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Lançamento ou Funil Perpétuo: Qual a melhor opção para lançar um produto?

Johnny por Johnny
16/02/2023
Tempo de leitura: 13 mins lidos
26 0
qual melhor funil para fazer um lançamento

qual melhor funil para fazer um lançamento

Um novo produto é sempre motivo de ansiedade e empolgação para a empresa e principalmente para a equipe por trás de sua concepção. Muitas vezes há dúvidas sobre a estratégia utilizada. Um lançamento é melhor ou um funil perpétuo?

Para ajudar na tomada de decisão, é preciso entender o conceito e o objetivo dessas duas formas de introduzir um novo produto no mercado. Assim é possível visualizar quais serão os resultados de marketing e vendas de acordo com cada escolha.

Para ajudar a resolver esse dilema, preparamos este artigo descrevendo e caracterizando esses dois conceitos. Então continue lendo e descubra o que funciona melhor para o seu produto!

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Conteúdo

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  • O que é lançamento de produto?
  • Quais são os benefícios de um lançamento de produto?
  • O que é um funil perpétuo?
  • Quais são os benefícios do funil perpétuo?
  • Quais são as principais diferenças entre eles?
  • Finalmente, qual a melhor alternativa para lançar um novo produto?

O que é lançamento de produto?

Um lançamento, também chamado de lançamento digital, é uma estratégia utilizada no processo de marketing e vendas onde um produto fica disponível por tempo limitado. O cliente que não aproveitar a oportunidade terá que aguardar um novo lançamento.

Seu principal objetivo é criar um senso de urgência e estimular o cliente a pensar que, se não comprar, perderá a chance de uma aquisição lucrativa. Nesse tipo de ação, o carrinho costuma abrir e fechar rapidamente.

As principais características são:

  • Datas pré-determinadas para abertura e fechamento do carrinho, bem como publicação de conteúdo;
  • Público-alvo bem definido;
  • Extensa lista de contatos e e-mails;
  • A possibilidade de gerar renda em pouco tempo;
  • Pico de vendas imediato;
  • Conteúdos de tempo;
  • Leads com entrada de corrente;
  • Maior dificuldade em corrigir erros;
  • Autoridade da marca;
  • Maior engajamento;
  • Ativando os gatilhos psicológicos de escassez e urgência.

Leia também >> Como lançar meu curso online

Quais são os benefícios de um lançamento de produto?

Com oferta por tempo limitado, uma proposta de lançamento digital para criar uma sensação de escassez costuma funcionar e acelerar a decisão do cliente. Sabendo que o produto não estará disponível para sempre, ele se atreve a garantir a compra.

Outra vantagem é que o lançamento ocorre em determinadas épocas do ano. Portanto, não exige comprometimento constante das equipes. A previsão de receita anual é, portanto, possível graças a ações específicas.

lançamento de infoprodutos
lançamento de infoprodutos

O que é um funil perpétuo?

Um funil perpétuo, também conhecido como evergreen, é uma forma de comercializar continuamente um produto. Isso significa que não terá uma data fixa de entrada e saída da cesta. Assim, um cliente ou cliente em potencial pode decidir comprar a qualquer momento.

Repete várias vezes a edição anterior. Dessa forma, você pode incentivar quem ainda não comprou e, ao mesmo tempo, apresentar novos clientes em potencial à sua lista de contatos. Numa sequência coordenada e alinhada de mensagens, é possível gerar vendas a curto, médio e longo prazo.

As principais características do funil eterno são:

  • Seqüência de ações estratégicas de vendas;
  • Processo dinâmico;
  • Abrir o carrinho por tempo indeterminado;
  • Lista de discussão criada do zero;
  • Conteúdo atemporal;
  • Geração diária de vendas;
  • Maior previsibilidade de faturamento;
  • Otimização para máximo retorno sobre o investimento;
  • Regularidade nas vendas;
  • Entrada passo a passo de leads com diferentes objetivos;
  • Circulação contínua.

Leia mais>> Como vender pelo Whatsapp Business: 10 técnicas matadoras para ter sucesso com estratégia

Quais são os benefícios do funil perpétuo?

Um dos benefícios mais significativos de um funil perpétuo é que você pode tornar seu produto acessível. Em breve, antigos e novos clientes em potencial, bem como clientes, terão a oportunidade de visualizar uma oportunidade e tomar uma decisão de compra.

Assim é possível observar o comportamento do público e descobrir quais as estratégias de vendas mais adequadas. Será ainda mais fácil aplicar testes para avaliar o desempenho de vendas e correções pontuais.

Outro benefício é que, com mais previsibilidade no faturamento, o fluxo de caixa pode se manter constante. Como resultado, o potencial de lucratividade aumenta com um processo de vendas contínuo.

Quais são as principais diferenças entre eles?

Como você viu, enquanto em uma startup é possível vender mais em menos tempo e obter resultados mais rápidos, no funil perpétuo a ênfase está na regularidade das vendas e no equilíbrio das receitas, resultando em um ritmo frequente e contínuo.

Um go-to-market normalmente tem um ticket médio (valor gasto por cliente a cada compra) muito maior do que uma estratégia de funil permanente. Isso ocorre devido ao tom de escassez utilizado no lançamento, que prevê vendas pontuais e imediatas.

Mas no funil eterno é possível observar o comportamento do prospect ou cliente e tomar providências para acertar na estratégia. Entretanto, no lançamento, há um risco maior de mudança de comportamento do público, reduzindo a audiência e, consequentemente, as oportunidades de vendas.

A urgência, característica tão forte de uma startup, também pode comprometer os resultados. Afinal, pode não haver tempo para fazer todo o planejamento antes da previsão de lançamento do produto.

O funil Perpetum, por outro lado, tem uma estratégia mais pensada que permite observação, análise e ajustes. É hora de colocar todo o planejamento em ação, incluindo exames regulares.

Finalmente, qual a melhor alternativa para lançar um novo produto?

Agora que você entendeu o que é lançamento e funil, ficou mais fácil escolher, né? Então, qual é a melhor alternativa para um recomeço no seu negócio?

A decisão dependerá do seu objetivo e do que pode funcionar melhor para sua estratégia de vendas para cada produto. A decisão tem impacto nos resultados, pelo que deve ser bem pensada tendo em conta os prós e os contras.

Como vimos, a escolha permeia duas formas de atingir os resultados esperados. Você quer permitir que o cliente faça compras a qualquer momento dentro da estratégia de funil perpétuo ou abrir a oportunidade momentânea de aproveitar o lançamento?

Então a resposta depende dos objetivos da empresa com o produto. Então você tem que pensar em uma estratégia geral para encontrar o melhor caminho em cada caso.

É importante lembrar que todo lançamento ou funil perpétuo requer conteúdo de qualidade para ajudar na sua estratégia de prospecção e venda de produtos. Quanto mais conteúdo responder às dúvidas do lead e solucionar suas dores, mais próximo ele estará da conversão!

Agora que você já entendeu as diferenças de funil para lançamento, descubra Como lançar um curso online.

Tags: funildevendasMercadodigitalVendas
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Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

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