo de ser específico.
2. Oferta de serviço
“Lembre-se de que as pessoas que você está alcançando são egoístas, assim como todos nós.
Eles não se importam com seu interesse ou seu lucro. Eles estão procurando um serviço para si mesmos.
Ignorar esse fato é um erro comum e caro na publicidade…
Os melhores anúncios não pedem a ninguém para comprar… Eles são baseados em serviços, oferecem as informações necessárias, e declaram os benefícios para o usuário.
Alguns desses anúncios parecem altruístas. Mas eles são baseados em um conhecimento da natureza humana”.
A lição aqui é: ofereça o que seu público quer.
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3ª Conte toda a história
“Não existe uma regra rígida e rápida sobre quão breve um assunto deve ser.
Uma frase pode contar uma história inteira em uma linha, como “chiclete”.
Seja longa ou curta, a história do anunciante deve ser razoavelmente completa.”
A lição aqui: não deixe dúvidas sobre sua oferta.
4ª Seja um vendedor
“Existe uma maneira simples e correta de responder a muitas perguntas publicitárias.
Pergunte a si mesmo: “Isso ajudaria o vendedor a vender o item? Isso me ajudaria a vender se eu conhecesse o comprador pessoalmente?”
Alguns argumentam com slogans, outros com conceitos inteligentes.
Você os usaria na venda pessoal? Você consegue imaginar um cliente que ficaria impressionado com essas coisas?
Se não, não acredite que eles estão vendendo com publicidade. ”
Quando alguém está tentando se exibir ou fazer coisas apenas para seu próprio prazer, é improvável que as pessoas gastem dinheiro.”
A lição aqui: fale como um vendedor, não como um “comerciante”.
Como ser um excelente Copywriter? Mindset
A primeira coisa que você precisa entender é que copywriting é uma escrita persuasiva com foco em vendas.
Se sua copy não vender ou converter, você não é um copywriter.
Você deve direcionar seu pensamento para a PERSUASÃO.
A persuasão é uma estratégia de comunicação que envolve o uso de recursos emocionais ou simbólicos para levar alguém a adotar uma ideia, atitude ou ação.
Portanto, para ser persuasivo, você deve ser um mestre em entender os pontos problemáticos e as motivações de seu público-alvo.
Para se tornar um copywriter eficaz, é importante dominar os fundamentos do copywriting. Vejamos abaixo os princípios básicos a serem considerados ao criar uma cópia.
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Conheça seu público-alvo e ICP
Um dos aspectos mais importantes do copywriting é conhecer seu público-alvo, e um conceito relacionado é o perfil de cliente ideal (ICP).
A identificação de ICPs ajudará você a entender as necessidades, desejos e preocupações de seus clientes mais valiosos, permitindo que você crie mensagens que os conectem emocionalmente. Ao alinhar a sua copy com o ICP, irá aumentar a persuasão e eficácia da sua comunicação, atraindo e fidelizando os clientes que mais contribuem para o sucesso do seu negócio.
Um exemplo de perfil de cliente ideal (ICP) para um serviço ou produto de RH pode ser definido da seguinte forma:
- Indústria: Empresas de tecnologia ou consultoria.
- Tamanho da empresa: 50 a 200 funcionários.
- Título da Decisão: Gerentes de Projeto, Líderes de Equipe ou Diretores de Operações.
- Local: São Paulo.
- Necessidades específicas: Procure soluções de gerenciamento de projetos para melhorar a colaboração entre equipes, gerenciar prazos e otimizar a alocação de recursos.
- Valores: Empresas que valorizam eficiência, inovação e melhoria contínua.
Com base neste ICP, o Project Management Software pode criar mensagens de direitos autorais personalizadas e direcionadas que efetivamente atraem e convertem clientes que se encaixam nesse perfil.
Ao entender as necessidades, valores e características específicas desses clientes ideais, uma empresa pode criar uma cópia que ressoe com eles, destaque os benefícios do produto e aborde seus problemas e desafios específicos.
Isso aumenta a probabilidade de campanhas de marketing bem-sucedidas e garante que a empresa concentre seus esforços nos clientes que proporcionarão o maior retorno sobre o investimento.
Concentre-se nos benefícios
É importante focar nos benefícios que seu produto ou serviço oferece, e não apenas em uma lista de recursos. Mostre ao leitor com exemplos concretos como ele pode resolver um problema ou melhorar sua vida.
Isso tornará sua cópia mais impressionante e persuasiva.
Crie urgência e escassez
Uma estratégia eficaz de copywriting é criar um senso de urgência e escassez. Isso motiva o leitor a tomar uma decisão rápida e aumenta a taxa de conversão. Você pode fazer isso, por exemplo, oferecendo descontos por tempo limitado ou mencionando que apenas algumas unidades estão disponíveis.
Canvas de Proposta de Valor
Para mostrar exemplos de copywriting, é importante falar sobre uma das ferramentas que podem te ajudar nisso, que é o Mapa de Empatia e o Canvas de Proposta de Valor:
Proposta de valor O Canva é uma ferramenta que ajuda você a criar uma mensagem de valor atraente e convincente para seu público-alvo. Ajuda a identificar e comunicar de forma clara e concisa os principais benefícios de um produto ou serviço.
Aqui está um exemplo de um modelo preenchido:
Depois de concluído, você pode entender claramente as principais motivações e pontos problemáticos do seu público-alvo, bem como os benefícios que seu produto ou serviço oferece.
O resultado desse mapeamento serão pontos que vão te ajudar na sua escrita persuasiva.
Fórmula C = 4M + 3V + 2(I-F) – 2A
Felizmente, você não precisa resolver a fórmula acima.
Na verdade, é uma ferramenta útil para se ter em mãos (imprima e cole na parede do escritório).
Conta significa o seguinte:
C = Probabilidade de Conversão
m = motivação do usuário
v = clareza da proposta de valor (o famoso “por quê?”)
i = estímulo à ação
f = elementos de fricção do processo
a = ansiedade em inserir informações
Resumindo: a probabilidade de conversão depende da correspondência entre a oferta e a motivação do visitante + clareza da proposta de valor + (incentivos para “agir agora” – fricção) – ansiedade.
Os números ao lado dos caracteres indicam a importância de cada um em ordem decrescente (4 é maior, 2 é menor).
Frameworks para Copywriting
As estruturas de copywriting são fórmulas comprovadas para escrever textos atraentes.
Eles ajudam a estruturar sua copy de forma lógica e eficaz de acordo com as etapas que levam o leitor à ação desejada. Existem várias estruturas de direitos autorais que você pode usar, dependendo do seu objetivo e público-alvo.
Neste artigo, veremos as estruturas mais populares e eficazes.
Framework do Estágio de Consciência
Esse é o framework de “Estágio de Consciência do Consumidor”.
Funciona assim: são 5 estágios de maturidade onde seu potencial consumidor pode estar.
Na fase inconsciente, ele não tem ideia de que sua solução pode ajudá-lo, pois não sabe que tem um problema.
Uma vez que eles entendam que têm um problema, eles vão procurar uma solução até que comprem de fato o seu produto ou serviço. Nesta jornada ele se torna totalmente consciente.
Cada etapa da jornada tem suas próprias características que podem determinar seu sucesso na conversão para uma venda.
Se você não tem ideia de qual estrutura sua página de vendas deve ter, use o seguinte procedimento (modelo AIDA):
1. Esclareça a motivação > 2. Demonstre valor > 3. Lide com a ansiedade > 4. Chame à ação com incentivo.
Dessa forma, você respeitará todas as etapas de conscientização do usuário.
O modelo AIDA
Um exemplo de copywriting é o modelo AIDA, que descreve os quatro estágios pelos quais um consumidor deve passar para se tornar um cliente.
Os estágios são atenção, interesse, desejo e ação (AIDA).
Durante esses quatro estágios, o ideal é que seu conteúdo chame a atenção para sua marca, crie interesse em seu produto ou serviço, desperte o desejo por ele e gere ações para experimentar ou comprar.
AIDA é essencialmente um modelo que respeita a estrutura dos Estágios da Consciência — e é por isso que funciona!
PAS Framework
PAS significa Problema, Agitação e Solução.
Essa estrutura sugere que você deve primeiro apresentar um problema enfrentado pelo leitor, provocá-lo explorando as consequências de não resolvê-lo e, em seguida, apresentar uma solução.
FAB Framework
FAB significa Recursos ou Propriedades (Recursos), Vantagens (Benefícios) e Benefícios (Vantagens).
Essa estrutura sugere que você apresente as características do seu produto ou serviço, destaque os benefícios que ele oferece e mostre como esses benefícios impactam positivamente a vida do leitor.
BAB Framework
A estrutura de redação BAB é uma fórmula que significa Antes, Depois e Ponte.
O objetivo dessa estrutura é primeiro identificar o problema ou a dor do leitor, depois oferecer uma solução e, finalmente, criar uma ponte para a venda.
Essa estrutura é especialmente eficaz para criar páginas de vendas e e-mails.
Baseia-se nas emoções do leitor para persuadi-lo a tomar uma ação específica.
4P’s Framework
Outra estrutura atraente para direitos autorais é o modelo 4 P.
Os 4 P’s representam imagem ou fotografia, promessa, prova e apelo ou impulso. Isso é diferente dos 4 P’s do marketing. Além da cópia do anúncio, essa estrutura também funciona bem com áudio e vídeo.
Fotos: primeiro, você precisa criar uma imagem do problema que seus usuários estão enfrentando ou algo que desejam ser ou ter (por exemplo, descreva uma foto da situação).
Promessa: Este é o primeiro passo para atrair um público e você faz isso fazendo uma promessa. Uma promessa para ajudá-los a se livrar de seu problema ou fazê-los alcançar o que desejam.
Prova: nesta etapa, você precisa comprovar sua promessa com provas para ganhar a confiança do cliente.
Push: “Push” soa um pouco negativo, mas é um passo importante no modelo de copywriting 4P, onde você encoraja seu público a agir.
Essa estrutura é particularmente eficaz para criar descrições de produtos e serviços, anúncios e ofertas.
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P.A.S.T.O.R. Framework
A estrutura de redação P.A.S.T.O.R é uma fórmula que significa Problema, Amplificação, Solução, Transformação (ou Testemunho), Oferta e Resposta.
O objetivo dessa estrutura é criar textos que mostrem o problema do leitor, as consequências de não resolvê-lo, a solução que você oferece, os depoimentos de quem já se beneficiou, a oferta que você apresenta e o call to action que você espera.
Essa estrutura é particularmente eficaz para elaborar cartas de vendas e e-mails, contando com a empatia e autoridade do escritor para persuadir o leitor.
Q.U.E.S.T. Framework
A estrutura de copywriting Q.U.E.S.T é uma fórmula que significa Qualificar, Compreender, Educar, Estimular e Navegar.
O objetivo desse framework é criar textos que qualifiquem o leitor como um potencial cliente, criem um senso de urgência para agir, evoquem emoções positivas ou negativas, apresentem uma solução clara e eficaz e testem a vontade de compra do leitor.
Essa estrutura é particularmente eficaz para criar manchetes e apelos à ação, aproveitando o ICP e os pontos problemáticos da educação (diagnósticos e soluções) para atrair leitores.
Open Loop E Nested Loop
“Open Loop” e “Nested Loop” são conceitos usados no copywriting para atrair e prender a atenção do leitor, mantendo-o interessado e curioso.
Essas técnicas são baseadas na estrutura da história e na psicologia humana e aproveitam o desejo das pessoas de buscar conclusões e resolver mistérios.
Loop Aberto: Um “loop aberto” (ou “loop aberto”) é uma técnica em que uma história ou ideia começa, mas não é concluída imediatamente. Isso cria um sentimento de curiosidade e expectativa no leitor que se sente compelido a continuar lendo para saber como a história termina ou como a ideia é resolvida. Os loops abertos são muito eficazes para manter o público envolvido e interessado no conteúdo.
Exemplo de loop aberto: “No final deste artigo, revelarei o segredo pouco conhecido para dobrar suas vendas em apenas 30 dias. Mas antes disso, deixe-me explicar o básico do marketing digital.”
Exemplos de headline de loop aberto
- “Você está cometendo esse erro comum [fazendo alguma coisa]? Leia até o final para descobrir!”
- “O segredo para [alcançar seu objetivo] revelado: continue lendo e surpreenda-se!”
- “Por que [o produto/serviço] está revolucionando a indústria? A resposta vai te chocar!”
Exemplo de descrições com Open Loop:
- “Neste artigo, revelamos passo a passo como [atingir o objetivo] de forma eficaz. Mas antes disso, você precisa saber de um erro comum que pode atrapalhar todo o processo. Leia mais para descobrir!”
- “Nosso novo [produto/serviço] traz uma série de vantagens que vão te surpreender. No entanto, há uma característica única que o destaca do resto. Fique ligado e não perca a explicação detalhada!”
- “Aprenda as melhores técnicas [de solução de problemas] e não deixe de conferir a dica valiosa que compartilharemos no final. Esta informação é essencial para o sucesso em [seu campo]!”
Nested loop: um “loop aninhado” é uma técnica mais avançada e envolve a criação de várias histórias ou ideias que são intercaladas umas com as outras. Isso significa que um loop aberto é iniciado e outro loop aberto é introduzido antes de terminar e assim por diante. Quando a história ou ideia original é finalmente concluída, os outros loops se fecham na ordem inversa em que foram iniciados.
A técnica de loop aninhado é eficaz na criação de uma experiência mais rica e envolvente para o leitor porque mantém várias camadas de interesse e curiosidade. Além disso, pode ser usado para reforçar mensagens e conceitos importantes, conectando diferentes histórias e ideias.
Um exemplo de loop aninhado:
- “Há uma história sobre um homem que descobriu o segredo do sucesso nos negócios (loop 1). Este homem conheceu uma mulher que tinha um método único de atrair clientes (Ciclo 2). A mulher aprendeu essa técnica com seu mentor, que lhe ensinou a importância de contar histórias envolventes (Closing Loop 2). Depois que o homem aprendeu essa lição, ele aplicou essa técnica em seu próprio negócio e obteve sucesso (Closing Loop 1).
Um exemplo de título com loop aninhado:
- “Quando a Ana começou a utilizar o nosso [produto/serviço], nunca imaginou o impacto que teria na sua vida. Conheça a história de Ana e o surpreendente segredo que mudou tudo!”
- “O João ia desistir [de atingir o objetivo] até encontrar o nosso [produto/serviço]. Leia sobre sua jornada emocionante e a reviravolta inesperada que aconteceu no final!”
- “Era uma vez um [personagem] que estava tentando [resolver um problema]. Até que ele descobriu [produto/serviço] e sua vida nunca mais foi a mesma. Descubra esta história inspiradora e o momento decisivo que mudou tudo!”
Exemplos de descrições com um loop aninhado:
- “Neste guia completo, você acompanhará a trajetória de Maria que enfrentou dificuldades [para resolver o problema]. À medida que a história avança, descobrimos as estratégias usadas por Maria e o segredo que mudou tudo. Não perca os detalhes emocionantes desta narrativa!”
- “Quando o Pedro decidiu experimentar o nosso [produto/serviço], ficou com algumas dúvidas. Mas quando o usou, percebeu os resultados e revelou um segredo incrível. Acompanhe a história do Pedro e descubra como nosso [produto/serviço] pode mudar a sua vida também!”
- “Este estudo de caso conta a história de [um personagem] que enfrentou vários desafios em sua busca [para atingir um objetivo]. A cada obstáculo superado, ele aprendia uma lição valiosa. Acompanhe essa aventura e veja como esses ensinamentos podem ser aplicados em sua vida!”
Existem outras técnicas nas quais você pode trabalhar para tornar seu copywriting ainda mais persuasivo: perfis de prospects, gatilhos mentais, apelos, táticas de autoridade de trabalho, injeção de urgência, etc.
Criando páginas persuasivas
Depois desses exemplos de copywriting, você realmente precisa entender que 80% do sucesso está em incorporar a mentalidade de persuasão.
Isso acontece sempre que você escreve textos ou até mesmo cria landing pages, anúncios, etc.
Como a maioria dos sites são criados?
- Uma ideia aparece.
- O design é criado com conteúdo falso (lorem ipsum).
- Página de código com conteúdo falso.
- “Putz! Quem vai escrever o texto?!”
- Um redator é contratado para “preencher os espaços em branco”.
- O site é publicado com uma onda de caos.
- A página é ignorada/ignorada até o próximo redesenho.
Como os profissionais de conversão criam páginas?
- Surgem uma ideia e um objetivo.
- Obtém-se uma reportagem (cópia resultante de pesquisa e estudo aprofundado sobre a empresa, mercado e potencial público-alvo).
- Revisão e edição de cópias.
- A cópia é incorporada em uma página com fotografias igualmente atraentes.
- Desenhar e copiar.
- A página é publicada.
- Revisão final e correções.
Conclusão
Copywriting é uma habilidade essencial no mundo do marketing digital, e dominá-la pode fazer uma grande diferença no sucesso do seu negócio.
Compreendendo os fundamentos do copywriting, aplicando estruturas comprovadas e aprendendo com exemplos de sucesso, você estará no caminho certo para criar textos atraentes e eficazes que geram conversões e ajudam sua marca a se destacar.
Agora que você chegou ao final do artigo, é hora de colocar a mão na massa!
Coloque os exemplos de copywriting escritos aqui em prática e leve sua taxa de conversão de vendas para o próximo nível.