Existem várias maneiras de garantir um bom brand awareness ou lançar uma determinada campanha de marketing. Dentre as alternativas disponíveis, o press release é uma das que mais se destacam.
Esta ferramenta pode ser definida como um tipo de material empresarial de caráter informativo, ou seja, auxilia na divulgação de uma determinada mensagem em diversos meios online ou offline.
Por exemplo, quando você se depara com artigos sobre eventos, lançamentos de produtos ou novidades da empresa, certamente esse conteúdo faz parte do press release.
Quando uma empresa tem um press release, consegue entregar conteúdo relevante para as pessoas por meio da assessoria de imprensa sempre que precisar fazer uma divulgação, ou for conveniente para ela.
Neste artigo vamos aprofundar a definição de press release e mostrar como ele pode ser criado para que tudo o que acontece na empresa seja divulgado nas principais mídias. Vem comigo!
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O que é um Press Release?
Um Press Release, também chamado de Release, é uma ferramenta utilizada por uma assessoria de imprensa para divulgar notícias e assuntos de interesse da mídia, como:
- lançamentos de produtos ou serviços;
- eventos;
- promoções;
- notícias de produtos ou serviços;
- novas parcerias;
- preços;
- entre outros.
Seu principal objetivo é gerar interesse pelas notícias, com artigos inspiradores de não ficção que ajudem a promover a empresa.
Na maioria das vezes, um comunicado de imprensa é criado por um colunista ou especialista em relações públicas. No entanto, esta não é necessariamente a regra.
Quanto ao formato, o press release costuma ser processado em texto, mas os mais atuais já podem ser vistos com a inserção de elementos como imagens, vídeos, infográficos, links e outros recursos para enriquecer o conteúdo, ampliando assim as possibilidades de divulgação para jornalistas.
Esse tipo de conteúdo é voltado para a imprensa e não para o público final, ou seja, visa conseguir espaço na pauta para os jornalistas se transformarem em boas matérias para distribuição em jornais, revistas, sites, blogs, televisão e redes sociais. Ou seja, a mídia em geral.
É importante saber que os assessores de imprensa recebem diversos press releases por e-mail todos os dias e são eles que decidem quais são relevantes para o público, por isso é fundamental que sejam informativos e atrativos.
Qual é a importância do Press Release para a empresa?
O press release é a maior conexão que uma empresa pode ter com a imprensa, pois é uma fonte confiável de informação que facilita o trabalho dos jornalistas.
Para os profissionais do impresso, essa ferramenta garante que as pautas estejam sempre atualizadas com conteúdos relevantes para a produção de artigos de interesse público.
O press release é uma das formas mais fáceis e práticas de divulgar a marca, eventos, produtos e serviços de uma organização, além de lançamentos, atualizações, campanhas, eventos e até respostas a polêmicas ou crises.
Em outras palavras, um press release é uma peça de comunicação versátil e tende a ser muito importante para qualquer tipo de assunto que mereça publicidade, desde que a imprensa concorde.
Como criar um Press Release?
Para criar um bom press release, é importante entender que seu principal objetivo é despertar o interesse de um jornalista ou meio de comunicação. Por isso, é importante começar pelas regras básicas dos textos jornalísticos.
As principais características dos textos jornalísticos são a objetividade, a compreensibilidade e a apresentação completa da informação. Portanto, devem ser escritos com uma estrutura direta, evitando ambiguidades e enfatizando os fatos.
Além disso, é essencial que o documento responda a perguntas como:
- O que?
- Quem?
- Quando?
- Como?
- Onde?
- Por que?
Isso simplificará a criação do trabalho de publicação e facilitará ainda mais a compreensão dos leitores.
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Como um Press Release deve ser estruturado?
Agora que você conhece o propósito e as características de um press release, deve entender como criar uma estrutura que chame a atenção. Agora verifique quais elementos no texto não devem faltar:
Título
A manchete é responsável por chamar a atenção. Ou seja, se ela não for boa, as chances do press release ser selecionado serão muito baixas.
Essa é a parte do texto que deve surpreender, despertar a curiosidade e ser atraente. Além disso, o título não deve ser muito longo, então quanto mais objetividade, clareza e fidelidade ao conteúdo, melhor.
É importante lembrar que antes da matéria ser lida pelo público ela deve ser interessante para os jornalistas, e esses profissionais recebem textos todos os dias, por isso investir em um bom título é fundamental. Existem técnicas que podem te ajudar com essa tarefa!
Lugar e data
Esta é a regra de ouro quando se trata de comunicados de imprensa. Isso porque os profissionais que recebem os textos precisam saber se o material está atualizado e como deve ser colocado em pauta.
Os responsáveis pela publicação de conteúdo trabalham com uma agenda substantiva, o que significa que alguns press releases só serão relevantes em determinadas datas e outros poderão ser contemplados em outros momentos.
A data deve aparecer junto com o local, que pode ser o endereço comercial. Preste atenção no exemplo abaixo:
São Paulo, 19 de novembro de 2022.
Lead ou entrada
O primeiro parágrafo do texto deve responder às questões primordiais do jornalismo e por isso se chama: lead ou entrada.
Agora é hora de usar as perguntas que discutimos anteriormente, o quê, quem, quando, onde, como e por quê, dependendo do tópico do comunicado.
O ideal é que o lead tenha de 3 a 4 linhas e resuma as principais informações do texto. Dessa forma, se o jornalista gostar do post, irá para o corpo do texto para absorver o tema do conteúdo.
Por isso, é importante que a construção deste parágrafo introdutório seja breve, mas clara e concisa, com o máximo de informações de uma só vez.
Texto principal
O corpo do texto é o espaço em que o tema será desenvolvido em detalhes. No entanto, é importante manter a regra de frases e parágrafos curtos, bem como a objetividade.
Para tornar o material ainda mais assertivo, é aconselhável citar os responsáveis pela empresa, ou seja, se o objetivo do press release for promover uma campanha de marketing, o ideal é incluir um parágrafo com a declaração do diretor de marketing .
Conclusão
Como o nome sugere, a conclusão é a última parte da edição.
Para ficar bom, faça com que o jornalista vá direto para a parte final por interesse, antes de ler o texto.
Por isso, também precisa resumir bem as informações contidas no corpo do texto e trazer informações complementares para que o profissional tenha vontade de aprender mais sobre o conteúdo.
Sobre empresa
Após a conclusão da compilação do press release, vale incluir uma breve apresentação da empresa.
Os pontos mais destacados são informações como o histórico da empresa, suas contribuições e principais características. Assim, um profissional pode usá-los para que o leitor saiba mais sobre a organização.
Contato
Por fim, é importante incluir o contato do responsável pela assessoria de imprensa da empresa.
Essa inserção é útil caso o meio de comunicação precise esclarecer alguma dúvida, complementar o texto ou mesmo desenvolver artigos futuros.
Além dos elementos destacados, existem alguns pontos a serem considerados ao criar um press release. São eles:
- Relevância: o press release deve ser escrito em relação aos temas que as pessoas gostariam de ler, ou seja, é fundamental criar um texto que transmita informações voltadas para o público-alvo de cada meio de comunicação;
- Autoridade: é fundamental que o conteúdo reflita toda a credibilidade que a empresa possui, ou seja, quanto maior a reputação no mercado e na mídia, melhor o resultado do press release na imprensa. Além disso, quando a divulgação é feita por meio de um veículo de comunicação importante, também agrega valor à empresa;
- Compreensibilidade: Outro fator importante na criação de um release é a compreensibilidade, ou seja, é importante que o conteúdo seja de fácil compreensão. O ideal, portanto, é dispensar termos técnicos ou, caso sejam imprescindíveis, explicá-los ao longo do texto;
- Personalização: para criar um press release eficaz, é importante adaptá-lo a cada veículo que o envia, o que significa que é fundamental saber quais são os temas que interessam a cada meio de comunicação;
- Elementos visuais: conforme mencionado neste artigo, hoje em dia as edições são criadas com diversos elementos além do próprio texto. Portanto, lembre-se que imagens, vídeos, gráficos e qualquer outro tipo de multimídia tendem a ser muito mais interessantes;
- Otimização de SEO: a publicação também pode ser otimizada para SEO, aumentando as chances de ranquear bem no Google e ser facilmente encontrada pelos usuários.
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A quem e como deve ser enviado o Press Release?
Depois de finalizar o press release, é hora de enviá-lo. Um dos maiores erros nesta etapa é enviar para listas de e-mail de diferentes mídias de destino.
Por conta disso, as chances do release não sair são enormes, pois nem todo assunto interessa a todos. É aqui que entra a regra da personalização, lembra?
O ideal é oferecer o material exclusivamente para veículos de comunicação que possam servir como parceiros estratégicos, dando a impressão de que o conteúdo foi produzido exclusivamente para eles.
Com isso, muito mais do que a primeira reportagem, é possível manter um relacionamento com a imprensa, abrindo as portas para lançamentos futuros.
Por fim, mas não menos importante, é fundamental que a empresa, além da fidelidade no relacionamento com esses especialistas, não exclua a possibilidade de contar com uma assessoria de imprensa que traga mais contatos de jornalistas e veículos.
Você entendeu tudo sobre o Press Release?
Esperamos que este conteúdo tenha sido de grande valor para suas principais perguntas sobre press releases.
Como vimos, escrever um bom release requer conhecimento prévio da mídia e criatividade no conteúdo.
Se quer saber mais sobre este tipo de temas, continue ligado em nosso portal!