Um novo produto é sempre motivo de ansiedade e empolgação para a empresa e principalmente para a equipe por trás de sua concepção. Muitas vezes há dúvidas sobre a estratégia utilizada. Um lançamento é melhor ou um funil perpétuo?
Para ajudar na tomada de decisão, é preciso entender o conceito e o objetivo dessas duas formas de introduzir um novo produto no mercado. Assim é possível visualizar quais serão os resultados de marketing e vendas de acordo com cada escolha.
Para ajudar a resolver esse dilema, preparamos este artigo descrevendo e caracterizando esses dois conceitos. Então continue lendo e descubra o que funciona melhor para o seu produto!
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O que é lançamento de produto?
Um lançamento, também chamado de lançamento digital, é uma estratégia utilizada no processo de marketing e vendas onde um produto fica disponível por tempo limitado. O cliente que não aproveitar a oportunidade terá que aguardar um novo lançamento.
Seu principal objetivo é criar um senso de urgência e estimular o cliente a pensar que, se não comprar, perderá a chance de uma aquisição lucrativa. Nesse tipo de ação, o carrinho costuma abrir e fechar rapidamente.
As principais características são:
- Datas pré-determinadas para abertura e fechamento do carrinho, bem como publicação de conteúdo;
- Público-alvo bem definido;
- Extensa lista de contatos e e-mails;
- A possibilidade de gerar renda em pouco tempo;
- Pico de vendas imediato;
- Conteúdos de tempo;
- Leads com entrada de corrente;
- Maior dificuldade em corrigir erros;
- Autoridade da marca;
- Maior engajamento;
- Ativando os gatilhos psicológicos de escassez e urgência.
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Quais são os benefícios de um lançamento de produto?
Com oferta por tempo limitado, uma proposta de lançamento digital para criar uma sensação de escassez costuma funcionar e acelerar a decisão do cliente. Sabendo que o produto não estará disponível para sempre, ele se atreve a garantir a compra.
Outra vantagem é que o lançamento ocorre em determinadas épocas do ano. Portanto, não exige comprometimento constante das equipes. A previsão de receita anual é, portanto, possível graças a ações específicas.
O que é um funil perpétuo?
Um funil perpétuo, também conhecido como evergreen, é uma forma de comercializar continuamente um produto. Isso significa que não terá uma data fixa de entrada e saída da cesta. Assim, um cliente ou cliente em potencial pode decidir comprar a qualquer momento.
Repete várias vezes a edição anterior. Dessa forma, você pode incentivar quem ainda não comprou e, ao mesmo tempo, apresentar novos clientes em potencial à sua lista de contatos. Numa sequência coordenada e alinhada de mensagens, é possível gerar vendas a curto, médio e longo prazo.
As principais características do funil eterno são:
- Seqüência de ações estratégicas de vendas;
- Processo dinâmico;
- Abrir o carrinho por tempo indeterminado;
- Lista de discussão criada do zero;
- Conteúdo atemporal;
- Geração diária de vendas;
- Maior previsibilidade de faturamento;
- Otimização para máximo retorno sobre o investimento;
- Regularidade nas vendas;
- Entrada passo a passo de leads com diferentes objetivos;
- Circulação contínua.
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Quais são os benefícios do funil perpétuo?
Um dos benefícios mais significativos de um funil perpétuo é que você pode tornar seu produto acessível. Em breve, antigos e novos clientes em potencial, bem como clientes, terão a oportunidade de visualizar uma oportunidade e tomar uma decisão de compra.
Assim é possível observar o comportamento do público e descobrir quais as estratégias de vendas mais adequadas. Será ainda mais fácil aplicar testes para avaliar o desempenho de vendas e correções pontuais.
Outro benefício é que, com mais previsibilidade no faturamento, o fluxo de caixa pode se manter constante. Como resultado, o potencial de lucratividade aumenta com um processo de vendas contínuo.
Quais são as principais diferenças entre eles?
Como você viu, enquanto em uma startup é possível vender mais em menos tempo e obter resultados mais rápidos, no funil perpétuo a ênfase está na regularidade das vendas e no equilíbrio das receitas, resultando em um ritmo frequente e contínuo.
Um go-to-market normalmente tem um ticket médio (valor gasto por cliente a cada compra) muito maior do que uma estratégia de funil permanente. Isso ocorre devido ao tom de escassez utilizado no lançamento, que prevê vendas pontuais e imediatas.
Mas no funil eterno é possível observar o comportamento do prospect ou cliente e tomar providências para acertar na estratégia. Entretanto, no lançamento, há um risco maior de mudança de comportamento do público, reduzindo a audiência e, consequentemente, as oportunidades de vendas.
A urgência, característica tão forte de uma startup, também pode comprometer os resultados. Afinal, pode não haver tempo para fazer todo o planejamento antes da previsão de lançamento do produto.
O funil Perpetum, por outro lado, tem uma estratégia mais pensada que permite observação, análise e ajustes. É hora de colocar todo o planejamento em ação, incluindo exames regulares.
Finalmente, qual a melhor alternativa para lançar um novo produto?
Agora que você entendeu o que é lançamento e funil, ficou mais fácil escolher, né? Então, qual é a melhor alternativa para um recomeço no seu negócio?
A decisão dependerá do seu objetivo e do que pode funcionar melhor para sua estratégia de vendas para cada produto. A decisão tem impacto nos resultados, pelo que deve ser bem pensada tendo em conta os prós e os contras.
Como vimos, a escolha permeia duas formas de atingir os resultados esperados. Você quer permitir que o cliente faça compras a qualquer momento dentro da estratégia de funil perpétuo ou abrir a oportunidade momentânea de aproveitar o lançamento?
Então a resposta depende dos objetivos da empresa com o produto. Então você tem que pensar em uma estratégia geral para encontrar o melhor caminho em cada caso.
É importante lembrar que todo lançamento ou funil perpétuo requer conteúdo de qualidade para ajudar na sua estratégia de prospecção e venda de produtos. Quanto mais conteúdo responder às dúvidas do lead e solucionar suas dores, mais próximo ele estará da conversão!
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